Front Row Summit e International Hairdressing Awards: A beleza e o talento celebrados em Lisboa

A terceira edição do Front Row Summit trouxe a Portugal a 6.ª edição dos International Hairdressing Awards, num evento imersivo que reuniu mais de 1500 cabeleireiros de todo o mundo, marcado pela inspiração, criatividade, inovação e revelação de tendências, reforçando o compromisso da Revlon Professional no desenvolvimento contínuo da indústria da beleza profissional.

Lisboa recebeu nos dias 28 e 29 de Abril o Front Row Summit da Revlon Professional, um dos maiores eventos internacionais da indústria do cabelo criado para empoderar, capacitar e inspirar a comunidade de profissionais.

Charles Waters

Missão que ficou bem clara no discurso de boas-vindas de Charles Waters, Presidente Global da Revlon que enfatizou o compromisso da marca com a inovação e o foco no profissional, trazendo uma visão ousada de formas colaborativas para o sector. Uma mensagem reforçada pelos anfitriões do evento Mario Aragón, Senior Vice Presidente Global Marketing da Revlon Professional, e Miquel Garcia Cotado, Vice Presidente Global Creative que destacaram a importância dos profissionais saberem transformar um salão numa marca, dominarem o crescimento digital, bem como interpretarem de forma clara as tendências, para garantirem os serviços nos seus espaços que irão responder às necessidades futuras dos clientes.

O lançamento de Color Excel Gloss Neo Nudes, a nova colecção de coloração com tecnologia ácida da Revlon Professional, foi apresentada em primeira mão através de 4 modelos que desfilaram para um publico rendido à elegância e beleza intemporal dos novos tons nude e a tudo aquilo que esta novidade promete: uma coloração sem compromisso que, em metade do tempo, reverte os danos, neutraliza e tonaliza.

Momento alto da primeira noite foi sem dúvida a sessão interactiva que envolveu a audiência na co-criação daquela que será a cor do ano de 2025 da Revlon Professional. Com esta iniciativa, os profissionais presentes tiveram a oportunidade única de colocar toda a sua experiência e conhecimento ao serviço das suas necessidades, ao escolherem de acordo com um painel de várias opções, a cor que gostariam de ter no seu salão.

Neste evento, o crescimento digital foi um dos temas de destaque em vários momentos, pela forma como cada vez mais impacta as decisões do consumidor. A tecnologia e, mais concretamente, as redes sociais, estão a dominar grande parte das nossas vidas e por isso o que se prevê a curto prazo é que, de acordo com Miquel Garcia “vão deixar de ser “social media” para se tornarem “recomendation media”, servindo não apenas para inspirar, mas para comprar tudo aquilo que desejamos”.

 

É uma oportunidade de “afiar” a nossa criatividade

Alexandre Ribeiro e Cristina Gomes

© Alexandre Ribeiro – Diff Hairdesigners, Porto

A nossa experiência no Front Row Summit foi super positiva e embora repetentes (eu e a minha equipa) nunca nos arrependemos pois a cada evento, a Revlon supera-se e continua a surpreender-nos. Este ano destaco os desfiles apresentados, muito bem elaborados e cuidados desde o styling dos cabelos, makeup art até ao guarda-roupa. Participar neste evento dá-nos a oportunidade de nos inspirarmos e actualizarmos acerca daquilo que de mais bonito e apaixonante se faz no nosso sector e permite também fazer algum networking e reencontrar profissionais, amigos, colegas ou conhecidos. Ter sido em Lisboa também foi muito importante, Portugal mostrou que sabe receber e que está preparado para a organização deste tipo de eventos, está ao nível de qualquer outro país. O que levamos desta experiência é que há sempre margem para melhorar os nossos serviços onde a inovação e a criação são as palavras de ordem.

 

American Crew Campus: Redefinir o cuidado masculino

Coube a Mario Aragón a apresentação de American Crew Campus, a evolução da marca de cabelo para homem, agora com uma abordagem mais lifestyle focada nas novas necessidades e estilos de vida dos consumidores da Geração Z. Uma apresentação que terminou com um desfile conduzido pelo Director Artístico, Paul Wilson e pelo Director de Educação, Phoenix Thompson da American Crew Campus.

Um evento transformador

© Maria João Junça – Maria João Junça Cabeleireiro

Acompanho o Front Row Summit desde a primeira edição e faço sempre questão de estar presente pois contribui bastante para o meu posicionamento profissional para além de criar impacto nos clientes através das redes sociais porque publico muita informação relacionada com o evento.

