Benvoleo – A nova aliada da beleza sustentável com ADN italiano

O mundo está a mudar. Assistimos a um crescimento da consciência ecológica que está a redesenhar as expectativas dos novos consumidores e a redefinir o mercado. E a Alfaparf Milano quer fazer parte dessa mudança, assumindo a sustentabilidade como uma das prioridades no seu plano estratégico. Uma das acções mais recentes materializou-se no lançamento de Benvoleo, a marca que quer lutar pelo futuro do planeta, sem comprometer a eficácia dos produtos.

 

Orientada pelo compromisso de um futuro mais verde, Benvoleo é a nova marca profissional do universo Alfaparf Milano, a “casa italiana da beleza”, que pretende trazer ao sector da beleza profissional um conceito transparente e responsável, através da sua abordagem clean e sustentável, não comprometendo, nunca, o desempenho. Uma marca pensada e desenvolvida para cabeleireiros, valorizando o seu conhecimento e profissionalismo junto dos consumidores mais exigentes no que se refere às questões ecológicas. Nada foi deixado ao acaso no desenvolvimento da nova insígnia do grupo e isso está explicito não apenas nas fórmulas que apresenta como no próprio ADN, que combina tradição, paixão, pesquisa e inovação – bem ao estilo do Made in Italy.

O nome escolhido deriva do latim e significa “amar” e “amar-se a si próprio”. Uma escolha que se apresenta como uma declaração de amor ao planeta, que se complementa com a opção do lettering, que representa uma ponte entre gerações, porque “somos todos responsáveis por garantir um futuro melhor”.

Para alcançar este resultado ambicioso Alfaparf Milano desenvolveu toda a filosofia da nova marca assente em três pilares que resultam em acções concretas de sustentabilidade. Desde logo, abraçando o mundo da química verde, um conjunto de processos químicos que reduzem ou eliminam o uso de substâncias perigosas, resultando em produtos eficientes, eficazes, seguros e mais ecológicos, desenvolvidos a partir de fórmulas naturais, limpas e veganas.

Assim, para além da opção por produtos locais para diminuir o impacto da sua actividade, recorreu à hiperfermentação, um processo de enorme inovação que combina bio liquefação enzimática e fermentação, para a obtenção de extractos que contêm não só todos os ingredientes activos das plantas, mas também todas as substâncias produzidas durante a fermentação, como proteínas, aminoácidos, vitaminas e elementos antioxidantes.

Outra preocupação foi criar embalagens com baixo impacto ambiental, pois representam um ponto crítico para a indústria de cosméticos, pela quantidade de resíduos de plástico que gera. Um investimento que resultou em recipientes produzidos a partir de materiais reciclados e que são, posteriormente, recicláveis.

O terceiro pilar, assente na promessa de uma acção transparente e responsável, traduz o empenho da Alfaparf Milano em querer criar uma comunidade que partilhe os seus valores e escolhas que se traduzem na implementação de iniciativas que têm impactos positivos nas esferas ambiental e social. No fundo, nada mais, nada menos, do que “juntos podemos promover um estilo de vida mais amigo do ambiente, para o bem-estar do planeta e de cada um de nós”, a assinatura que a marca quer passar.

 

A GAMA E OS SERVIÇOS

Benvoleo apresenta-se ao mercado com quatro linhas principais: Glossy, Hydration, Recovery e Daily, à qual se junta o Shot – uma linha de personalização em salão – e o Leave-in & Refresh – uma linha de pré e pós escovagem.

Destaque para a linha Shot por ser exclusiva para salão, revelando-se um aliado que vem permitir aos profissionais oferecerem a personalização que os clientes tanto procuram e os cabelos precisam, podendo os boosters que a compõem serem misturáveis com os condicionadores das restantes gamas (excepto o Glossy express conditioner) para melhores resultados. Daily, uma proposta de limpeza do corpo e do cabelo, também merece particular destaque pois representa a estreia da marca na oferta de produtos no formato sólido. As quatro linhas principais deram origem a serviços exclusivos no salão que se propõem entregar personalização, alto desempenho e sustentabilidade, mas onde parte do segredo do desempenho, segundo a marca, passa muito pela mise en scène protagonizada pelo profissional para uma experiência única do cliente.

 

“TOGETHER WE CARE”

E porque as acções valem mais do que as palavras, fomos conhecer junto dos profissionais, o impacto de Benvoleo nos seus salões e junto dos seus clientes.

