“FIOS”: a colecção que ligou e emocionou os profissionais no Hair in Motion

A 5.ª edição do Hair in Motion surpreendeu pela apresentação da primeira colecção de moda e de cabelo da LVM. A Tom sobre Tom falou com Carla Carvalho, Directora de Educação da LVM, para ficar a conhecer mais sobre esta novidade.

 

As emoções vividas ao longo dos 4 dias na última edição do Hair in Motion reflectem todo o trabalho e empenho da equipa LVM. Um evento exclusivo para profissionais de cabeleireiro que reuniu momentos de aprendizagem, partilha de conhecimento e muita inspiração.

A participação de nomes de referência do mundo do cabelo e da moda, alguns deles em estreia em Portugal, trouxeram a palco temas relevantes e actuais do sector. Um evento desta dimensão que “oferece poderosas ferramentas de trabalho” também exige uma grande preparação, como refere Carla Carvalho, Directora de Educação da LVM o maior desafio é conseguir passar de forma profunda e envolvente tudo aquilo que idealizámos em todos os momentos.” Desafios que “foram muito bem superados” pelo feedback  positivo e pelos “fortes elogios” que receberam dos clientes , partilha Carla Carvalho.

O momento mais especial ficou marcado pela apresentação da colecção “FIOS”, a primeira colecção de moda e de cabelo da marca com a assinatura da equipa de Educação da LVM. Uma produção 100% portuguesa, pensada por profissionais para profissionais nacionais com fortes inspirações nas matérias-primas de Portugal como o vinho, o ouro, a pedra e a pele.

 

 

 

 

 

“Há algo que nos inspira, há algo que nos apaixona, há algo que nos liga…”
Carla Carvalho

 

 

 

 

Este é o mote que tem acompanhado a apresentação da colecção Fios ao mercado,  com um calendário bastante intenso e com agenda até finais de Novembro. Carla Carvalho, Directora de Educação da LVM conta-nos tudo.

O que representa esta primeira colecção para a LVM? E de que forma este lançamento está alinhado com o trabalho que a marca desenvolve na área da formação e educação?

Este lançamento representa a concretização de um sonho e de um objectivo, a realização de um projecto que no âmbito da formação reúne conteúdos adaptados à realidade e necessidade do profissional português.

Quanto tempo demorou a ser preparada e quais foram os principais desafios na criação e desenvolvimento?

Um projecto desta dimensão envolve toda uma equipa multidisciplinar e por isso apresenta desafios de coordenação de agenda e implementação. Mas o principal desafio foi perceber a necessidade do mercado e desenvolver e criar técnicas ajustadas. Trata-se de um projecto a longo prazo, de muitos meses de análise e preparação até ao dia da produção e, consequentemente, ao dia da apresentação final no Hair in Motion.

Como foi o trabalho em equipa? Que papel teve aqui a equipa criativa da LVM?

Desenvolver uma colecção de moda e cabelo resulta de uma sinergia entre dois departamentos: educação e marketing. Esta colecção teve como equipa criativa, além de mim, a Carla Ferreira no mercado feminino e o David Frazão no mercado do barber. O know-how e experiência de cada um destes elementos permitiu desenvolver visuais adaptados ao mercado. 

Fale-nos da inspiração que está na base desta colecção. O que é que os portugueses têm de especial para a criação de uma colecção inspirada na portugalidade?

Esta colecção tem como base de criação matérias-primas que são muito nossas, mas que reflectem também aquilo que somos. Um fio (matéria principal da nossa arte) que nos liga ao cabeleireiro, mas também um fio que nos liga às nossas origens. A pedra, uma textura áspera e irregular que representa a força da nossa natureza, a passagem do tempo, tal como uma beleza que pode não ser perfeita. Também simboliza a única e artística calçada portuguesa. O vinho, uma textura sedosa, com uma variedade de tons e nuances que tal como a beleza é uma conjugação de texturas. O ouro, uma textura suave, brilhante, associada a riqueza e elegância. Tal como a beleza de um cabelo bem cuidado. A pele (couro), textura robusta, que pode ser lisa, granulada, enrugada e também pela presença do calçado português em todo o mundo.

Aquilo que nos diferencia e torna especial é a forma como trabalhamos estas matérias-primas e nos afirmamos tanto no mercado interno como no externo.

Por outro lado, como é que esta colecção reflecte as tendências actuais do mundo da moda e da beleza?

O mundo da moda e da beleza está cada vez mais ligado à autenticidade, sustentabilidade e minimalismo. Looks muito naturais mas que podem reflectir um pouco a ousadia. O recurso à técnica de Color Blocking com o uso de tons quentes profundos que são iluminados por leves fios de contraste, tons pastéis que integram a naturalidade de um loiro e, claro, tons mel ou dourados de um cabelo castanho brilhante e discreto. Ou seja, tudo aquilo que estes 6 visuais transmitem à profissional e também à consumidora final. 

Que produtos foram os grandes aliados para a criação desta coleção? E que técnicas de coloração se destacam?

Obrigatoriamente temos de dividir esta produção em duas tipologias de produtos. Primeiro, a utilização de coloração de transformação e naturalidade que permitiram criar as bases de trabalho para aplicar os fios, toques de luz e sofisticação pretendidos. Depois, a utilização de colorações ácidas para enriquecer e dar o toque sofisticado, glamoroso e elegante aos looks e, claro, produtos de styling das diversas marcas que representamos para construir o resultado final. Foram utilizadas técnicas de Deep e Shine, Color Blocking, Hair Glaze e Sombré Gold.

Qual foi a reacção dos profissionais ao assistirem ao lançamento da nova colecção?

Este lançamento foi desenvolvido de forma a criar um momento que permitisse a todos os que assistiam sentirem que em cada detalhe existia “um bocadinho de si”. A reacção foi única, inexplicável, como se estivessem a vibrar tal como nós. Um sentimento de orgulho, gratidão e ligação que é difícil de transcrever para uma palavra ou frase.

Que impacto esperam que esta colecção venha a ter no mercado e na percepção da marca LVM?

Acreditamos que a coleção FIOS vai influenciar sem dúvida o mercado português. Uma referência, um reforço da valorização do made in Portugal. Esta colecção terá um impacto grande na marca LVM, enquanto empresa 100% portuguesa cuja missão é também promover o orgulho nacional e dos seus profissionais de beleza que sempre foram e serão o nosso foco estratégico.

Para mais informações sobre o calendário de Formação de inspiração e tendências da colecção Fios AQUI