Beleza no Masculino: os novos protagonistas dos espaços de beleza

O público masculino está a ganhar cada vez mais protagonismo na indústria da cosmética, representando actualmente 41% do consumo neste mercado. Perspetivas animadoras anunciadas pela Forbes, que ilustram bem o crescente número de consumidores, empreendedores a abrir novos espaços e marcas a apostar neste segmento e que validam como uma das tendências a marcar o sector da beleza profissional.

 

Longe vão os tempos em que a preocupação com a aparência era uma questão atribuída exclusivamente ao universo feminino. Cada vez mais, os homens investem em cuidados com a beleza que incluem não apenas o corte do cabelo, o estilo da barba, como cuidados de rosto e corpo, revelando-se consumidores fiéis de produtos de homecare.

Segundo Inácio Eiras do Eiras Cabeleireiros em Guimarães, “o homem actual valoriza a imagem e o seu bem-estar, procura estar a par da moda com penteados e cortes diferentes, procurando referências na imagem do homem bem decidido, dinâmico e confiante”.

“IR AO BARBEIRO PASSOU A FAZER PARTE DAS ROTINAS DO HOMEM”.

A frequência e a lealdade com que se entregam aos cuidados profissionais fazem parte do perfil desta geração masculina e expressam bem o potencial que este mercado representa. Não é por isso de estranhar a regularidade com que as marcas lançam novos produtos dirigidos cada vez mais a necessidades específicas e se assiste ao nascimento de novas marcas quer de barbearia como é o caso de God is a Man do Grupo LVM ou a – STMNT GROOMING GOODS, quer de cosmética, como a recente MAN BIOCOSMETICS de Arôms Natur, dirigida quer a barbeiros, salões mistos e centros de estética. Cabe destacar que os homens tendem a eleger produtos de fácil uso e multifuncionais que valorizem a sua masculinidade.

Nos últimos tempos, foram também muitas as barbearias que surgiram ou renasceram para os tempos modernos, disponibilizando novos serviços e personificando conceitos originais e urbanos como as barber shops ou até mesmo clubes. A par destes espaços dedicados em exclusivo ao sector masculino, também nos centros de estética começaram a surgir mais serviços de cuidados específicos para homens: epilações com ceras indicadas, esfoliações com produtos desenvolvidos especialmente para a pele do homem e outros tratamentos. Uma oferta  para responder a uma procura que começou tímida mas que se tem vindo a afirmar. “Os homens quando vêm a um centro de estética geralmente começam pela massagem, mas quando aconselhados acabam por fazer uma limpeza de pele, iniciando também os cuidados de rosto em casa com os produtos indicados”, revela-nos Ana Rita Palma, proprietária do Ana Rita Beauty Therapist.

Os novos serviços são também uma realidade nas barbearias e surgem para dar resposta ao cliente que, mais do que um simples corte de cabelo ou de barba, procura uma experiência diferenciadora. Para David Frazão, gerente da Barbearia da Estefânia do Grupo Bento Cabeleireiros,  isto foi o que mais mudou na profissão que passou a atender um público mais exigente. “Se antes o homem se deslocava ao barbeiro por necessidade, hoje passou a fazer parte das suas rotinas.” Fruto desta mudança de comportamento no cliente, há uma maior oferta, de produtos por um lado, mas também dos próprios espaços de barbearia que evoluíram na imagem e nos serviços. Os espaços são agora pensados para receber e dar resposta a este “novo” cliente”. E os serviços não se esgotam no cabelo e na barba, há toda uma oferta para este universo masculino: manicura, pedicura, engraxamento de sapatos, venda de produtos e acessórios como perfumes, gravatas, entre outros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sabia que…

De acordo com um estudo em Espanha (Revista Stampa), 61% dos homens sentem-se mais atraentes quando estão cuidados e para 56% é muito importante manter o seu aspecto jovem.