 

Paula MartinsPaula Martins Cabeleireiros, Alcochete

Para Paula, a nova linha da Benvoleo está a ser não só uma excelente experiência, como também algo inovador. Os aromas a natureza deixaram-na surpreendida e ainda a “leveza e suavidade que se sente”. Fazer parte de uma linha ligada à sustentabilidade é muito importante para Paula “Estas alterações são necessárias para as mudanças de preservação e sustentabilidade no nosso planeta a curto prazo.”

A linha Recovery tem uma forma natural que reconstrói os cabelos “deixando uma evidente subtileza e brilho.” Sendo eleita como linha preferida no espaço. No salão de Paula, o feedback tem sido ótimo. O shampoo sólido e as embalagens ecológicas que a marca usa é motivo de curiosidade e surpresa.

 

Belmira Reis – Studio Moda Hair Salon, Fátima

“Está a ser uma experiência muito positiva”, assim se refere Belmira Reis relativamente à nova marca natural e vegan Benvoleo. Saber que está a colaborar para a saúde do planeta e para o bem-estar das pessoas foi o que a fez decidir para ter a marca no seu espaço e que foi bem recebida pelos clientes que apreciam o conceito e se revêm em Benvoleo. Para Belmira, o que mais surpreendeu foi “… o brilho do cabelo e a cosmeticidade”.

O champô sólido que se adequa tanto para o corpo como para o cabelo e por isso muito prático para viajar, e os shots que tratam a fibra capilar com concentrados de princípios ativos, são os seus produtos de eleição.

 

 

 

Célia Marques – Eric Stipa Célia Marques, Castelo Branco

“Marcar pela diferença e acrescentar valor enquanto empresa” é a forma como Célia Marques descreve a experiência com Benvoleo, a nova marca sustentável do grupo Alfaparf Milano, que veio adicionar novos serviços e uma oferta superior aos seus clientes. Para Célia, fazer parte de uma mudança orientada para a preservação do planeta significa acima de tudo garantir os recursos naturais para as gerações futuras.

O que mais a surpreendeu foram os aromas e a qualidade e a rapidez dos resultados, em particular dos shots, que já elegeu com os seus preferidos, e dos clientes também. “A imagem da marca também é bastante atractiva”, afirma.

O facto dos clientes que já experimentaram repetirem a compra “diz muito sobre o produto”, garante. Algo que não estranha pois a sustentabilidade é já para muitos clientes uma prioridade.

 

 

José António Carvalho – ZEN cabeleireiros Vermoim, Vila Nova de Famalicão

Para Zé Tó e Sónia Pereira, a experiência com Benvoleo não poderia revelar-se mais positiva pois reúne todas as condições necessárias para uma escolha mais consciente, clara e responsável pela preservação do nosso planeta, afirmam. Sentem-se parte integrante de uma mudança pela sustentabilidade e encontraram em Benvoleo o aliado perfeito para o conceito do novo salão, garantindo mesmo que é o “match perfeito”!

A grande surpresa nesta descoberta são os resultados imediatos após as primeiras aplicações quando se trata de uma marca vegan e até já têm um preferido quando assumem que adoram a gama Hydration  que tem como principal função “hidratar e nutrir os cabelos secos, devolvendo-lhe todas as propriedades de um cabelo bem tratado”. E porque o feedback dos clientes é o melhor barómetro para o sucesso de qualquer produto ou serviço, “êxito” é a palavra que melhor descreve a forma como Benvoleo está a ser vivido no salão: “ao conseguir aliar  a sustentabilidade com os resultados pretendidos para cada tipo de cabelo, além dos produtos terem um aroma inconfundível de natureza, o que torna cada experiência “ leve” e natural”, garantem!

 

 

Filipa Pereira – Salão Filipa Cabeleireiro, Capride Cascais

Apaixonada pela natureza e por um estilo de vida “mais verde”, Benvoleo  trouxe  a  naturalidade  para dentro do salão de Filipa Pereira, afirmando mesmo que a própria decoração do salão parece que aguardava a sua vinda”. E os clientes também, pois “sinto uma procura crescente por gamas mais naturais e sustentáveis” e esta marca “veio dar uma resposta certeira e com qualidade”, garante Filipa, afirmando mesmo que sente que está a fazer a sua parte em defesa do Planeta: “se cada um de nós agir e fizer a sua parte teremos um forte impacto a nível ambiental”.

