Carlos Sola: “Acrescentar valor e elevar a indústria dos cabeleireiros.”
Director de Marketing Portugal – Espanha da Wella Company
Com uma história de mais de 140 anos, a Wella Company mantém-se fiel aos seus valores de origem. Empenhada em oferecer serviços de valor acrescentado aos seus parceiros profissionais, investe fortemente na inovação e na formação como forma dos salões se afirmarem como negócios prósperos. Carlos Sola, director de Marketing Portugal e Espanha, revela à TOM SOBRE TOM a sua visão e expectativas da marca sobre o mercado português e como se propõe tornar a marca líder de coloração em Portugal.
Que visão tem a marca sobre o mercado português?
De acordo com fontes disponíveis*, o mercado profissional português, apesar dos contratempos causados pela situação macroeconómica desfavorável, apresenta uma evolução estável e ligeiramente positiva.
É um mercado onde a coloração profissional tem um enorme potencial para crescer, pois enquanto noutros países europeus o seu peso é de aproximadamente 50%, em Portugal está perto dos 32%. **
Na Wella Professionals, enquanto pioneiros e líderes da coloração a nível mundial, assumimo-nos como parceiros chave para desenvolver o segmento, oferecendo serviços rentáveis e de maior valor acrescentado.
Quais são, para a Wella Company, os principais desafios que o sector enfrenta actualmente?
Após 2022 e início de 2023, onde a maioria dos salões se concentrou no regresso à actividade normal, o principal desafio foi fornecer aos salões as ferramentas para oferecer serviços diferenciadores de valor acrescentado que aumentem o talão médio e a frequência de visitas dos consumidores. Neste contexto, a formação continua a ser um elemento essencial de diferenciação nos serviços que os nossos salões oferecem ao mercado de forma a alcançarem um posicionamento superior, a personalização do seu menu de serviços e, consequentemente, negócios mais prósperos.
“Os nossos parceiros confiam na Wella para impulsionar activamente o crescimento e o desenvolvimento do seu negócio.”
E onde consideram estar as oportunidades para os profissionais de cabeleireiro?
A principal missão dos Hairstylists deve ser explorar a sua criatividade para definir tendências e inspirar os nossos consumidores a visitarem o salão para realçarem a sua beleza. Na Wella Company, a nossa missão é acompanhar os Hairstylists nesta viagem. Como pioneiros e líderes em coloração, apoiados pelos protagonistas mais relevantes do panorama profissional, com formação de vanguarda, inovação disruptiva e o domínio absoluto das técnicas de coloração, acredito que somos capazes de co-criar com os Hairstylists os looks perfeitos para conquistar as consumidoras.
A grande oportunidade surge da digitalização, um processo em que todos estamos envolvidos e ainda temos muito para evoluir. Temos, por isso, como objectivo digitalizar os nossos salões para produzir conteúdos digitais poderosos em plataformas relevantes que mostrem as possibilidades no mundo da coloração profissional e o que conseguimos com produtos e serviços de qualidade para os consumidores finais, dando o toque final com o selo de confiança de Colorista Wella.
Como é que esses conteúdos digitais se poderão impor e valorizar os profissionais face ao que já é distribuído gratuitamente nos canais digitais?
A contribuição do profissional é fundamental e vai muito para além da utilização do produto. Na Wella, estabelecemos sempre um paralelo entre a indústria profissional e o mundo gastronómico. Há alguns anos, a profissão de chef de cozinha era uma profissão desprezada, tal como acontece por vezes com os profissionais de cabeleireiro. A nossa missão é clara e consiste em elevar o sector e a figura do profissional.
Nesta comunidade, as figuras mais representativas são admiradas graças à escolha correcta das matérias-primas, ao domínio absoluto do tempo e da técnica, à mestria do seu trabalho, ao reflexo da sua personalidade no resultado final, a um serviço distinto ao consumidor final e, claro, à regularidade, constância e segurança de um resultado final perfeito.
É exactamente esta a definição de um colorista Wella e nós estaremos sempre ao lado do profissional para lhe fornecer as ferramentas necessárias.
