A educação através do “espetáculo”
Num mercado cada vez mais competitivo a educação e formação são a pedra basilar de qualquer negócio. As marcas sabem-no e organizam eventos à escala de “super produções” com o objetivo de inspirar e valorizar os profissionais.
A oferta é variada: workshops, tanto informativos como inspiracionais, apresentações de coleções cuja palavra-chave é a irreverência, shows com hairstylists de renome e competições que desafiam profissionais de todas as nacionalidades. As marcas oferecem uma panóplia de ferramentas com o objetivo de ajudar a inovar.
Eventos onde impera a vertente educativa, assente nos altos padrões de qualidade, rigor, modernidade, seriedade, ética e respeito, onde os participantes têm a oportunidade de viver momentos enriquecedores graças às várias equipas criativas nacionais e internacionais convidadas.
Durante alguns dias as marcas oferecem formação e educação conjugada com momentos de lazer com os principais objetivos: inspiração, valorização e sucesso do profissional. Assim, ao estarem atualizados e a par das tendências do mercado, os profissionais têm a oportunidade de oferecer serviços diferenciadores no seu salão.
Os workshops motivacionais e de business têm uma importância fundamental. Brainstormings e reflexões sobre o negócio de cabeleireiro, bem como dicas práticas na gestão e valorização de um salão deixam no ar uma verdadeira vontade de Fazer Acontecer. E tudo isto com um espírito de comunidade à mistura e com um objetivo em comum: a modernização do setor.
Uma viagem por alguns dos grandes shows e eventos de 2018
Tróia encheu-se de inovação e criatividade nos meses de maio e junho. Este foi o espaço de eleição de dois eventos de âmbito nacional: o Wella Trend Event e o Hair in Motion.
O Wella Trend Event ocorreu de 20 a 22 de maio no Tróia Design Hotel, onde estiveram presentes marcas como a WellaHair, SystemProfessional, Nioxin, OPI, SebastianPro e GHD. Foram apresentadas a coleção Primavera-Verão Blonde Nontouring de Antony Millard e da equipa Facto Hair, a coleção Lisbon da OPI, que se inspirou na capital portuguesa para assinalar a chegada oficial ao nosso país, e ainda a nova coleção ‘e-Volution’ de SebastianPro que celebra as ativistas. Foram também realizados workshops inspiracionais ao ser apresentado o conceito de Careologist pela voz de Miguel Viana e o poder da imagem segundo Vasco Santos.
A 2ª edição do Hair in Motion, da LVM reuniu 350 profissionais no Aqua Luz Tróia entre os dias 3 e 6 de junho de 2018. Com o objetivo de provar que a inspiração não tem limites, foram apresentados vários shows que traduzem a possibilidade de transformação frequente da mulher contemporânea, bem como o grande impacto da diversidade cultural e da marca Portugal em todos eles: “Porque tudo o que é intenso e profundo é nosso e é português!”, afirmou a equipa LVM. Para além de hairstylists portugueses como João Nunes, Susana Madureira, Paulo Soares, David Frazão e Jordan Alves, esteve também presente no evento a equipa taiwanesa Visavis que apresentou uma vertente diferenciadora e artística da profissão ao abordar o cabelo como matéria prima rica para a execução de verdadeiras obras de arte.
Davines World Wide Hair Tour é um evento de âmbito internacional que ocorreu em Parma, nos dias 27, 28 e 29 de maio. A marca organizou o evento na sua terra natal – onde foi fundada em 1983 como um laboratório especializado em produtos de luxo de pele e cabelo – para a troca de tendências, ideias e projetos num evento dedicado à beleza: um valor que associam à harmonia, bom gosto e expressão da própria identidade. Estiveram presentes hairstylists internacionais que definiram a história da marca – desde Tim Hartley a Jesus Oliver, Brian Suhr, Angelo Seminara, Anna Pacito, entre outros – que partilharam o palco com os finalistas do World Style Contest. Como background do evento, uma enorme celebração: a Davines Village, a nova sede e lar da beleza sustentável.
O local escolhido para Time After Time, o show internacional de Alfa Parf Milano foi Valência, cidade das Artes e Ciência. Uma verdadeira gala que contou com a presença da equipa de profissionais da marca Genny D’Auria, Mimmo Laserra, Paul Stafford, Ramiro Mata, Cuco & Guille e Eliabe Moreira que presenteou os clientes com um show que os levou por uma viagem emocionante pela vanguarda da arte criativa de design de cabelo. O evento acolheu ainda a fase final da competição Next Color Genhairation que desafiou hairstylists das mais variadas nacionalidades.