 

PROCURA PELO ROSTO E CORPO PERFEITO

Embora com características e necessidades diferentes das mulheres, os homens entraram na corrida pela perfeição. Nos dias que correm, a par do cabelo, o rosto e o corpo assumem uma preocupação cada vez maior. No rosto, a maior ênfase é para os sinais de fadiga (olheiras, papos) e para as rugas. No corpo, as “queixas” têm grande incidência em problemas com origem na gordura localizada e na flacidez.

A maquilhagem está também a ganhar terreno como nos refere Inácio Eiras “a par dos cuidados capilares e de skincare, a maquilhagem masculina é também muito procurada nos nossos espaços.”. E é aqui que, segundo o profissional “entra a nossa função como profissionais e como hairstylists. Somos cada vez mais procurados para direccionar e atender às necessidades do nosso cliente, não só realizando os serviços, mas indicando também os melhores produtos”.

 

“O HOMEM ACTUAL VALORIZA A IMAGEM E O BEM-ESTAR”.

 

Quando o tema é a recomendação tanto de produtos como de serviço, David Frazão frisa que “o barbeiro tem que dominar o conhecimento sobre os materiais com que trabalha, identificar as necessidades do cliente e mostrar-lhe os reais benefícios do que lhe está a propor”. E acrescenta que no Bento Cabeleireiros, no acto da venda deixam “a porta aberta para uma troca ou devolução do produto caso o cliente não fique satisfeito”. Uma prática que agrega confiança e que “determina muitas vezes a compra”, explica.

O homem tem procurado soluções à sua medida e o mercado reinventa-se para lhe proporcionar as experiências que tanto deseja mas há ainda “um mundo por explorar”, garante David Frazão “novos serviços de coloração que não apenas a cobertura de brancos, algo que na Ásia já é uma realidade, assim como na área de skincare”. Por outro lado, com a idade da reforma cada vez mais distante, e uma maior sensibilidade masculina para o cuidado da imagem também faz prever que este segmento de mercado continue a desenvolver-se com novas categorias e formatos de produtos. 

 

GOD IS A MEN – LVM

LVM criou uma nova marca portuguesa exclusiva para barbearias focada no homem da nova geração. God is a Man representa um tributo ao homem, com um leque alargado de produtos para o seu cuidado diário, que se subdivide em cuidados de cabelo, barba e styling.

“Orgulhosamente Masculina”, a nova marca foi pensada também para ser um tributo ao país. A identidade da marca é ilustrada por um Galo de Barcelos — ícone tradicionalmente português.

Entre champôs adequados a cada tipo de cabelo, couro cabeludo e barbas e produtos de styling, destaca-se pela inovação o tónico texturizante em spray que hidrata e reduz o frizz, e o gel de barbear sem espuma que é ideal para definir contornos de barba.

 

7 Sinners

Sete Pecados, Sete Pecadores

Sinners Legacy surge da aliança entre 7 barbeiros portugueses, que procuram reescrever a história do mundo da barbearia. Cada um é distinguido com um pecado: Inveja para David Frazão (Bento Barbearias), Luxúria para Salvador Rodrigues (Barberhood), Ira para Miguel Leão (Belarmino), Preguiça para Renato Oliveira (Gentlemen’s Code), Vaidade para Leandro Oliveira (Leandro Oliveira Hair Designer), Gula para João Rocha (The Barbershop) e Avareza para João Ruaça (Ruaça Barbershop). Dirigida a toda a comunidade de barbeiros do mundo, God is a Man é uma marca para aqueles que respeitam a irmandade, para todos os que acreditam na honra, no legado e na história.

 

 

MAN BIOCOSMETICS

Arôms Natur representada por Holiclínica

Do universo da Arôms Natur chega MAN BIOCOSMETICS, a primeira linha de cosméticos masculinos da marca inspirada pela natureza única e carismática do homem. A gama oferece produtos de skincare vegans, com embalagens recicladas e recicláveis.

