Waves of beauty

Depois de anos de domínio do cabelo liso, começa uma nova era. Redescobre-se o encanto pelas curvas naturais, as ondas voltam para dar volume e movimento a quem não o tem, e as mulheres assumem o seu cabelo encaracolado.

 

O QUE ESTÁ NA ORIGEM DESTA NOVA ERA?

Na origem do regresso das ondas e dos caracóis está, por um lado, a aceitação de uma beleza pluralista (reflexo da sociedade actual) e o efeito da globalização, da multiculturalidade e da rápida expansão das tendências nos blogues e nas passerelles que colocaram os cabelos encaracolados no centro das atenções, por outro, as necessidades do novo perfil da consumidora.
Sobre a “nova cliente”, Leidiane Domingos, hairstylist no L’Atelier Samuel Rocher, revela-nos que “a mulher quer assumir a sua verdadeira identidade”, e diz-nos também que, pela falta de tempo e vida agitada, “a cliente opta cada vez mais por looks mais práticos, que exijam pouca manutenção. Visuais fáceis de conseguir em casa e que resultem bem ao natural”. Ana Santos, proprietária do Anna Santos Cabeleireiros, partilha da mesma opinião de Leidiane, afirmando que “estamos a perder a cliente semanal. Ela procura-nos para fazer um bom corte e uma boa coloração e para a aconselharmos sobre o melhor produto que pode usar em casa para manter o styling mais natural”.
Em resposta aos novos desejos da mulher, a “exigência” de um cabelo liso dá lugar ao movimento da onda e “a revalorização dos caracóis é a nova tendência”, partilha Ruben Ugarte – Responsável de Educação Internacional da Alfaparf Milano.

 

O FASCÍNIO PELAS ONDAS

Até há bem pouco tempo, era comum associarmos ao caracol a permanente dos anos 80, cujo resultado, diz-nos Leidiane Domingos “eram ondas apertadas à raiz e com aspecto quase artificial, porque os produtos eram mais fortes e era comum usar-se o bigudi mais fino”.
Hoje, o que volta a ser tendência são as ondas, os caracóis mais soltos e uma aparência natural que espelhe “o movimento, a forma e o volume texturizado do cabelo”, como refere Anabela Pereira, responsável pelo Manubela Cabeleireiros. E ainda “a leveza e o brilho”, remata Ana Santos.
As mulheres com caracóis, querem-nos naturais, flexíveis e fluidos. Mas este fascínio não é exclusivo apenas de quem já apresenta um cabelo encaracolado. Antes pelo contrário. “Há cada vez mais clientes que mesmo não tendo caracóis, desejam um cabelo bonito com volume e movimento natural”, afirma Leidiane Domingos.

 

NOVOS SERVIÇOS

Em resposta a esta tendência, o mercado de beleza profissional adapta-se e traz mudanças. Por um lado, Ana Santos confessa-nos que “o alisamento já não é tão procurado”, e assiste-se ao regresso da ondulação permanente, mas com uma nova abordagem. “Com uma técnica diferente e produtos mais suaves, porque o que se pretende é o aspecto de onda natural”, explica-nos Leidiane Domingos.
Na verdade, as permanentes têm, actualmente, menor concentração de amoníaco e permitem o caracol intenso, mas também a onda ligeira.
Por outro lado, cresceu a procura por serviços de styling em salão, como o “brushing com ondas naturais” diz-nos Leidiane Domingos, referindo também que o uso dos ferros modeladores de caracóis “está em alta”. Assim como “as tranças ou as torcidas”, pequenos truques dos quais Ana Santos não prescinde.

 

A EXIGÊNCIA DA TENDÊNCIA

Apesar de conseguirem um look natural e aparentemente sem esforço, as ondas e os caracóis são sensíveis, podem ficar mais secos e partir mais rapidamente, tendem a ficar frisados e são, muitas vezes, difíceis de desembaraçar. Por isso, exigem alguns cuidados, hidratação q.b e nutrientes na dose certa.
A pensar nisso, o mercado profissional de beleza tem apostado em produtos haircare e de styling, serviços de ondulação e ferramentas que consigam dar resposta às exigências dos cabelos encaracolados, ondulados e com movimento, bem como aos desejos das clientes.

 

Fontes: “The Book of Curls” de Kérastase; PermIN de Intercosmo, Nutricurls de Wella Professionals; Keratin Therapy Curl Design de Alfaparf Milano

 

 

 

 

 

 

 

 

Nutricurls
Wella Professionals
Desenhada exclusivamente para cabelos encaracolados, Nutricurls é uma linha completa de produtos de cuidado e styling que nutre o cabelo realçando a beleza das ondas e dos caracóis. A gama abrange champôs, condicionadores e máscaras que incluem o Nourish-In, com extracto de farelo de trigo e óleo de jojoba, responsáveis pelo efeito antifrizz e por conferir ao cabelo luminosidade, suavidade e elasticidade.

 

 

Curly
SoOne representada por Intercosmos
Uma linha específica para lavar e acondicionar, que permite realçar a forma do cabelo. Com tempos de pose curtos, estes produtos são ainda formulados com princípios activos sinérgicos com a gama de styling e finalização, para complementar o resultado.

 

 

 

 

Muroto Volume
Shu Uemura Art of Hair
A gama clássica de cuidado capilar para cabelos finos Muroto Volume renasce para dar um boost de volume ao cabelo e para uma sensação de um cabelo tão leve como o ar.