Maria João Junça

Fiquei muito feliz por este ano ter sido em Lisboa, achei importante para o nosso país mas também considero que podia ter sido mais divulgado. Foi muito importante ver uma revista profissional como a Tom sobre Tom a acompanhar e a divulgar o evento para mostrar este mundo dos cabeleireiros e impactar mais profissionais a estarem presentes nestas iniciativas. E falo por experiência própria, quando vou a este tipo de eventos procuro inspiração, criatividade e quando regresso venho com muita vontade de experimentar as novidades como as novas cores apresentadas do Color Excel Gloss, os tons nude, que gostei muito e que já estou a pôr em prática no meu próprio espaço.

Considero muito importante o que nos transmitiram sobre as macro tendências e os testemunhos dos salões e dos profissionais que foram a palco partilhar os seus métodos mas para mim o mais impactante foram os desfiles avant-garde, algo em que me revejo muito. E, depois, foi a presença de profissionais que me inspiraram a vida inteira, nomeadamente a Sharon Blain que me emocionou vê-la de perto pois tenho-a acompanhado ao longo do meu crescimento profissional.

 

Salões de sucesso

O sucesso de um negócio por vezes parece inalcançável, mas no Front Row Summit foi provado que é possível, trazendo a palco 8 profissionais que representam casos de sucesso em diferentes áreas do negócio de salões: Silvia Pereira, empresária e proprietária dos salões Chic Bilbao, reconhecida pela expansão excepcional do seu negócio; Daniel Bernad, proprietário do Bernad Hair Salón Makeup, distinguido pela criação de uma identidade de marca digital de grande êxito; Fabrice Chesaux, da Suíça, pelo melhor conteúdo interactivo; Elisabet Riviera, pela criação de conteúdo qualitativo; Andre Schulz, da Alemanha, como melhor criador digital; Do Reino Unido Andrew Jose, reconhecido pelo impacto dos cuidados capilares no crescimento de serviços em salão; e o salão português Hairstore, reconhecido como “líder no percurso do cliente” ao seguir a regra de ouro – atrair, seduzir e fidelizar o cliente –, preconizada pela Revlon Professional e que se confirma no dia-a-dia deste espaço e desta equipa.

A noite culminou com um desfile apresentado pelos Embaixadores da marca Pierre Gingsburg, Danilo Giangreco, Paul Wilson e Christian Rios, deixando os participantes partirem com inspiração renovada, e com novos conhecimentos que lhes permita alcançar novos patamares e ultrapassar limites.

 

Transmitem-se ideias fora da caixa

© Manuela Lapa – Manuela Lapa Cabeleireiro, Loures

Estive presente nas edições anteriores do Front Row Summit mas este ano gostei mais, foi muito bem organizado. Talvez por ter sido realizado em Lisboa, não foi necessário viajar então consegui estar mais atenta e ouvir melhor pois estava mais descansada.

Manuela Lapa

Considero que estes eventos são muito importantes porque no nosso dia a dia no salão grande parte das vezes não temos tempo para parar e pensar e ali paramos, reflectimos e vemos em que é que podemos mudar e melhorar, é muito estimulante porque ouvimos ideias novas, muitas delas fora da caixa, novas formas de estar, etc. As clientes também gostam de saber que estamos actualizadas, que vamos a eventos, a formações e por isso partilho nas redes sociais. De tudo o que assisti, destaco as entrevistas e apresentação de Miquel Garcia Cotado que falou sobre as tendências que irão influenciar as decisões dos clientes, aprende-se muito.

Também gostaria de dar uma nota de destaque ao lançamento dos novos tons nude de Color Excel Gloss que já estou a usar no meu salão e aos quais fiquei logo rendida. A promessa de brilho, durabilidade e qualidade confirmou-se. E, desde que vou a este tipo de eventos, que nos inspiram e nos fazem acreditar no nosso potencial, comecei a sair da minha zona de conforto e a descobrir um leque de opções que também posso passar a disponibilizar no meu salão.

 

O Front Row Summit foi também o palco para se revelarem as principais macro-tendências que irão definir o futuro da moda, da beleza, do design de interiores e do cabelo, antecipando o comportamento e as preferências dos consumidores.

As 6 “Big Ideas” que irão definir o comportamento do consumidor

Na Sociedade – O consumidor actual vive em constante stress pela correria do dia-a-dia e por isso, cada vez mais, procura espaços e serviços que ofereçam tranquilidade e serenidade para reestabelecer o seu equilíbrio.

Na Tecnologia – O crescimento digital deverá contribuir para se criarem experiências ainda mais sensoriais e imersivas dentro de um salão.

No Ambiente – Cada vez mais a preocupação com a natureza é valorizada e isso depois reflecte-se na preferência por produtos que contenham ingredientes naturais.