Como é que a Wella Company se propõe responder aos desafios que identificou?
Na Wella Company, somos fiéis aos nossos valores originais. Durante 140 anos, a Wella tem estado empenhada na inovação e no fornecimento de produtos e serviços que incentivam a criatividade dos Hairstylists.
O nosso principal objectivo é acrescentar valor e elevar a indústria dos cabeleireiros. Para tal, proporcionamos aos nossos parceiros uma formação de vanguarda como já referi, serviços rentáveis, maior diferenciação e mais tráfego para os seus salões. Factores que consideramos determinantes para o sucesso dos seus negócios.
A nossa aposta no acompanhamento dos salões é inequívoca. Para isso alocámos a maior equipa de Educadores no mercado, assim, como de Consultores de Vendas. Em Portugal temos dois estúdios, em Lisboa e no Porto, a partir dos quais damos a formação mais avançada para todo o território nacional (incluindo as ilhas da Madeira e dos Açores). E elevámos a nossa formação para o mundo digital através da nossa plataforma “eEducation” com acesso a mais de 4000 horas de formação gratuita, disponíveis 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana.
E como é que se posiciona a Wella enquanto parceira de negócio dos salões?
O nosso sucesso está intrinsecamente ligado ao sucesso dos profissionais de cabeleireiro e é este entendimento que orienta as nossas acções. Com os largos anos de experiência, temos colocado sempre os profissionais no centro de tudo o que fazemos e o nosso compromisso de criar valor para os nossos parceiros permanece inabalável. Esta paixão partilhada inspira e motiva as nossas equipas.
Outra vantagem competitiva são os nossos programas de formação. Os nossos parceiros profissionais recebem um apoio de formação técnica incomparável, incluindo certificações de prestígio como a “Wella Color Total” e acesso gratuito à reconhecida formação online da Wella, acrescentando um valor inigualável ao seu desenvolvimento profissional.
A nossa inovação está sempre focada em aportar maior valor acrescentado aos nossos parceiros profissionais, através de novas tecnologias, serviços de maior valor acrescentado e tendências concebidas para permitir que os nossos salões parceiros ofereçam melhores serviços. Um exemplo claro disso é o serviço “Colour Glaze” com Shinefinity, um sucesso comprovado como ferramenta chave para aumentar o talão médio no salão.
Por fim, os nossos parceiros confiam na Wella para impulsionar activamente o crescimento e o desenvolvimento do seu negócio. Quer sejam de pequena ou de maior dimensão, empenhamo-nos para ajudar os salões a prosperar a longo prazo, com programas para expandir a sua pegada digital, impulsionar a presença nas redes sociais, aumentar o tráfego do salão, entre outras iniciativas.
Quais são as áreas em que mais investe para apoiar o negócio?
A inovação é, sem dúvida, o que mais diferencia a Wella Company, com mais de 500 patentes e uma equipa global de I+D com mais de 300 cientistas e engenheiros dedicados em manter as nossas marcas na vanguarda desta indústria. Entre as mais recentes inovações está a linha “Ultimate Repair” da Wella Professionals, uma tecnologia patenteada para reparar o cabelo em apenas 90 segundos, que foi lançada em setembro em Portugal.
Qual o significado de #WellaFamily?
É simples de dizer, mas poucas empresas o conseguem: ser verdadeiros parceiros dos nossos clientes, dando prioridade à proximidade, ao contacto pessoal, a uma relação humanizada mas sem perder de vista o profissionalismo.
E como já tive oportunidade de referir, o nosso principal objectivo é acrescentar valor e elevar o sector da beleza. Esta paixão partilhada inspira, motiva as nossas equipas e cria uma comunidade próxima com os nossos parceiros, unidos pela paixão do salão e da beleza profissional.
O que determina o êxito de um salão actualmente?
O sucesso só pode ser medido quando se avaliam os objectivos estabelecidos para cada negócio e isso é algo muito específico para cada salão. Na Wella Company, concentramos os nossos esforços em fornecer aos salões as ferramentas para atingirem os seus objectivos que assentam normalmente nos seguintes pilares: formação, aconselhamento para um negócio financeiramente saudável, diferenciação através de serviços distintos e eficazes e criação de tráfego para o salão.
