Beleza sustentável

O movimento green está a ganhar força em múltiplos sectores e a indústria da beleza profissional já tem provas dadas de estar na vanguarda desta mudança. Fórmulas de produtos que aliam a ciência à natureza, práticas empresariais ecologicamente responsáveis e conscientes, ou marcas que têm no seu ADN uma vocação 100% sustentável. São muitos os compromissos que prometem tornar o mundo mais “bonito”!

Cada escolha que fazemos no nosso dia-a-dia deixa uma marca no meio ambiente e influencia a forma como as várias indústrias olham para os nossos hábitos de consumo e satisfazem as nossas necessidades. Vivemos num mundo acelerado, onde o tempo se tornou um activo de valor inestimável e cada instante é experienciado como se fosse único e irrepetível. No meio deste rebuliço, a ligação ao meio natural, como forma de regressarmos às nossas origens e restabelecermos o nosso equilíbrio, tem-se assumido também como uma tendência crescente, em que os comportamentos com maior consciência ecológica são cada vez mais notados e valorizados. Alguns fazem já destas práticas um estilo de vida e muitas indústrias em diferentes sectores adotaram-nas como a sua filosofia de base.
Na moda, na alimentação, na cosmética e em muitas outras áreas, a tendência do natural e do genuíno não é apenas uma moda. É um compromisso com o futuro, com a qualidade e com o bem-estar. Por isso mesmo, a oferta de produtos de origem natural, biológica ou orgânica, que incorporem ainda princípios de sustentabilidade na forma como são gerados é cada vez mais diversificada, resultando em novas abordagens e conceitos inovadores que não deixam indiferentes os consumidores. Seja nas nossas casas, nos restaurantes, nas lojas, nos salões de beleza, ou até na forma como decidimos divertir-nos e relaxar, o mundo natural proporciona-nos experiências ricas e enriquecedoras.


Naturalmente, uma oportunidade a não perder
Numa indústria onde a inovação tecnológica caminha lado a lado com a promoção do bem-estar, o segmento natural está a conquistar o mercado de beleza profissional e a ganhar novos adeptos. A par das muitas novidades que vão sendo lançadas no mercado, várias marcas de cabelos e cosmética apostaram em gamas de produtos de eficácia comprovada, que aliam a alta performance a fórmulas com ingredientes de origem predominantemente natural, existindo outras que têm já na sua génese uma orientação 100% ecológica.
Esta tendência assume-se como uma resposta às exigências dos consumidores, que, atentos aos novos desafios de uma sociedade em mudança, reconhecem os benefícios dos produtos “verdes” e começam a privilegia-los, desde que os mesmos ofereçam garantias de segurança e qualidade. Esta onda green constitui, por isso, uma oportunidade de negócio que apresenta vantagens competitivas aos profissionais deste mercado, podendo explorar novas perspectivas e estratégias sem comprometer os resultados e sem prescindir da imagem de sofisticação associada ao universo da beleza. Pelo contrário, o mundo natural é cada vez mais sedutor e tudo indica que haverá um número crescente de pessoas rendidas a esta nova filosofia de vida. De acordo com um estudo apresentado pela Wella Professionals, 7 em cada 10 consumidores estariam dispostos a usar um produto “verde” e mais de 90% afirma estar disponível a pagar mais por esses produtos.

Cuidar do corpo e do planeta
A naturalidade é também um compromisso assumido pelas marcas nas suas políticas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Além da composição dos produtos com ingredientes naturais e fórmulas free – isentas de parabenos, silicones, sulfatos e outros químicos – as marcas eco-friendly procuram minimizar o seu impacto ambiental com base em escolhas conscientes e métodos sustentáveis. Desde o packaging – com materiais reciclados ou recicláveis, formatos optimizados e embalagens recarregáveis – aos processos produtivos e proveniência das matérias-primas, tudo é pensado de modo responsável. É o caso da Biomed Hairtherapy, que além destas preocupações, faz ainda uma selecção criteriosa dos seus fornecedores para que os seus objectivos ecológicos sejam respeitados e materializados ao longo de toda a cadeia de valor.

Também a L’Óreal se destaca pela sua política de sustentabilidade. O programa global Sharing Beauty With All estabelece compromissos claros para continuar a apostar num modelo de negócio mais ecológico e responsável e os seus mais recentes lançamentos – Botanéa e Source Essencielle – estão 100% alinhados com a sua estratégia.
Quando se fala em sustentabilidade e conduta responsável, a Davines é outra marca incontornável. O Grupo identificou a Beleza Sustentável como a filosofia de base sobre a qual ambiciona construir a sua prosperidade, materializada não apenas nos seus produtos mas também na maximização do seu impacto positivo no planeta e na sociedade. Saiba mais sobre as marcas sustentáveis Davines e L’Oréal em: https://tomsobretom.pt/beleza/grupo-davines-a-beleza-da-sustentabilidade/

A SpaRitual encontrou no conceito de Beleza Lenta uma forma de desenvolver produtos eco-sustentáveis, quer nas suas fórmulas à base de ingredientes veganos, quer nas embalagens. Com a assinatura “Beleza Lenta para um Mundo Rápido”, as suas linhas para o cuidado do corpo e das unhas, assumem o compromisso de cuidar do corpo, da mente e do espírito. São muitos e diversificados os exemplos de marcas com propósitos sustentáveis, destacando-se ainda a Végétalement Provence, que nasce de uma abordagem ecologicamente responsável que os seus fundadores incutem em todas as etapas da linha de cosméticos de origem vegetal, à base de plantas “selvagens” que crescem nas terras áridas da região de Provence.

 

 

Saiba mais sobre a marca Davines:

Grupo Davines: A beleza da sustentabilidade

E sobre a L’Oréal Professionnel: 

Sharing beauty with all: Grupo L’Oréal