Man Biocosmetics promete cuidar da pele mesmo dos clientes mais descuidados.  A linha é composta por oito produtos para uma rotina de cuidados completa, desde a mousse de limpeza, ao creme para contorno de olhos, tónico e creme hidratante.

 

FORCE MARINE

Thalgo 

 Para tonificar e estimular a pele masculina, Thalgo criou   Force Marine, uma gama de seis cosméticos diários e um cuidado profissional de rosto e corpo. O extracto de Alga Azul Vital presente em toda a gama aporta energia, essencial para a renovação da pele. Para o cuidado da barba a linha, foi desenvolvido o Gel Rasage, um gel que permite um deslizar perfeito da lâmina na pele e evita cortes e o Baume Apres Rasage que fecha os poros e hidrata e suaviza a pele. Para um cuidado diário que devolva tonicidade e vitalidade à pele masculina, dispõe de um duo anti idade: Soin Regenerant e Serum Defatigant Yeux.

 

PHYTOMER HOMME

Representada por Visage

Trata-se de uma linha desenvolvida especificamente para homem, e composta por quatro produtos:  AQUA OPTIMAL, um tratamento de rosto e olhos hidratante e calmante; AGE OPTIMAL, indicado para a matificação e revitalização da pele ; GLOBAL PUR, um gel que limpa, higieniza e prepara a pele para o barbear; e o RASAGE PERFECT, ideal para o pós barbear, pelo seu efeito calmante e refrescante.

 

 STMNT GROOMING GOODS

Grupo Henkel

“Mais do que contribuir, queremos reescrever os padrões do cuidado masculino” é a missão da STMNT, uma marca profissional criada pelos pioneiros da barbearia moderna. Os criativos e fundadores desenvolveram três colecções de finalização distintas e uma gama de cuidado com 5 produtos premium. A linha de cuidado é composta por um champô multiusos, um condicionador, um óleo para a barba e um champô sólido para cabelo e corpo, essenciais dos cuidados diários.

 

BLENDS OF MANY

Alfaparf Milano

Com o objetivo de satisfazer as necessidades de beleza dos homens actuais, a Alfaparf Milano criou a linha Blends of Many com produtos profissionais tendo por base os quatro valores da marca: Força com um tratamento que auxilia no combate contra a perda de cabelo, através de um champô e uma loção energizante para cabelos enfraquecidos; Equilíbrio com um tratamento dermoequilibrador do couro cabeludo, através de um champô para problemas de caspa e oleosidade e um tónico reequilibrador; Estilo pela importância de um visual perfeito para o dia todo, através de uma cera e um gel com resistência; e Conforto pela multifuncionalidade e simplicidade dos produtos, como o bálsamo para barba e pele.

REDKEN BREWS

Além da aposta no reforço do portfólio em formatos técnicos, a marca Redken Brews reforça o posicionamento no mercado capilar masculino com 3 produtos bestsellers: o daily champô, a cera maneuver e o after shave, para um cuidado completo.

 

BARBEPIL

Depilève, representada pela Sorisa

Barbepil é uma epilação facial desenvolvida pela Depilève, que recorre a uma cera especialmente desenvolvida para homens e utiliza técnicas mais rápidas e confortáveis para eliminar os pelos. A sua gama inclui produtos pré e pós-epilação e dispõe da 3G Barber Wax, uma cera adequada ao pêlo mais resistente, fácil de trabalhar e aplicada a todo o tipo de pêlo e pele do rosto.

PASTA & LOVE

Davines representada por J.C. Cosméticos

Pasta & Love é a linha de barbear da Davines com produtos de styling ideal para os homens que gostam de cuidar de si e de ter um look fresco e cuidado. Desta gama fazem parte um gel de barbear versátil (Non-Foaming Transparent Shaving Gel), uma pasta funcional que dá volume ao cabelo e mantém o seu brilho natural (Strong-hold Mat Clay) e uma argila mate modelante que acrescenta volume e definição (Medium-hold Styling Paste).