Arnaud Jambart: “Tenho 34 anos de experiência, mas estou sempre a aprender coisas novas”
Arnaud Jambart conquistou o 4º lugar do #PORTUGALTEMTALENTO mas a celebração é feita a dois. Sandrine Fernandes, também hairstylist, para além de ter conquistado o coração do Arnaud, foi quem publicou a fotografia vencedora no digital. Saiba tudo sobre a dupla do Nuance cabeleireiros.
Conte-nos um pouco do seu percurso.
Quando era mais novo queria ser dentista. Foi numas férias em fui ajudar a minha irmã, que era cabeleireira, que tudo mudou. Gostei tanto que acabei por lá ficar 8 anos (risos).
Sou francês, vivia em Lille, França, onde a formação base para cabeleireiro é de três anos. Com essa base ficamos a saber cortar, aplicar coloração, etc., mas como tinha outros objetivos optei pela formação completa de cinco anos. Como o meu sonho era ser formador, decidi ir para Paris para o concretizar. Fui formador durante um ano e meio, e, mais tarde, diretor de formação e diretor artístico durante quase 15 anos. Foi, aliás, enquanto formador que conheci a Sandrine, numa formação que vim dar a Portugal.
O que é que as vossas clientes mais valorizam?
As nossas clientes são maioritariamente de classe média-alta e valorizam um cabelo brilhante e bem cuidado. Quando fazemos uma proposta de um trabalho técnico às nossas clientes apresentamo-lo sempre. Nas visitas seguintes ao salão são elas próprias que, pelos resultados obtidos, pedem os produtos ou tratamentos. Foi isso o que aconteceu com o Smartbond, que passou a ser, sem dúvida, o produto mais procurado no salão. Quando apresentamos no digital uma foto de um trabalho realizado com Smartbond utilizamos sempre a hashtag Smartbond. Muitas clientes quando vinham ao salão perguntavam especificamente o que era este hasthtag.
Na vossa opinião, quais serão as tendências para a próxima estação?
Em termos de corte, seja feminino ou masculino, os cortes vão ser mais curtos, explica-nos Arnaud. O hairstylist confessa que este é um dos serviços que mais gosta dentro do salão.
Em termos de cor, os esfumados, diferenças de cor muito subtis e naturais. Seguindo a tendência contouring, é fundamental iluminar a zona do rosto, explica-nos Sandrine, uma apaixonada pela cor.
Em termos de styling, o mais natural possível e um pouco messy.
Enquanto formador, como olha para o mercado da beleza profissional? Quais os principais desafios que se colocam aos profissionais?
O profissional tem que saber tudo, porque o cliente está muito mais informado. A nossa profissão é muito influenciada pelas tendências. Novos produtos, serviços e técnicas são lançadas a um ritmo alucinante e nós devemos sempre acompanhar esse ritmo. Felizmente existem hoje muitas e diferentes formas de ter formação nas mais diferentes áreas.
É, no entanto, muito importante ter uma formação base sólida e perceber que não podemos correr antes de saber andar.
Quais as áreas que acha prioritárias os profissionais terem atualizadas?
Styling e técnica de corte. São duas áreas que têm que ser continuamente trabalhadas. Tenho 34 anos de experiência, mas estou sempre a aprender coisas novas.
Conheça o Nuance Cabeleireiros: