Fhair – Organic Hair Studio: Um salão ecossustentável

Beleza e sustentabilidade são faces da mesma moeda no novo Fhair – Organic Hair Studio. O salão, que abriu em Lisboa no início do ano, materializa as preocupações ambientais de Ana Ferreira, a hairstylist responsável pelo espaço.

Passar a porta do Fhair- Organic Hair Studio, em pleno cais do Sodré, é entrar num universo ecossustentável. Ali tudo foi pensado ao pormenor: desde as práticas ecológicas à utilização de produtos orgânicos, o objectivo é realçar a beleza de forma ética e sustentável.  

A ideia do projecto começou a ser concebida há três anos. “Comecei a procurar respostas para a necessidade que eu mesma estava a sentir – estava grávida e em constante contacto com produtos químicos. Pela primeira vez, tive de pensar em alguém que não eu e em como as minhas acções iriam implicar a vida de outro ser humano. Aí, soube que teria de mudar não só a minha vida pessoal, mas também a minha vida profissional”, explica Ana Ferreira. E assim fez: começou por pesquisar na internet e elaborou uma lista com as marcas eco-friendly que mais a entusiasmaram. Seguiu-se uma intensa pesquisa de mercado que a levou numa viagem pela Europa. “Viajei para Copenhaga, Itália, Holanda, Londres e Madrid em busca de mais soluções de produtos e marcas.” Durante a viagem, Ana testou e comprovou os resultados em si própria, assegurando-se que as suas escolhas não comprometeriam a qualidade do seu trabalho. Os critérios de selecção das marcas foram rigorosos: “produtos de qualidade superior com ingredientes preferencialmente orgânicos ou de origem não-sintética, de forma a reduzir a exposição do maior órgão humano – a pele – a produtos químicos”. A ética e a política de sustentabilidade das marcas foram tidas em consideração. “Procurei trabalhar com produtos e fornecedores que actuem de forma socialmente responsável”.

 

Ética e sustentabilidade são os pilares do negócio

De regresso a Portugal e com uma ideia mais clara do conceito a desenvolver, Ana Ferreira recorreu a uma agência de co-design para a sustentabilidade para a ajudar a concretizar o projecto. “Falei com a SAGA que me ajudou a elaborar a missão, valores e visão do Fhair. Ajudou-me também a criar os planos de sustentabilidade, o design, a definir a forma de comunicar a marca e a construir um business plan. Foi uma colaboração fundamental!”.

Para a concepção do espaço, o ponto de partida foi o raw/industrial, mas sem se desviar da premissa de “criar um espaço confortável para equipa e para os que nos visitam”. No momento da decoração, a equipa teve o cuidado de procurar o maior número de elementos junto da comunidade local, sobretudo em lojas de produtos ecológicos, drogarias e floristas. A utilização de materiais reciclados também fez parte da estratégia. 

 

Aqui entram apenas marcas eco-friendly

Davines foi a parceira profissional escolhida para lançar o projeto. “A Davines é uma empresa familiar que, tal como no Fhair, se preocupa com o respeito pelo meio ambiente, colaboradores, parceiros e consumidores”. Mas o compromisso ecológico estende-se a todos os serviços do salão, explica a responsável pelo espaço. “Em relação à maquilhagem, são as próprias maquilhadoras que trazem o produto – a única premissa é que sejam orgânicos. Actualmente, a nossa maquilhadora está a usar RMS da Rosemary Swift e Eco.glitter.fun para as purpurinas que, em alternativa às de plástico, são biodegradáveis.” Já nos tratamentos corporais contam com comfort zone e na manicure com as marcas Kure Bazaar e Gelish – “todas de base natural”, acrescenta. No que diz respeito aos serviços de estética, Fhair opta por “parcerias com outras profissionais que respeitam a nossa filosofia e praticam os nossos valores e missão”.

 

Cada pormenor conta

No Fhair, o compromisso ambiental vai ao mais ínfimo detalhe e está na base da gestão diária do salão. “As luvas que usamos são lavadas para as podermos reutilizar, os resíduos são separados para reciclagem, o consumo de energia e água no espaço é regulado e os detergentes de limpeza são ecológicos. Até o café e chá que servimos são biológicos”, exemplifica. Tudo para evitar desperdícios desnecessários, garantir um consumo que respeita o planeta e, acima de tudo, cumprir a missão a que se propuseram: “Queremos ser uma referência das práticas éticas, responsáveis e justas para com os clientes e o meio-ambiente., contribuindo activamente para a mudança de paradigma no sector.”, remata.

 

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Beleza sustentável