Entrevista a Julia Gonzalez, directora do Salón Look

No âmbito da próxima edição do Salón Look, a decorrer entre os dias 21 e 23 de Outubro, na IFEMA, Madrid, a Tom sobre Tom esteve à conversa com a directora do evento, Julia Gonzalez, sobre o contributo das feiras profissionais para o desenvolvimento do sector num momento em que a digitalização se impõe como um dos principais desafios.

 

 Tendo em conta o actual contexto que vivemos depois de dois anos desafiantes com a COVID 19 e com a digitalização crescente do sector, em particular no canal B2B, de que forma o Salón Look responde aos actuais desafios tendo em consideração o seu contributo para o desenvolvimento dos negócios e do sector da beleza profissional?

Temos que saber capitalizar todas as ferramentas que a digitalização disponibiliza. Este período apesar de sombrio foi também de aprendizagem, o que nos permitiu familiarizarmo-nos com o mundo digital. No entanto, em particular em sectores como o nosso, nunca poderá substituir os encontros presenciais, “ver e tocar”. E o Salón Look é a prova disso mesmo: a presença enriquecida e reforçada com tudo o que a digitalização implica, sempre ao serviço das empresas, marcas e profissionais de beleza.

 

Que novidades se podem esperar desta edição? Quais são as tendências que marcam a Indústria da Beleza Profissional e de que forma irão estar em destaque no Salon Look, como é o caso por exemplo do espaço “Look green”?

A sustentabilidade e a preservação do meio ambiente são premissas não só do Salón Look, mas de toda a indústria das feiras profissionais. Look green é um reflexo do que está a acontecer na sociedade, nas empresas, nas nossas vidas… Não é um espaço fisicamente delimitado no pavilhão, mas algo que tem em conta o contributo que cada empresa, marca e profissional pode dar em prol do planeta.

Que serviços disponibilizam para as empresas que vão expor pela primeira vez?

Estes serviços não se dirigem apenas às empresas que vêm expor pela primeira vez, mas sim a todas as empresas expositoras que estarão presentes na feira. Para nós, todos os clientes são importantes e por isso temos soluções “à medida” para responder às necessidades especificas de cada um. Deixamos desde já aqui o convite para que visitem o nosso site (https://www.ifema.es/en/salonlook), onde se encontra toda a informação relacionada com a edição de 2022 ou que entrem em contacto com a equipa do Salón Look, liderada por mim, cujo coordenador e gerente comercial é Belén Heredero (salonlook@ifema.es).

 

O mercado português, dada a proximidade e a demografia tem todas as condições para estreitarmos laços.

 

Esta edição do Salón Look marca também o regresso do International Buyers Program. Qual a importância deste programa?

Vital! Para nós, apoiar e promover a internacionalização das empresas é primordial. E por essa razão o Programa de Compradores Internacionais Salón Look 2022 regressa no formato presencial com a participação de potenciais importadores e distribuidores de produtos de beleza oriundos da América Latina. Serão realizadas reuniões presenciais B2B, apoiadas pelas ferramentas digitais e com a colaboração da ICEX (Entidade Responsável pela promoção e internacionalização da economia espanhola) e Stanpa (Associação Nacional de perfumaria e Cosmética).

 

E porquê o mercado da América Latina?

A escolha da América Latina acontece porque acreditamos que, além de ser um mercado interessante, está em plena expansão. Além disso, por uma questão de idioma, é o nosso mercado natural. A nossa primeira incursão física na América Latina foi o Salón Look Chile, que já comemora a sua terceira edição nas instalações do Espacio Riesco, o nosso parceiro, em Santiago do Chile. O mesmo acontece com as sinergias que se têm criado com o mercado português. Dada a proximidade e a demografia estão criadas todas as condições para estreitar laços e comunicarmos muito mais.

Voltando ao tema do Digital, quais são os principais desafios que se colocam a um sector que vive de “experiências e emoções”?

O desafio é constante, mas num sector como o nosso, insisto, o que devemos fazer é tirar o máximo partido de tudo o que é digital. Transformar o desafio em oportunidade.

 

Em que áreas o digital se assume uma ferramenta para uma gestão e comunicação mais eficiente?

No marketing digital, CRM, RRSS (Redes Socias), etc… tudo somado, significa outras formas de comunicar com infinitas possibilidades. E no plano da gestão, reconhecemos que há um potencial enorme. Por esse motivo o Salón Look conta com um importante Programa de Actividades, Conferências e Formações que convidamos desde já a consultarem. Precisamente, uma das nossas apresentações no Congresso de Cabeleireiro e Gestão Empresarial tem a digitalização como fio condutor: “Quais as áreas do seu negócio mais susceptíveis à digitalização?”. Um tema mais que oportuno!