As tendências de cabelo nesta rentrée

No final do Verão foram muitas as clientes que regressaram ao salão para cortar “aqueles centímetros” a mais e para tratar os cabelos marcados pelo sol e pelos mergulhos. A volta à rotina trouxe também a vontade de apostar num novo visual. Que o diga  Anna Santos, Mafalda Perfeito,   Maria Lourenço e Solange Silva as nossas “conselheiras” deste tema que revelam à TOM SOBRE TOM  as tendências de corte e coloração que vão marcar o Outono/Inverno assim como as preferências das suas clientes.

Com a  chegada do Outono intensificou-se a procura de  serviços de correcção de cor mas também de  hidratação, nutrição e reconstrução do fio capilar. Tratamentos necessários para manter o cabelo saudável e preparado para receber as novas tendências de coloração. Este foi também o momento que muitas  clientes aproveitaram para renovar o visual. O que prova que a celebre citação de Coco Chanel estava certa quando afirmou “A woman who cuts… is about to change her life” (uma mulher que corta o cabelo esta prestes a mudar de vida). Fomos saber quais são as tendências que mais se evidenciam nos salões destas profissionais.

 

 

Curtos ou longos, a grande tendência é o chamado “Messy Hair”!

Na próxima estação o “bob” vai continuar a ser o corte de eleição, como nos conta Anna Santos, do Anna Santos Cabeleireiros, mas com um twist que “pode ser num styling mais estruturado ou mais messy” Para as clientes que gostam de franjas, esta será também uma das grandes tendências, que se pode alinhar com o “bob” ou outro corte. Das mais curtas, às mais compridas, as franjas vieram para marcar a estação, confirma-nos Mafalda Perfeito, do Mafalda Perfeito – Hairstylist.

Para as clientes mais práticas, mas que não abdicam do estilo, o corte “blunt cut” é uma das tendências mais pedidas. A direito e com risco ao meio, este corte torna qualquer look elegante e sofisticado.

 

Na coloração as técnicas de Balayage e o Contour destacam-se!

 

Uma já é conhecida por todos a outra tem vindo a revolucionar os pedidos nos cabeleireiros. A técnica de coloração “Balayage” já dispensa apresentações, serve para aclarar determinadas zonas do cabelo, incluindo as madeixas que contornam o rosto, privilegiando a naturalidade e o crescimento natural da raiz. O “Contour” tem vindo a afirmar-se graças aos visuais publicados nas redes sociais e por isso aumentaram  os pedidos deste  serviço de coloração com esta técnica. Inspirado na técnica de contorno de maquilhagem, o “Contour” tem em conta as linhas e a forma do rosto, bem como o tom da pele e a cor dos olhos. O objectivo? Revelar a beleza de cada rosto através de reflexos de luz colocados em pontos estratégicos.  

 

 

 

Quando falamos em tons de estação, para Solange Silva, do Solange Silva Cabeleireiros a grande tendência da estação fria são os “tons quentes”. Maria Lourenço concorda  que os tons quentes são tendência, mas os chamados “Cold Brew” e as “low lights” em tonalidades mais frias são também muito solicitadas.

 

 

Acessórios: sim, não?

A decisão é unânime: os acessórios são um grande sim!

Para os dias em que o cabelo não está a colaborar,  os (mal)ditos “bad hair days”,  e as suas clientes não conseguem marcação na sua agenda, sugira-lhes  o uso de gorros, chapéus, bandoletes, lenços e ganchos … A oferta é tão diversificada que será fácil manter-se a par desta tendência.

 

 

 

 

 

“Criei um novo serviço para realçar o rosto da cliente, mas sempre a pensar na naturalidade do cabelo, ao qual dei o nome de “Express Contour”.” – Anna Santos – Anna Santos Cabeleireiros

 

 

 

 

 

 

 

“Os serviços de coloração com cores luminosas e técnicas que permitem uma baixa manutenção da coloração, são os mais pedidos, para que as visitas ao salão sejam mais espaçadas” – Maria Lourenço, Maria Lourenço Cabeleireiros

 

 

 

 

 

 

 

“Para mim, enquanto profissional, as tendências serão sempre cabelos com aspecto saudável, com cores luminosas e cortes adequados a cada tipo de cabelo.” – Mafalda Perfeito

 

 

 

 

 

 

 

 

“Para cabelos curtos, os cortes mais pedidos são o “midi-bob” com franja lateral, com um styling mais messy” – Solange Silva