Marco Aurélio Gouveia: “À minha maneira fui um pioneiro na era das novas barbearias”

Investiu no segmento das barbearias quando ainda não eram tendência e foi por pouco que não desistiu. Ironia do destino, 15 anos depois, Marco Gouveia abriu a sua quarta barbearia e vai cimentando a marca MarcoBaltazar no mercado.

 

Quando é que soube que o seu futuro ia passar por esta profissão?

Aos 17 anos de idade decidi por iniciativa própria fazer formação na área de cabeleireiro/barbeiro. A ideia surgiu quando ainda estudava e procurava um trabalho, através dos classificados de um jornal. Deparei-me com um anúncio de uma escola nesta área e decidi avançar.

 

Barbeiro e Cabelereiro de formação, é como barbeiro que desenvolve a sua actividade. Qual é a razão por detrás desta opção?

Aos 18 tive o meu primeiro emprego como cabeleireiro e embora eu me sentisse confortável com o que fazia, cedo me apercebi que a oferta era escassa na área do corte masculino. Decidi então dedicar-me apenas ao corte. Na altura, as barbas eram feitas em casa pelos clientes e portanto, um serviço pouco procurado.

 

Quando é que decidiu “voar sozinho” e abrir a sua primeira barbearia?

Aos 23 anos decidi abrir uma barbearia com um  conceito moderno, sofisticado e acolhedor. Senti que de início as pessoas olhavam surpresas e o começo foi bastante complicado, pois a aceitação não correspondia às minhas expectativas. Estive inclusive para desistir do projecto. Mas, persistente que sou e acreditando na qualidade do meu trabalho, segui em frente. Os anos passaram e as coisas foram correndo pelo melhor e hoje tenho quatro espaços com a minha assinatura.

 

 

Onde se localizam e que serviços oferece em cada um deles?

Abri a primeira barbearia em Matosinhos na Rua Conde Alto Mearim. Em 2013 e aproveitando uma mudança no mercado, abri uma segunda barbearia na rua Mouzinho da Silveira no Porto, à qual se seguiu uma outra em 2016 também na baixa do Porto, na rua de Fernandes Tomás. Este ano em Fevereiro abri uma quarta barbearia na cidade de Espinho na Avenida 8.

 

O que têm todos em comum e qual é o ponto diferenciador de cada um deles?

Em termos de decoração, as barbearias são todas ligeiramente diferentes, contudo os clientes facilmente sabem que estão numa barbearia MarcoBaltazar pois a formação que dou a todos os meus colaboradores é igual. Desde o momento em que um cliente entra até que sai o processo de atendimento é rigorosamente igual em todas as barbearias.

 

Que marca escolheu para trabalhar e como a descobriu?

Depois de concluída a minha formação, foi-me proposto um estágio e foi aí que conheci a American Crew.

 

O que distingue a American Crew das restantes marcas e que o fez apaixonar-se por ela?

Nas minhas barbearias trabalho em exclusivo com a American Crew. Todos os colaboradores recebem formação da marca, o que faz deles autênticos conhecedores do produto com que trabalham e que aconselham ao cliente. A marca desenvolveu e evoluiu ao longo dos anos assim como eu, aliás, às vezes penso que “MarcoBaltazar“ e American Crew têm crescido de mão dadas.

 

Qual considera ser o produto estrela nos seus salões?

Para mim é complicado destacar um produto, contudo o Light Hold Texture Lotion é um clássico e um dos meu preferidos devido à sua versatilidade.

 

Há cerca de 15 anos a trabalhar na área:

Como vê a evolução do mercado?

A abertura das quatro barbearias aconteceu muito em parte devido a uma mudança rápida de mercado. Do dia para a noite, a barba entrou na moda.

 

Quais são, hoje, as necessidades do homem, que não o eram há 15 anos? O que é que ele mais procura?

Os homens hoje cuidam-se mais e procuram espaços com os quais se identifiquem verdadeiramente. Eu agarrei o sentido de oportunidade, expandi o meu negócio e estou feliz porque à minha maneira fui um pioneiro na era das novas barbearias e cúmplice desta fantástica transformação.