 

 

 

Love Curl
Davines representada por JCasado
A linha de cuidado diário Davines dedicada aos cabelos encaracolados assume uma posição amiga do ambiente e foi ampliada, para responder às exigências dos cabelos ondulados e encaracolados e às necessidades da rotina diária de beleza. Da nova gama fazem parte o creme de limpeza condicionador, o champô, o condicionador, a máscara, o leite hidratante e o sérum “leave-in”.

 

 

More Inside Curl Building Serum
Davines representada por JCasado
Apresenta-se como um sérum específico capaz de conferir brilho natural, efeito anti-crespo e resistência à humidade, para looks flexíveis e encaracolados. Ideal para caracóis definidos, leves e elásticos.

 

 

 

Discipline Curl Idéal
Kérastase
Um cuidado para ondas que molda os caracóis enquanto mantém um movimento natural que pretende melhorar a fibra capilar e destacar os contornos graciosos do cabelo encaracolado, desde os caracóis mais ondulados aos mais frisados. Para proporcionar o total controlo do cabelo, a gama Discipline Curl Idéal contém uma elevada concentração de Pro-Keratin e Elastina.

 

 

 

BEDROOM.HAIR

Kevin.Murphy

Uma laca ligeira e flexível que confere brilho e deixa o cabelo solto e com movimento, mantendo a sua textura e separação naturais. Composto por ingredientes chave que dão textura e protegem o cabelo: extrato de camomila, extrato de sementes de girassol e extrato de raiz de gengibre. Ideal para proporcionar uma fixação flexível ao cabelo ondulado ou frisado.

 

 

 

Dual Stylers by Tecni.Art Bouncy & Tender
L’Oréal Professionnel
Para caracóis definidos e com movimento, toque suave, efeito antifrizz e protecção anti-humidade, surge um produto que une duas fórmulas: um creme elastina de caracóis que confere hidratação, suavidade, brilho e definição, e um gel Intra-CylaneTM, que dá mais corpo ao cabelo fino, adicionando-lhe ainda protecção térmica.

 

 

 

Aura Botanica
Kérastase
Kérastase expandiu a gama Aura Botanica e adicionou-lhe, entre outros, dois produtos de styling para caracóis, 99% de origem natural e com ingredientes activos orgânicos. Eau de Vagues para um efeito beach waves natural, e Crème de Boucles para caracóis definidos sem rigidez e livres de frizz.

 

 

Curl Contour
L’Oréal Professionnel
Uma linha de tratamento capilar, da qual fazem parte: champô, máscara e creme de definição, desenvolvida para as necessidades do cabelo encaracolado, que promete nutrição e definição aos caracóis e ondas.

 

 

 

Hollywood Waves by Tecni.Art
L’Oréal Professionnel
Ondas, brilho e suavidade é a promessa da gama Hollywood Waves, através do gel-creme modelador Waves Fatales, do creme de definição Siren Waves e ainda da espuma nutritiva Spiral Queen.

 

 

Curvaceous
Redken
Uma gama completa de haircare e styling para caracóis. Curvaceous apresenta-se como uma linha que fortifica, hidrata e reactiva a forma dos caracóis, tornando-os maleáveis e controlando o cabelo frisado.

 

 

 

 

 

 

 

 

Keratin Therapy Curl Design
Alfaparf Milano
Longe da ideia clássica de permanente, a linha Curl Design é um novo eixo dedicado à tendência de caracóis e ondas. Um serviço de ondulação que promete caracóis mais estreitos ou ondas mais fluidas, com uma fórmula vegan friendly, recurso a apenas três produtos (fluído ondulante, protector e fluído neutralizante) e adaptável a qualquer tipo de cabelo. Este serviço pode durar até quatro meses.

 

 

Perm In
Intercosmo representada por Everbeauty
Um serviço profissional que pretende conseguir caracóis definidos e duradouros. A sua fórmula K-Care Curl System combina aminoácidos de queratina com agentes que ajudam a proteger o cabelo, reduzindo a sua ruptura durante o serviço técnico. Perm In permite criar todo o tipo de ondas de uma forma simples e promete cuidar do cabelo.

 

 

 

ONDEMOVE
Soco representada por Intercosmos
É um sistema ondulante universal, sem amoníaco e ácido tioglicólico, destinado a todo o tipo de cabelo. ONDEMOVE promete ondulações bem definidas, elásticas, volumosas e com um alto resultado cosmético, sem odor e com a máxima protecção.

 

 

 

Bouclè Biowaving System
Davines representada por JCasado
Sistema de ondulação delicado para todos os tipos de cabelo, particularmente indicado para cabelos danificados e frágeis. Promete caracóis suaves e naturais mantendo a elasticidade e volume de longa duração, reestruturando o cabelo e protegendo-o com agentes condicionadores.

 

Amino C
Helen Seward
Loção delicada, à base de cisteamina e complexo Treacare, sem tioglicolatos nem amoníaco, para um efeito de ondulação com caracóis bem definidos, brilhantes e duradouros. Formulada para cabelos naturais (Amino C 1), com coloração (Amino C 2) e descolorados (Amino C 3).

 

 

 

 

 

 

 

 

Bubble Curler
RickiParodi
Para ondas descontraídas e naturais, RickiParodi criou um modelador que reduz a electricidade estática do cabelo e permite a realização de penteados delicados e sauves, nomeadamente looks “beach waves”.

 

GHD Curve

GHD

Uma gama de modeladores profissionais, da qual fazem parte três placas com diferentes funções, para que se consigam obter vários resultados, desde caracóis perfeitos a ondas com um efeito “praia”. Através da tecnologia tri-zone, com seis sensores inteligentes, Classic Curl, Classic Wave e Creative Curl mantêm uma temperatura constante e uniformemente distribuída ao longo de toda a placa, criando caracóis definidos, duradouros e saudáveis.