Cabeleireiro Céu Guedes: Despertar emoções com experiências memoráveis

Encara os desafios como uma constante na sua vida, mas gosta de estar bem preparada para os superar e dar sempre o melhor de si. Foi com este espírito que Céu Guedes transformou o seu cabeleireiro num Salon Emotion, levando mais encanto, prazer e individualidade às suas clientes, que retribuem com uma confiança renovada

  

Foi há 22 anos que Céu Guedes abriu o seu salão de cabeleireiro, em Aveiro, mas a estreia na profissão tinha acontecido oito  anos antes. A escolha era inevitável. “A profissão de cabeleireira era a única que reunia os meus maiores desejos: cuidar dos outros, contactar com o público e cultivar a arte e a criatividade”, conta Céu Guedes.

Para se sentir verdadeiramente preparada no exercício da sua profissão de sonho, Céu Guedes apostou fortemente na formação, não só a nível técnico, criativo e de visagismo, mas também em aprendizagens que lhes permitem gerir o seu negócio de forma mais eficiente e competitiva, de maneira a estar sempre na dianteira da inovação. Para tal fez coaching, formação em motivação de equipas, gestão de empresas e marketing digital. “Para mim a formação tem que ser constante e é a única forma de estar à altura dos desafios permanentes na minha vida, até porque de outro modo seria contagiada pela monotonia”, garante. Dos múltiplos momentos que a fizerem crescer como profissional, recorda um que foi particularmente marcante, o simpósio RedKen realizado em Las Vegas: “dos muitos eventos internacionais em que participei, todos eles com enorme qualidade, este foi realmente memorável e surpreendente”.

Céu Guedes não tem dúvida de que tudo isso foi determinante para a sua carreira. “Posso afirmar que tenho construído um percurso de sucesso, preenchido com muitos momentos de glória e realização, porque estou sempre a arriscar, e atingir os meus objectivos é motivo de felicidade que me leva a procurar sempre mais”.

Hoje tem uma equipa de três cabeleireiras e uma esteticista, proporcionando às suas clientes todos os serviços de cabeleireiro que podem ser requisitados num salão, além da componente estética que integra tratamentos e massagens de rosto e corpo, manicura, pedicura e depilação a cera e a laser. Na área do cabelo são as colorações que dominam a procura e, na estética, os serviços mais solicitados são a depilação e manicura, em particular verniz de gel.

 

Modernização mantém ADN

Em Maio, Céu Guedes superou mais um dos grandes desafios da sua vida. Remodelou o seu salão e fê-lo através do programa Salon Emotion. “Quero oferecer o melhor à cliente, estar na vanguarda da beleza e do conforto”, afirma. Quanto aos motivos da sua decisão, a resposta é peremptória: “em primeiro lugar porque sou da ‘família’ da L’Oréal e depois porque o Salon Emotion é um projecto completo que não se esgota na vertente visual do espaço”. A empresária valoriza também a formação e o profissionalismo da equipa da NPN, a empresa que assumiu todo o processo de remodelação que procura “tirar partido das nossas competências para darmos o nosso melhor”. “No fundo, nós já praticávamos os sete passos previstos no programa, mas agora estão mais sistematizados e interiorizados por todos”.

Da intervenção realizada pela NPN, destaca ainda a “eficiência e rapidez com que concretizaram a remodelação”, bem como a “capacidade de compreenderem o nosso funcionamento e o que pretendemos para as clientes, para depois ser implementado de acordo com a filosofia do Salon Emotion. Não se perdeu o nosso ADN”, sublinha.

“Perfeito!” É a expressão usada para caracterizar o resultado final, que tem gerado variadíssimas reacções entusiásticas por parte das clientes, que “realçam a organização e decoração do espaço”. É o “efeito WOW”, como diz Céu Guedes. A zona de back bar, que agora está mais organizada, tem recebido vários elogios e Céu Guedes nota que as clientes valorizam a privacidade acrescida. “É algo que sempre procurámos proporcionar, porque cada cliente quer sentir-se única e isso é um factor determinante de fidelização”. A mudança também surtiu efeitos nas colaboradoras que agora se “sentem mais envolvidas e empenhadas que nunca”.

No que toca à parceria com a L’Oréal, Céu Guedes considera-a determinante. “Não podia ser de outra forma. É uma marca que preenche os meus requisitos, tendo em conta que levo tudo ao máximo. Está muito à frente no mercado e antecipa-nos imensa informação e sobretudo educação”.

 

Remodelação traz mais negócio

A modernização, o conforto e a maior personalização do serviço trouxeram mais clientes ao cabeleireiro, o que se repercutiu num aumento do volume de faturação. “Verificámos, sobretudo, que houve uma activação de clientes que já não vinham ao salão há cerca d

e um ou dois anos”, revela Céu Guedes. “A remodelação despertou a curiosidade e a forma como os produtos estão expostos na área de shopping veio facilitar a comunicação entre a nossa equipa e a cliente, que agora tem um acesso imediato a toda a oferta e às novidades, que acaba por provocar um dialogo espontâneo”.

Essa curiosidade que leva as clientes a visitar ou revisitar o cabeleireiro é também aguçada pela visibilidade acrescida da montra digital, que reforça a ideia de que “o nosso salão está sempre na vanguarda, dando mais confiança a quem acredita nos nossos serviços”.