Os gentleman’s clubs do século XXI

As barbearias estão na moda, mas desengane-se quem acha que são todas iguais. Nestes espaços dedicados exclusivamente ao universo masculino, os pentes, as tesouras e as navalhas alternam-se entre as mãos de uma nova geração de barbeiros e uma geração “à moda antiga”. Seja bem-vindo às barbearias portuguesas: entre, sente-se e deixe acontecer.

 

Já diz o ditado: “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”. Hoje, o homem actual assume sem tabus a sua preocupação com a aparência e procura espaços e marcas que vão ao encontro das suas necessidades de bem-estar. É exigente em relação ao seu cabelo e barba e reconhece o papel que estes desempenham nas suas relações pessoais e profissionais.

O resultado é um novo segmento de negócios com uma variedade de produtos e serviços especializados no bem-estar do público masculino que apresenta um enorme potencial de crescimento: em 2015, o mercado de beleza masculino foi avaliado em 17.5 biliões de dólares e, de acordo com o Euromonitor, este mercado irá atingir os 60.7 biliões de dólares em 2020.

Os novos hábitos de consumo do homem contemporâneo e o consequente dinamismo das marcas especializadas neste segmento, despoletaram a vontade deste público encontrar locais especializados nas suas necessidades. Segundo Angela Venegas, Commercial Director Iberica de American Crew, o boom de mercado está directamente relacionado com a especialização que se verificou: “os homens sentem-se mais cómodos e habituados a ir a um salão de beleza, especialmente porque muitos salões centram a sua atenção no desenvolvimento do negócio masculino e muitos proprietários investiram no conceito de salões exclusivos para este tipo de público.”  

 

 

Apostar na formação para não ficar de fora

A relação entre a oferta e a procura é responsável pelo surgimento de cada vez mais barbearias e por isso, também a oferta de cursos de formação nesta área tem vindo a ser reforçada. “Formar, escutar activamente o cliente, apoio contínuo do negócio e actualização são essenciais para o sucesso do negócio. O mercado evolui constantemente e os profissionais devem ser pioneiros na introdução de tendências e inovação. De contrário, correm o risco de ficar à margem do mercado”, alerta Angela Venegas.

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