Como é que o digital, na perspectiva da Wella, pode ser também aqui um aliado do negócio?
Como referência no sector, na Wella Company reforçámos o nosso plano estratégico com um forte enfoque digital, oferecendo aos profissionais a conveniência de compras online 24 horas por dia, 7 dias por semana, através da Wellastore, garantindo uma maior acessibilidade às nossas marcas, a qualquer hora e em qualquer lugar. Além disso, vemos o canal digital como uma oportunidade para multiplicar o contacto com os nossos parceiros, razão pela qual oferecemos acesso gratuito à reconhecida formação online da Wella, proporcionando um grande valor acrescentado.
De que forma a sustentabilidade integra as decisões estratégicas da empresa?
A Wella Company tem uma longa tradição de criação de produtos fiáveis e de elevado desempenho para cabelo e unhas, trabalhando em estreita colaboração com os seus consumidores e profissionais de beleza, conseguindo assim materializar produtos que inspiram a sua criatividade mas também orientados pela ambição de minimizar o impacto ambiental.
A sustentabilidade está integrada nos nossos processos de inovação e desenvolvimento de produtos. Os nossos critérios de sucesso estão ligados ao impacto ambiental através dos princípios da “Química Verde” e da nossa ferramenta de avaliação qualitativa de produtos “OneScore”.
Actuamos sobre os 3 componentes-chave de um produto:
Embalagem: as embalagens sustentáveis protegem as nossas fórmulas e dispositivos de forma eficiente, mantendo os produtos seguros durante o seu percurso desde a fábrica até ao seu destino. A embalagem é uma área prioritária onde estamos empenhados em fazer avanços significativos. Por exemplo, os nossos tubos de cor são atualmente fabricados com alumínio 100% reciclado. Isto permitiu-nos poupar 700 toneladas de alumínio virgem, reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) em 76% e consumir menos 66% de energia (em relação ao material virgem). Fomos reconhecidos com um prémio “Worldstar Packaging Award” em 2022.
Formulação: A Wella Company é um membro ativo do Consórcio “EcoBeautyScore”, uma iniciativa inter-sectorial que visa criar um padrão universal para o impacto ambiental dos produtos de beleza. Garantimos o bem-estar dos animais e a transparência dos ingredientes.
Ingredientes: Através da nossa Estrutura de Produtos Limpos e Ecológicos, pretendemos continuar a inovar, criando os nossos produtos com um fornecimento responsável de ingredientes e materiais que causam menos impacto no nosso planeta, ao mesmo tempo que mantemos os elevados padrões de qualidade de todos os produtos da Wella Company.
O que é que o mercado português pode esperar da Wella num futuro próximo?
Como já referimos, a inovação é um dos nossos valores distintivos. “Shinefinity” foi uma revolução total na categoria da coloração, associada a um serviço vencedor “Colour Glaze” que se tornou numa ferramenta chave nos salões ao permitir aumentar o talão médio e recrutar tanto clientes mais jovens, como clientes que só iam ao salão para cortar o cabelo.
Por outro lado, em Setembro, lançámos o serviço “Reparação Definitiva” com o Ultimate Repair, uma tecnologia profissional patenteada para reparar os cabelos danificados e dar-lhes uma suavidade e um brilho inigualáveis.
As próximas inovações do grupo Wella Company serão emocionantes tanto em coloração como em tratamento, sugiro que fiquem atentos aos nossos próximos lançamentos.
E em relação a mais investimento e compromisso com os profissionais?
O apoio da Wella ao mercado português é forte e constante. Temos uma equipa dedicada especificamente a Portugal, com escritórios em Lisboa.
O que mudámos foi a nossa ambição. Depois de nos tornarmos o n.º 1 em Professional Colour a nível mundial e em países como DACH (Alemanha, Áustria e Suíça), Brasil, Reino Unido, Irlanda, Itália e a vizinha Espanha, os nossos esforços vão agora concentrar-se em tornarmo-nos líderes em coloração em Portugal.
