Vamos falar sobre saúde mental?

É um dos temas da actualidade mas não é por qualquer espécie de moda ou tendência. Abordá-lo contribui para derrubar estigmas e ultrapassar preconceitos, sensibilizando para a necessidade de ajudarmos ou de sermos ajudados. Há organizações onde as palavras já deram lugar à acção, e o sector da beleza profissional dá o (bom) exemplo.

Nunca como agora se falou tanto de saúde mental. E ainda bem. Significa que, aos poucos, o tema está a sair do silêncio a que durante décadas foi remetido para se fazer ouvir. Falar abertamente dele, sem estigmas, contribui para que haja uma maior sensibilização da sociedade e do mundo corporativo na forma como encaram e abordam esta temática. Porque ninguém gostará de expor as suas emoções, sentimentos, receios e fragilidades numa sociedade que (ainda) está pouco preparada para o fazer e nem sempre mostra empatia para acolher o outro. 

De acordo com os especialistas, a saúde mental não se restringe a transtornos ou a doenças mentais. É definida pelo nosso bem-estar emocional, psicológico e social. Afeta, por isso, a maneira como pensamos, sentimos e agimos quando “enfrentamos a vida” e determina o modo como lidamos com o stress, nos relacionamos com os outros e tomamos decisões.

Neste contexto, o auto-cuidado, que passa por adotar comportamentos que têm um impacto positivo no bem-estar psicológico, é imprescindível à promoção da saúde mental. E entre essas práticas, está a procura por cuidados de beleza e rituais de relaxamento que estimulam a auto-estima e nos ajudam a desligar do mundo para nos reconectarmos connosco próprios.

O sector da beleza profissional tem, por isso, um papel essencial. Os seus profissionais não só promovem o bem-estar como, muitas vezes, se tornam  autênticos confidentes dos seus clientes, expondo-lhe sentimentos e vulnerabilidades que nem sempre conseguem partilhar com familiares e amigos.

E quem está a zelar pela saúde mental destes profissionais? Na verdade, são já várias as marcas do sector que estão a abordar o tema da saúde mental com os seus colaboradores, facultando-lhe estratégias e soluções que lhes permitam lidar com os seus próprios desafios. Afinal, para que os profissionais de cabeleireiro e de estética estejam preparados para saber escutar os seus clientes é preciso que eles próprios sejam capazes de acautelar o seu bem-estar psicológico.

Formação promove a saúde mental dos profissionais

A L’Oréal Professional já pôs em marcha um programa global de formação gratuito, em formato híbrido, sobre saúde mental com o objectivo de sensibilizar e ajudar os profissionais de cabeleireiro nos desafios que enfrentam no seu dia-a-dia. O Head Up Keys é desenvolvido em conjunto com a organização sem fins lucrativos de saúde mental NAMI e dois cabeleireiros de renome, Daniel Mason-Jones e Hayley Jepson, e quer chegar a 100 mil cabeleireiros, partilhando ferramentas e estratégias que ajudem estes profissionais a cuidar e a gerir proactivamente a sua saúde mental.

“Os cabeleireiros oferecem um serviço que vai para além de uma transformação física. Eles preocupam-se, ouvem e estão aqui para nós.”
Anne Machet. Directora Geral Internacional da L´Oréal Professionnel

Daniel Mason-Jones, Cabeleireiro & Business Coach sustenta que “como cabeleireiros, somos culpados de agradar às pessoas, muitas vezes em detrimento de nós próprios”, razão pela qual defende que é fundamental ajudar os cabeleireiros profissionais a cuidarem melhor de si próprios.

Realizado por profissionais para profissionais, o Head Up Keys abrange naturalmente o mercado português, onde em Setembro próximo serão lançadas as formações presenciais em conjunto com a ONG parceira. 

Os programas de formação para profissionais de beleza chegam a outras marcas e o 1º Simposium Thalgo 2024 foi dedicado ao tema “Estética e bem-estar para uma boa saúde mental”. Patrícia António, Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta de orientação psicodinâmica, foi a especialista convidada para abordar a temática, dando a conhecer alguns sinais de alerta para o risco de doença mental. Falou ainda dos cuidados a ter para promover uma boa saúde mental e de como ajudar pessoas próximas ou com quem nos cruzamos no nosso quotidiano profissional.

A LVM está igualmente atenta ao tema e já começou a integrá-lo nas suas ações de formação. O seu plano formativo de 2024 contemplou programas de autoconhecimento e imersão, como forma dos profissionais conseguirem um maior equilíbrio e uma melhor qualidade de vida e bem-estar no seu dia-a-dia.  Também a quarta edição do Hair in Motion incluirá, pela primeira vez, uma palestra focada na saúde e nos hábitos diários dos profissionais. “Como os meus hábitos influenciam a minha vida. Uma questão de crenças”, é o tópico da sessão que será protagonizada pelo fisioterapeuta, pós-graduado em osteopatia, Tiago Silva

 “O dia-a-dia dos profissionais acaba, na maior parte das vezes, em jornadas caóticas nas quais a saúde fica em último plano”, sustenta Carla Carvalho, Directora de Educação da LVM. “Perdem-se os bons hábitos e rotinas fundamentais que permitem preservar a saúde do profissional.”  Como tal, a educadora acredita que um melhor auto-conhecimento e equilíbrio interno promovem a saúde e estabilidade mental para que possam ser profissionais mais capazes e pessoas mais felizes. 

