Já conhece as 8 tendências que vão marcar o sector da beleza em 2022?
Com a chegada do novo ano, é tempo de definirmos novas metas e objectivos, mas também estarmos atentos às tendências que vão marcar o mercado de beleza profissional em 2022. Estar actualizado em relação às novidades e às tendências que vão definir hábitos de consumo, é fundamental porque permite-lhe identificar oportunidades de negócio, conseguir dar resposta às necessidades actuais dos seus clientes, ajustar a sua estratégia e tornar o seu negócio mais competitivo.
A Tom Sobre Tom reuniu as principais tendências que vão definir o mercado profissional em 2022. Conheça-as:
Beleza, uma aliada do “bem-estar”
Num mundo ainda assombrado pelos efeitos da pandemia, o bem-estar é hoje um “luxo” e passou a ser um tema que domina a actualidade. Hoje em dia ser saudável é muito mais do que mera ausência de doença. Ser saudável é sentirmo-nos bem e podermos viver a vida com qualidade e autonomia, em perfeito bem-estar. Facto corroborado por especialistas que defendem que o cuidado que temos com o nosso corpo é essencial para nos sentirmos bem na “nossa pele” e isso sem dúvida se reflecte na auto-estima e consequentemente no bem-estar. Neste sentido a procura por rituais e cuidados de beleza que nos fazem sentir bem é uma tendência que veio para ficar e que vai continuar em crescimento em 2022.
Leia também o artigo sobre Beleza Consciente na edição 83 da Tom Sobre Tom.
Assumir a naturalidade
A beleza quer-se natural. Uma tendência que vem reforçada no novo ano. Nas sobrancelhas que se assumem mais grossas, mas sempre disciplinadas. Nos cabelos, a naturalidade define os tons mais procurados e as técnicas de coloração para resultados naturais, com menos efeitos, mas com um brilho tridimensional. Nos cabelos a naturalidade está também presente na aceitação das formas naturais do cabelo como as ondas “rebeldes” ou o encaracolado. Na maquilhagem, a pele quer-se iluminada e com acabamento mais natural para uma aparência saudável.
Beleza inclusiva
Os últimos anos ficaram marcados por movimentos que trouxeram as questões de inclusão social para o centro da discussão publica, desde os movimentos contra a discriminação racial, aos direitos das comunidades LGBT e sem esquecer as crises de refugiados na Europa.
O mundo uniu-se em volta destes movimentos e o universo da beleza profissional não foi excepção.
As marcas têm vindo a criar linhas mais inclusivas e/ou a adaptar produtos já existentes, de forma a garantir uma maior diversidade de oferta na maquilhagem e no cabelo, respondendo de forma mais específica à diversidade da cor de pele e tipos de cabelo.
Além disso, têm vindo também a surpreender com projectos que elevam a inclusão e fazem-nos acreditar que o mundo pode ser um lugar muito melhor. “Beleza em todas as suas formas” é disso exemplo, um projecto da Alfaparf Milano em parceria com o Metrostudio Hair e a APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Lisboa, que demos a conhecer na última edição da Tom Sobre Tom.
Sustentabilidade
Ainda que já há algum tempo as empresas e as marcas tenham vindo a falar de Sustentabilidade de forma muito mais frequente, este é ainda um tema bastante recente para os consumidores, que estão cada vez mais conscientes do seu papel no mundo e preocupados com o impacto que as suas decisões têm no planeta. Esta preocupação crescente tem-se traduzido sobretudo numa maior procura pela “clean beauty”, ou seja, produtos com fórmulas de origem natural, com ingredientes naturais altamente eficazes e embalagens recicláveis e amigas do planeta.
Produtos Recarregáveis
Ainda no âmbito da tendência da sustentabilidade, há uma sub-tendência que tem vindo a ganhar particular relevância fruto da consciência das marcas para as preocupações ambientais: o conceito do “refilled”. Há já muitos lançamentos de cosméticos com embalagens que permitem a sua reutilização através de “recargas” do produto, como a nova linha da Thalgo: Source Marine (linkar). Normalmente estas recargas são armazenadas em embalagens mais simples, o que lhes permite ter um valor mais acessível, garantindo a mesma qualidade, tornando-se assim duplamente apelativo para os clientes, permitindo uma maior fidelização para as marcas.
Tecnologia aliada à Beleza
A tecnologia já faz parte do quotidiano de todos e o sector da beleza não é excepção. Todos os dias chegam ao mercado novas app’s, plataformas e equipamentos. Prova disso são as tecnologias para diagnóstico de pele e cabelo, ferramentas que têm vindo a ganhar um papel de destaque enquanto ferramenta de apoio ao trabalho dos profissionais e que reforçam a confiança junto do cliente no momento de prescrever ou recomendar um cuidado no espaço de beleza ou de continuidade em casa.
As app’s e plataformas de apoio ao trabalho no dia-a-dia como a Sheer Me e a Look4 Beauty, chegam para garantir uma maior facilidade de organização de agenda com o agendamento online. Estas plataformas inovadoras permitem ainda manter um portfólio de trabalhos ativo e muitas garantem informações atualizadas sobre tendências, lançamentos das marcas, entre outros.
Mercado Masculino
Já lá vai o tempo em que o homem apenas se preocupava em fazer a barba e não faltar aos periódicos cortes de cabelo. Hoje, a mentalidade é outra e a exigência também. O homem procura soluções à “sua” medida e o mercado tem-se reinventado para lhe proporcionar as experiências que passou a desejar. Prova disso são as constantes investidas das marcas profissionais de beleza no mercado masculino com lançamentos cada vez mais frequentes e diversificados e o nascimento de novas marcas como a STMNT do Grupo Henkel e God is a Men do grupo LVM, que surgem dedicadas exclusivamente à beleza masculinas. O mercado masculino afirma-se assim como uma das grandes tendências do sector da beleza profissional.
Cuidados para Couro Cabeludo
O segredo para um cabelo cuidado e com aspecto saudável começa no cuidar do cabelo pela raíz. Muitas vezes esquecido, o couro cabeludo é a extensão da pele do rosto, necessitando dos mesmos cuidados. A rotina de cuidados do couro cabeludo permite manter o equilíbrio natural da flora bacteriana que o protege, dando espaço ao cabelo para que cresça brilhante e saudável.
Cada vez mais conscientes, os consumidores têm vindo ao longo dos últimos anos a prestar mais atenção, procurando produtos e serviços que lhes permitam criar rotinas de cuidado que começam pela raíz do cabelo. Em resposta a estas necessidades são cada vez mais as marcas que respondem a esta tendência com novas fórmulas que incluem ingredientes normalmente presentes em produtos de skincare, como o ácido hialurónico e esqualano para a hidratação, a glicerina para ajudar a nutrir o couro cabeludo e alfa hidroxiácido para esfoliar e limpar em profundidade. Algumas marcas como DEMERAL, nasceram mesmo com o propósito de dar resposta aos cuidados específicos do couro cabeludo e outras como a Kevin Murphy com uma filosofia skincare, em que os seus produtos se inspiram nos cuidados de pele.
Conheça na nova edição da TST alguns dos mais recentes lançamentos de linhas de cuidados exclusivos para couro cabeludo
Esta tendência revela aqui uma boa oportunidade para aumentar a oferta de serviços no seu espaço com mais ou novas propostas de cuidados de hidratação e esfoliação do couro cabeludo.