“Beleza em todas as suas formas”: Um projecto que continua a mudar vidas

A iniciativa “Beleza em todas as suas formas” da Alfaparf Milano, têm-se revelado um sucesso contribuindo para um sector mais inclusivo e diversificado ao oferecer oportunidades profissionais a jovens e adultos com necessidades especiais. A Tom sobre Tom falou com Milton Ribeiro, Director de Educação da Alfaparf Portugal, que deixa um apelo aos profissionais para que se juntem a este projecto.

 

“Desmisticar preconceitos e quebrar barreiras”, foi com este pressuposto que a equipa da Alfaparf Milano lançou, em 2021, o projecto “Beleza em todas as suas formas” com o objectivo de capacitar pessoas com deficiência intelectual para desempenharem funções como assistentes de cabeleireiro no mercado de trabalho. Três anos depois, o programa que começou como uma iniciativa piloto está a entrar na sua quarta edição, com novas abordagens e desafios.

Para Milton Ribeiro, Director de Educação da Alfaparf Portugal, este percurso tem sido uma verdadeira aprendizagem tanto para os formadores como para os participantes. “No primeiro curso, estruturado em dois anos, percebemos que ainda havia lacunas no final do programa. Desde então, ajustámos o formato e introduzimos melhorias para garantir que os formandos fiquem realmente preparados para ingressar no mercado de trabalho“, explica.

Com 2 turmas, uma em Lisboa e outra no Porto, actualmente com um conjunto de 16 formandos, uma das grandes inovações nesta nova fase do projecto é a enfase no “training on job”, em que a maior parte do tempo é utilizada em contexto de trabalho nos salões. “Queremos que os formandos estejam mais integrados na rotina real dos salões, com estágios progressivos que começam com dois dias por mês e aumentam até quatro dias no último trimestre“, detalha Milton Ribeiro.

O projecto, que inicialmente se focava em pessoas com Trissomia 21, expandiu-se para incluir uma maior diversidade de deficiências intelectuais. Hoje, os formadores não só adaptam os métodos de ensino às capacidades de cada participante, mas também investem na identificação e no fortalecimento das competências individuais de cada um. Alguns destacam-se no atendimento ao cliente, enquanto outros se revelam com capacidades de organização ou exímios em tarefas específicas, como por exemplo preparar materiais para coloração.

Além disso, a Alfaparf assumiu um compromisso financeiro que faz toda a diferença: durante os estágios, é a própria empresa que remunera os formandos, eliminando custos para os salões e incentivando-os a abrir as portas para estas novas oportunidades. “Queremos criar nos profissionais a percepção de que estes assistentes são uma mais-valia. Depois de trabalharem com eles, a necessidade torna-se evidente“, afirma Milton.

 

Desafios e Oportunidades

Apesar das conquistas, ainda há barreiras a superar, sobretudo no que diz respeito à aceitação inicial por parte de alguns salões. “Muitas vezes, os profissionais têm receio de trabalhar com pessoas com deficiência intelectual. Mas, uma vez que os recebem e veem o que são capazes de fazer, ficam surpreendidos e satisfeitos“, observa Milton. O sucesso do projeto já se reflecte em histórias como a de Ana Beatriz, uma das formandas do Porto, que actualmente trabalha num salão a 40 km de sua casa e se desloca de transportes públicos para cumprir sua rotina. Para Milton, é um exemplo claro de como o projecto pode mudar vidas: “Se conseguirmos que mais formandos como a Ana entrem no mercado de trabalho, para nós isso é sucesso.”

 

Um convite ao sector

A continuidade e expansão do projecto dependem, em grande parte, da colaboração de mais salões e profissionais. A Alfaparf deixa o apelo: “Estamos à disposição para fornecer todas as informações necessárias a quem quiser juntar-se a esta iniciativa. Este não é um projecto exclusivo para clientes Alfaparf – é uma oportunidade para o sector da beleza como um todo e juntos faremos garantidamente a diferença.

Com o apoio de parceiros, como a revista Tom sobre Tom e uma maior visibilidade mediática, o objectivo é desafiar preconceitos e abrir mais portas. “Queremos acima de tudo que os formandos sejam tratados como profissionais capazes e com igualdade de oportunidades“, reforça Milton.

 

O futuro da inclusão

O  “Beleza em Todas as Suas Formas” promete continuar a transformar o sector da beleza. Mais do que um curso, é um movimento que promove a inclusão e a valorização de competências únicas.

Para mais informações sobre como participar ou apoiar o projeto, contacte o Departamento de Educação da Alfaparf Portugal. Abrace esta causa e contribua para um sector da beleza mais inclusivo e diversificado.