Actualmente, temos salões parceiros com um enorme reconhecimento no mercado português e orgulhamo-nos de serem também os criadores de tendências e estarem em voga. Cristina Rodrigues, Junior Silva, Facto, Maicon Scaglioni, Artz Hair, Bruna Santana ou Griffe Hairstyle já fazem parte da WellaFamily, sendo exemplos claros de salões de referência que já trabalham com a Wella Professionals.
Referências como Plisman, Wella Passionista e vencedor do “Trend Vision Award” em 2022 ou a recente incorporação de Helena Vaz Pereira como embaixadora de Wella Professionals e Sebastian, reforçam a nossa estratégia em ter connosco as figuras mais relevantes do mercado.
Como surgiu a oportunidade de colaborar com Helena Vaz Pereira?
A Helena fez parte da WellaFamily durante muitos anos e o seu desejo de ter um parceiro que lhe garantisse uma maior capacidade de criação e inspiração foi decisivo para que a nossa união se concretizasse. Orgulhamo-nos que uma das figuras mais relevantes em Portugal nos tenha escolhido como parceiro para evoluir e desenvolver a sua marca e o seu negócio.
O que é que esta parceria significa para as marcas Wella Professionals e Sebastian Professional?
A Helena ajudar-nos-á a levar a imagem real de ambas as marcas a uma multidão de profissionais e consumidores. Pioneiras na coloração e especialistas em cuidados e styling, as nossas marcas são um legado de paixão, sempre ousadas, atrevidas e transformadoras.
O que é que esperam desta relação para o futuro, como é que vai evoluir?
A Helena está a posicionar-se como uma das nossas embaixadoras de topo da marca. O nosso papel é fornecer-lhe as ferramentas necessárias para potenciar, evoluir e desenvolver toda a sua criatividade. O nosso objectivo é que a Hairstylist inspire tanto os profissionais como os consumidores, com o único propósito de elevar a indústria dos cabeleireiros.
*Fonte Kline CAGR 2017-2022: 2,1%
*Dados Kline Salon Hair Care Portugal 2022
Helena Vaz Pereira x Wella Company
Helena Vaz Pereira, a hairstylist das celebridades, que tem um dos mais conceituados salões de beleza em Portugal bem como uma longa carreira nos sectores editorial e televisivo, junta-se ao grupo Wella, unindo as marcas Wella Professionals e Sebastian Professional.
Com a Wella Professionals, a hairstylist poderá aperfeiçoar a sua técnica de coloração e inspirar-se nas últimas tendências da marca líder em coloração profissional, com mais de 140 anos de história. Já com a Sebastian Professional poderá alcançar os seus looks mais ousados e terá o seu aliado perfeito para explorar a sua criatividade.
Será possível testemunhar como uma hairstylist tão emblemática como Helena Vaz Pereira e o seu reconhecido salão Griffe Hairstyle se tornam parte do grupo líder do sector, a Wella Company, promovendo os seus valores, transmitindo a sua paixão pela profissão e criando os looks idealizados por cada cliente.
Já enquanto embaixadora Wella, Helena Vaz Pereira desenvolveu a sua primeira colecção anual de Corte, Cor e Styling para a marca. A colecção deste ano assenta na premissa de que o género não define o estilo. Cabelos são cabelos, precisam de cortes clássicos, bem executados e adaptados ao rosto e personalidade de cada um. O cabelo é um dos fatores mais decisivos para comunicar essa personalidade e estilo próprio, esta colecção é exatamente sobre isso. Uma colecção genderless que explora a personalidade de cada corte, apresentando duas versões: uma mais natural onde se dá enfase à técnica de corte e outra trabalhada através do styling mais conceptual. Os cortes foram trabalhados em paralelo numa versão natural e noutra com styling, como se o mesmo corte tivesse “duas caras”: uma transmite a personalidade e a essência individuais e a outra que personifica determinado momento ou ocasião, criando desta forma um desdobramento de looks para um mesmo corte.