Auto-cuidado e gestão do tempo impactam bem-estar

Além da formação, que permite orientar os profissionais para um trabalho de auto-reflexão, tornando-os mais conscientes dos seus limites, também o auto-cuidado é um ponto importante para o bem-estar psicológico, sem que essa preocupação com a imagem seja mais uma fonte de stress e ansiedade. 

Foi precisamente nisso que pensou a Revlon Professional ao lançar a edição limitada de um dos seus ícones, o UniqOne. Sob o lema “You and your mind are one”, este tratamento sem enxaguamento multi-benefícios ajuda as mulheres a conseguirem um cabelo bonito num instante, aumentando a consciencialização sobre a importância de uma boa gestão do tempo e o seu impacto no bem-estar. 

Além disso, a marca tomou a iniciativa de doar mais de 115 mil euros à Mind, uma instituição de beneficência para a saúde mental no Reino Unido, apoiando projectos que melhoram a saúde mental. 

Em resultado desta colaboração, a Revlon Professional está a mudar a icónica cor vermelha da embalagem para azul e o próprio símbolo da marca foi redesenhado, adicionando diferentes camadas para representar emoções, sentimentos e pensamentos. O UniqOne Limited Edition apresenta também uma nova fragrância reconfortante que convida ao relaxamento. 

O stress causado pela falta de tempo pode fazer com que nos sintamos sobrecarregadas e desligadas de nós próprias”, refere a marca, que reforça o seu compromisso em apoiar a sensibilização para o bem-estar mental. Para isso, convida as clientes a retomarem o controlo do seu tempo com um tratamento que não só transforma o seu cabelo, como oferece cuidados pessoais.

Proporcionar bem-estar ao corpo e à mente através do reequilíbrio de energias é também a proposta da Sothys, que durante o mês de Maio, dedicado à consciencialização da importância da saúde mental, promoveu os seus rituais de assinatura, com destaque para o Sothys Indonésie Ancestrale. Inspirado nos rituais de beleza ancestrais da Indonésia e das ilhas do Pacífico, combina massagem corporal global e ritual respiratório, estimulando o relaxamento para a cliente e esteticista, num autêntico refúgio de bem-estar que nutre corpo e mente.

De acordo com a marca, um tratamento de spa pode revelar-se uma ferramenta poderosíssima para preservar a saúde mental ao reduzir o stress, melhorar o humor e a clareza da mente, além de favorecer as conexões sociais.

Ajudar a promover a saúde mental é também um compromisso de Lúcia Piloto que tem abraçado várias causas, algumas delas em conjunto com o neto da fundadora da marca João Francisco Lima, filho do actor Pedro Lima, uma voz activa neste tema e que procura lançar um novo olhar sobre esta causa e despertar as pessoas para a necessidade de procurarem apoio. Num vídeo muito emocional, Lúcia Piloto em conversa com o seu neto João Francisco Lima, fala do papel dos profissionais não só na promoção de bem-estar e da auto-estima, mas também  da sua predisposição natural para ouvir as clientes, tornando-se quase que confidentes dos seus estados de espírito. 

Lúcia Piloto sustenta que ao saírem do Salão com uma imagem renovada, sentindo conforto e conexão com o profissional a quem confiaram a sua história, acham-se com mais força e energia para enfrentarem os desafios. Muitas vezes, esta partilha é o ponto de partida para procurarem ajuda profissional ou apoio junto de familiares e amigos. 

A hairstylist conta que teve uma cliente a quem o psicólogo prescreveu duas idas ao cabeleireiro por semana e reconhece ter esse privilégio de dar atenção às pessoas, cuidar da sua imagem e, deste modo, promover felicidade. 

Uma convicção que é perfilhada pela Alfaparf Milano, ao afirmar através do seu manifesto da marca: “Imaginamos um mundo em que, graças aos nossos produtos e serviços, cada pessoa pode experimentar a beleza e alcançar o bem-estar e a felicidade.”

“Acredito que a profissão de cabeleireiro pode ter um bonito papel em sociedade. Conseguir que as pessoas se sintam belas ao espelho, ajudar a trabalhar a sua auto-estima e vê-las sair de perto de nós mais capazes de enfrentar o mundo, é muito mais do que um serviço, é um dom maravilhoso.”
Lúcia Piloto

“Terapeutas da alma”, confidentes e conselheiros

É esse sentimento de felicidade e bem-estar, proporcionado pelos profissionais da beleza profissional, que leva Paula Frazão, Psicóloga Clínica e Coach de Desenvolvimento Pessoal, a apelidá-los de “terapeutas da alma e do rejuvenescimento” ao contribuírem para reforçar o nosso poder interior. 

Um tema que já esteve em foco na Tom Sobre Tom, onde a psicóloga clínica defende a importância dos cuidados de beleza e da função que os profissionais de cabeleiro e estética exercem na promoção da saúde e bem-estar.  

“O cuidado que temos com o nosso corpo é essencial para nos sentirmos bem na ‘nossa pele’ e isso sem dúvida se reflecte na nossa auto-estima. Melhor auto-estima conduz a mais auto-segurança, mais auto-confiança, mais acreditar e uma maior resiliência para enfrentar os desafios da vida”, sustenta.

São eles que reactivam a nossa beleza interior e exterior, nos ajudam a gostarmos ainda mais de nós própria(o)s, estão presentes para nos ouvir, para nos reforçar e nos motivar. São confidentes, mas também conselheiros”, destaca a psicóloga clínica.