A sua experiência com Benvoleo tem-na levado a descobrir “uma tecnologia inovadora, ingredientes naturais e vegan biodegradáveis, poupança no consumo de água na hora de enxaguar, rentabilidade e uma fragância maravilhosa.” Por tudo isto, para  Filipa Pereira, é difícil eleger um produto, no entanto, os shots que usam no salão para hidratações, ao serem personalizáveis para cada necessidade do  cabelo, desde a falta de brilho à nutrição e à reconstrução têm vindo a conquista-la. O produto homecare de eleição é o champô sólido “… que é óptimo para quem frequenta o ginásio e para viagens: é muito prático, tanto dá para o cabelo como para o corpo”, recomenda Filipa.

 

 

Cristiana Ferreira – CF Prestige Cabeleireiro e Estética , Santa Maria da Feira

Para Cristiana, a experiência com Benvoleo tem-se revelado surpreendente “na medida em que conseguimos ter óptimos resultados de tratamento capilar com produtos naturais. Veio desmistificar a ideia de que sendo uma marca vegan consegue tratar o cabelo da mesma forma que os que não o são”. “Além de serem produtos amigos do ambiente e as fragrâncias bastante agradáveis”, acrescenta.

Mas o tema da sustentabilidade no CF Prestige Cabeleireiro e Estética não é novidade. A preocupação em reduzir os desperdícios e separar as embalagens para reciclagem, há muito tempo que faz parte do dia-a-dia deste salão. Para tal, dispõe de ecopontos para que a separação das embalagens seja feita de forma correcta; mas há mais, desde equipamentos de baixo consumo energético, redutores de torneiras para reduzir o consumo de água e, recentemente, foi mudada toda a iluminação para Leds pois são “menos tóxicas para o ambiente”. A chegada de Benvoleo ao CF Prestige Cabeleireiro e Estética veio complementar toda “a preocupação que tenho com a sustentabilidade ambiental” reforça Cristiana para quem a marca é, acima de tudo, representativa da preservação do planeta, pois as suas embalagens são recicláveis e os produtos isentos de químicos. Para além disso, acrescenta: “sendo uma marca vegan, em que os seus produtos não são testados em animais é muito importante para mim, pois há muitos anos que defendo a causa animal”.

Ainda assim Cristina e a sua equipa vão mais longe. Inspirados pelo lema de que “Preservar o planeta é um dever de todos nós!” criou uma dinâmica no salão para envolver e sensibilizar os clientes. A todos os que fazem tratamentos capilares com Benvoleo ou comprem produtos da marca, oferecem uma caixa de sementes para germinarem em casa. No criou um pequeno espaço alusivo, onde cada elemento da equipa semeou também algumas sementes, com o intuito de todos poderem observar o crescimento das plantas. A ideia acabou por dar frutos, revelando-se “interessante e divertida”, como refere Cristiana, o que a levou a estender iniciativa a outros clientes com o intuito de responsabilizar cada pessoa a cuidar e a garantir o desenvolvimento de uma simples planta.

A sua experiência com a Benvoleo já permitiu que fosse conquistada por alguns produtos nomeadamente os tratamentos da linha shots pois “permitem personalizar tratamentos no salão e conferem ao cabelo um tratamento mais profundo e duradouro. Os cabelos ficam hidratados, leves e brilhantes”, garante. A linha Hydration é assumidamente a sua favorita, garante, “a combinação desta na lavagem com o Detangling leave-in antes do brushing e finalizar com o Nutri care oil obtemos um resultado incrível, até os cabelos mais secos ficam mais hidratados e disciplinados”.

Questionada sobre o feedback dos clientes, responde que é “bastante positivo e, sendo os produtos vegan, ainda os acham mais interessantes. Apreciam acima de tudo a qualidade, pois conseguem sentir com a Benvoleo o cabelo tratado, ao contrário de outros produtos vegan que já tinham experimentado que deixavam os cabelos secos e sem vida. Adoram as embalagens, acham-nas apelativas e práticas, pois permitem usar o produto na sua totalidade. Interessante também cada embalagem estar identificada com os símbolos sustentáveis.”

 

“Parabéns à Alfaparf Milano, que com a Benvoleo conseguiu ter uma marca vegan de altíssima qualidade!”

“Together we care!”