Camuflagem de cabelos brancos: O elixir da juventude
O aparecimento dos primeiros cabelos brancos confere ao homem algum encanto e um certo charme. Ainda assim, os fios brancos não deixam de estar associados ao avanço da idade e, por isso, nem todos os homens se sentem confortáveis com essa mudança. Para eles, há cada vez mais propostas para disfarçar e camuflar os brancos. Mas, para os mais cépticos, o que é exactamente isto da camuflagem?
“A camuflagem é um termo ao qual se recorre quando se fala de coloração temporária. A camuflagem é mais utilizada no cliente masculino e tem a vantagem de não criar raiz e de gradualmente perder a pigmentação, permitindo ao homem manter uma tonalidade mais próxima da naturalidade.”. Quem o diz é Paulo Soares, proprietário dos espaços Bento Cabeleireiros e Bento Barbearias, um especialista do mercado masculino, que acrescenta ainda que este tipo de serviço demora apenas 15 minutos, contrastando com os quase 40 minutos que leva a coloração permanente a actuar.
Entre camuflagem e coloração permanente não é só no tempo de actuação que residem as diferenças. Enquanto que a coloração temporária não cria raiz, o principal inconveniente da coloração permanente está relacionado com a “percentagem elevada de clientes que não fazem uma manutenção da coloração entre serviço de corte” o que resulta no crescimento da raiz. Quanto à manutenção, a camuflagem deverá ser retocada a cada 15 dias aproximadamente, já a coloração permanente depende da cor base utilizada, mas na maior parte das vezes, a manutenção deverá ser feita em simultâneo com o corte de cabelo.
Apesar de mais facilmente se associar a camuflagem de fios brancos ao cabelo e de a barba ter especificidades um pouco mais complexas para este género de serviços, também existe procura para a coloração de barbas.
Interesse VS Tabu
No geral, a coloração masculina é um serviço que tem suscitado, ao longo dos últimos anos, uma maior curiosidade ao cliente, fruto do também crescente interesse das marcas pelo sector masculino. Apesar de existir oferta no âmbito do serviço de cor masculino, Paulo Soares não deixa de afirmar que “existe ainda um caminho a percorrer pelas marcas na área da coloração masculina, principalmente ao nível do desenvolvimento técnico, para que se possam ultrapassar alguns pontos menos favoráveis”.
Mas ainda existem alguns preconceitos e o aspecto artificial da coloração no homem é uma ideia pré-concebida que se foi propagando no tempo, resultando numa outra que sugere que o cabelo branco é socialmente aceite pelos pares homens. Paulo Soares aponta uma explicação para o sucedido: “O facto de alguns homens recorrerem ao supermercado ou lojas de produtos de cabelo, para disfarçarem os cabelos brancos em casa, sem aconselhamento profissional, não ajuda a quebrar o tabu”.
Já Marco Aurélio Gouveia, barbeiro de profissão e proprietário de quatro barbearias, ao longo de 15 anos de carreira, nunca sentiu que existisse um mito ou um tabu associado à coloração. “Tive sempre clientes que camuflavam brancos e clientes que optavam por situações de transformação total, tanto na cor como na forma”, o que demonstra a mudança do paradigma do consumidor masculino relativamente ao disfarce de brancos e à coloração.
A garantia de um bom trabalho
Para uma boa experiência de coloração Paulo Soares aconselha “recorrer a um profissional, para uma boa avaliação de cor e a indicação das várias opções para o resultado pretendido e é fundamental a utilização de bons produtos”. Para além disso, há cuidados básicos que devem ser levados em consideração por quem recorre à coloração, pois o cabelo com pigmentação artificial necessita de um shampoo adequado e, em alguns casos, de um hidratante, para manter a fibra capilar saudável e permitir uma boa fixação dos pigmentos.
O hairstylist lembra ainda um aspecto relevante, muitas vezes esquecido: “por vezes, este serviço é executado com uma abordagem idêntica às mulheres, sem ter em conta que o homem não tem as mesmas rotinas do que a mulher. É importante adequar o tipo de coloração à expectativa do resultado pretendido, assim como aconselhar a coloração apenas a quem tenha disponibilidade para uma boa manutenção”.
Os cabelos brancos não têm de ser um problema e as marcas profissionais têm vindo a dar resposta aos consumidores que pretendem esconder os fios grisalhos ou que, pelo contrário, os querem manter, saudáveis e bonitos.