Os novos conceitos dos gentlemans clubs

O renascimento deste mercado fez surgir uma nova geração de barbeiros que trouxe inovação à indústria. Mais do que barbearias, as casas da nova gerações de barbeiros, procuram ser verdadeiros clubes masculinos que recuperam a atmosfera das antigas barbearias clássicas, adicionando-lhes um twist de modernidade.  Nestes novos espaços, nada é deixado ao acaso, desde a decoração — geralmente com um toque vintage, onde é comum encontrarmos o espírito motard e referências a clássicos de quatro rodas — à música, passando pelos jogos de entretenimento (desde o bilhar aos jogos de tabuleiro, sem esquecer a selecção de revista e o mini-bar com bebidas espirituosas e cervejas artesanais.  Para completar o universo masculino que se traduz nestas barbearias reinventadas, os as novas barbershops incluem, muitas vezes, gabinetes de tatuagens.

Marco Fialho faz parte desta nova geração de barbeiros. Começou como autodidata, mas hoje “é um dos barbeiros mais certificados do país” e dono da Fear the Beard, uma barbearia com um conceito que “não é nem old school nem new school ou american style, é um mix de estilos”.  No seu currículo constam formações na Schorem Haarsnijder & Barbier, a barbearia holandesa mais famosa do mundo e workshops com o espanhol Daniel Gallego, um dos barbeiros mais reputados de Espanha.

Além de barbeiro é também formador em todas as áreas da barbearia. “Prefiro as técnicas que estão muito relaccionadas com as origens da barbearia por isso, procuro sempre passar os conceitos-base aos meus alunos e só depois vem o resto. Procuro mostrar-lhes que na profissão de barbeiro o que interessa primordialmente é a satisfação do cliente e prestar um serviço de qualidade.”

Para garantir essa qualidade no seu salão, Marco confia em #Barba Italiana, uma marca recém-chegada a Portugal cuja qualidade foi testada na Fear the Beard. “Percebemos que esta era uma marca de excelência que actua num nicho de mercado que estava por explorar em Portugal. Refiro-me à cosmeticidade do cabelo masculino, que é algo muito presente na filosofia da marca #Barba Italiana”. Apesar da relação recente com a marca, Marco Fialho admite que já tem os seus produtos preferidos e sem os quais já não pode viver: “os óleos da barba e os champôs, sem dúvida”.