Movember – bigodes com propósito

O movimento internacional Movember resulta na importante missão de sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce das doenças masculinas. Uma causa à qual se junta o  sector de beleza promovendo e desenvolvendo várias iniciativas como forma de consciencializar para este tema.

Ao longo do mês de novembro são várias as iniciativas nacionais e internacionais que acontecem como forma de consciencialização para os problemas da saúde masculina como o cancro da próstata, o cancro dos testículos e outras doenças impactantes na vida dos homens com especial enfoque na saúde física e mental.

A forma escolhida pelo movimento Movember para simbolizar esta acção passa por desafiar os homens a deixarem crescer o bigode durante o mês de Novembro com o propósito de sensibilizar para a importância da realização de rastreios precoces, como forma de combate eficaz destas doenças.

Como forma de apoiar e divulgar o Movember em Portugal, a TOM SOBRE TOM reuniu algumas dessas iniciativas de entidades para que outros se inspirem e façam crescer este movimento.

O Grupo Lúcia Piloto une-se, uma vez mais, à causa solidária Movember com uma acção muito especial em associação com João Francisco Lima, o 1.º Embaixador Movember para Portugal da associação. Durante todo o mês de novembro, ao realizar um corte de cabelo masculino e fizer um donativo, no mínimo de 10€, para o movimento Movember, a Lúcia Piloto Cabeleireiros compromete-se a oferecer o serviço “Tradicional Beard Shave – Desfazer de Barba”.

A marca francesa The Barber Company, em conjunto com o embaixador José Condessa, associa-se ao tema do cuidado da saúde masculina com uma iniciativa solidária a decorrer até dia 15 de dezembro. Com duas opções de vouchers, incluindo o corte de cabelo ou de barba, a marca doa 0,50€ ou 1€, dependendo do voucher escolhido, ao Instituto da Próstata. Além deste apoio, as compras efetuadas em produtos cosméticos das marcas The Barber Company, Kérastase ou Reuzel revertem também em donativos para a mesma instituição.

O grupo Cidália Cabeleireiros em colaboração com a Barbearia do Armindo, também mostraram o seu apoio através de uma publicação nas redes sociais onde dão a conhecer o movimento Movember contribuindo desta forma não só para uma maior divulgação da causa, mas também para a sensibilização e incentivo ao autocuidado masculino.