Os espaços onde eles cuidam de si
Desde os novos conceitos de barbearias que se assumem como verdadeiros clubes masculinos, aos salões unissexo que integram espaços direccionados ao público masculino, sem esquecer as clássicas barbearias que dão mostras que estão de “pedra e cal” no mercado, há, em Portugal, espaços com diferentes conceitos concebidos a pensar nos homens com (ou sem) barba rija.
Os espaços unissexo : Para senhoras e… não só!
A crescente preocupação do público masculino com a sua imagem abriu uma oportunidade de negócio aos salões clássicos, que viram o seu nível de faturação diminuir face à crise económica. “Os salões unissexo souberam adaptar-se às necessidades do homem, criando espaços masculinos dentro do salão, através de uma lista de serviços específicos e de uma forma de comunicar exclusivamente masculina. Tudo isto criou o cenário perfeito para que o homem voltasse a perceber o salão como um espaço no qual se pode sentir cómodo e atendido”, explica Angela Venegas.
Maria LourençoÒ Cabeleireiro é o exemplo de um salão unissexo que acompanhou a tendência e criou um espaço dedicado a este segmento. “O universo de clientes masculinos tem procurado um serviço diferenciado das barbearias tradicionais. No Maria LourençoÒ Cabeleireiro o espaço masculino encontra-se individualizado, mas não escondido. Já não existe o preconceito de um espaço de beleza ser só para senhoras, por isso os homens não se preocupam em ser vistos em conjunto, antes pelo contrário”, esclarece Maria Lourenço, CEO do espaço. E para que este público se sinta verdadeiramente bem-vindo, o espaço foi totalmente desenvolvido a pensar no seu bem-estar: “tem cadeiras mais direccionadas para homem que reclinam para podermos trabalhar a barba e a comunicação no local é exclusivamente para o público masculino. Comunicamos os produtos de homem de L´Oréal Profissionnel e temos suporte digital (iPad) para podermos, em conjunto com o cliente, inspirar-nos para o serviço pretendido (corte, coloração ou tratamento).” Com o objectivo de proporcionar uma experiência sensorial única, o Maria LourençoÒ Cabeleireiro aposta num conceito de beleza global “desde o corte, à coloração, passando pela barba, tratamentos de cabelo e couro cabeludo, rosto, corpo, depilação, manicure e pedicure” e até agora, “os clientes têm aderiram muito bem”.
A seguir esta tendência estão também espaços como Lúcia Piloto Cabeleireiro, Tosquia Cabeleireiros, Inês Pereira Cabeleireiros entre muitos outros, que adicionaram à sua oferta uma área dentro do salão reservada exclusivamente a este público, com decoração, marcas e serviços que respondem às necessidades e exigências do homem actual.