Na Política – As pessoas querem liderar a transformação e por isso privilegiam marcas e espaços que tenham uma posição clara dos seus propósitos e ideais.

Na Indústria – A preservação do planeta será parte integrante da estratégia da indústria e o sector da beleza dá o exemplo.

Na Criatividade – Num momento onde a tecnologia não pára de crescer, esta é a oportunidade ideal para combiná-la com a criatividade e oferecer os melhores resultados possíveis.

Estas ideias materializam-se em 3 tendências:

Common Connections – Num mundo global, esta tendência inspira-se nos valores das comunidades locais.

Restore – Tendência ligada à sustentabilidade que visa preservar o planeta através de acções ecológicas que permitam reutilizar ou reciclar.

Digitopia – Tendência que conjuga o uso das ferramentas digitais como a inteligência artificial com a criatividade e a imaginação humanas para se obterem melhores resultados.

 

É um evento de pura inspiração

© Pedro e Sofia Martins – HairStore

O Front Row Summit é um evento de extrema importância para o sector e no qual ficamos sempre felizes por estarmos presentes, na companhia daqueles que são considerados os “melhores” cabeleireiros e onde se criam momentos de afectos, de partilha e de crescimento. Este ano, com um gosto especial por ter partilhado estes momentos com 8 elementos da equipa HairStore para também eles poderem sentir-se inspirados.

Sofia e Pedro Martins

Subir ao palco para receber a distinção enquanto salão de sucesso pelo Customer Journey (percurso do cliente) foi o ponto alto, um reconhecimento do nosso trabalho perante a comunidade e perante os nossos colaboradores que viram valorizada a dedicação e a paixão que cada um coloca no seu dia a dia de trabalho. Gostaria de dar os parabéns a todos os profissionais que partilharam aquele palco connosco e que também todos os dias elevam o seu padrão e nos inspiram.

Quando nos perguntam sobre o papel da Revlon no sucesso do HairStore não tenho qualquer dúvida em responder que impulsionou e impactou de forma muito positiva a nossa missão, acompanhou o nosso processo e acreditamos que também ambiciona o nosso crescimento e por isso fará sempre parte do nosso sucesso. Porque sozinhos vamos rápido, mas juntos iremos mais longe.

Foi também com a Revlon que aprendemos o verdadeiro significado das três palavras-chave que mencionei em palco – atrair, seduzir e fidelizar –, que fazem todo o sentido em qualquer situação pessoal ou profissional: o cliente é atraído pela nossa história, imagem e valores da empresa; é seduzido pela simpatia e cordialidade com que é recebido, e conquistado pela experiência que vive e que supera tudo aquilo que desejou; é esta experiência que o faz voltar e uma vez fidelizado também vai recomendar.

 

International Hairdressing Awards®

A passadeira púrpura foi estendida na segunda noite do Front Row Summit para receber a 6ª edição dos International Hairdressing Awards®. Uma iniciativa que tem como principal patrocinador a Revlon Professional e que este ano, pela primeira vez, contou com uma participação portuguesa no júri, a Anabela Pereira do Manubela Cabeleireiros, que se juntou a Anthony Mascolo, Robert Lobetta, Tony Rizzo e Luis Romero.

O palco foi demasiado pequeno para desfilar tanto talento e nomes tão grandiosos como o da cabeleireira australiana Sharon Blain que recebeu o prémio honorário International Hair Legend 2024, pela sua carreira de mais de 50 anos dedicados à profissão, quer como cabeleireira, quer como Educadora. O prémio Internacional Hair Influencer of the Year foi atribuído a Ken Paves, por seu trabalho filantrópico que vai além da profissão. Ken Paves é conhecido pela sua presença em programas de televisão como o de Oprah Winfrey e também por ser o cabeleireiro de David e Victoria Beckham e Eva Longoria.

O cabeleireiro britânico Sam Elliot foi o vencedor da categoria Melhor Colecção Comercial Internacional Masculina, enquanto a Melhor Colecção Comercial Internacional Feminina foi para os cabeleireiros espanhóis Carlos Valiente e Bernat Sayol. Na categoria Melhor Colecção Internacional de Vanguarda, a vencedora foi a cabeleireira britânica Efie Davies. A equipa Toni&Guy ganhou o prémio International Artistic Team of the Year e, a britânica Cos Sakkas venceu na categoria principal do concurso, International Hairdresser of the Year, pelo terceiro ano consecutivo. Este ano, pela segunda vez, foi entregue o prémio International Film & TV Hairdresser of the Year, que este ano foi para os cabeleireiros do filme ‘ Barbie’, Ivana Primorac, Marie Larkin e Claire Corsick.