Cartu Méndez: “Queremos que os profissionais cresçam e tenham sucesso”

A Tom sobre Tom esteve à conversa com a directora de educação da Coty Professional Ibéria sobre o seu percurso na marca. Conheça as propostas de formação que estão a ser implementadas e as novidades que estão quase a chegar a Portugal.

 

Regressou à Coty para uma nova função. Como tem sido esta nova experiência?

Já trabalho na Coty há quase um ano enquanto directora de educação de Espanha e Portugal e tem sido uma experiência maravilhosa. Já conhecia muitos profissionais e agora estou a conhecer muitos mais. Estou numa curva de aprendizagem e peço a todos que tenham muita paciência comigo porque estou a aprender, mas tenho muita sorte porque tenho uma equipa maravilhosa que me está a ensinar imenso.

 

Mas as mudanças não têm sido só a nível profissional… Confia no hairstylist e não tem medo de arriscar em novas cores e cortes de cabelo.

Sim, eu atrevo-me muito com o meu cabelo! (risos) Deixo que os hairstylists me façam tudo e, acima de tudo, que me aconselhem. Comecei a cortar o cabelo, a apostar em novas cores… e tem sido muito divertido! Eu adoro e as minhas filhas também porque não sabem com que cor de cabelo vou chegar a casa. Houve um dia que o meu pai nem me reconheceu! Estou a descobrir novas versões de mim e os profissionais também estão a descobrir que as suas clientes gostam de arriscar.

 

 

E qual é a sua percepção do mercado? Existem muitas diferenças entre Portugal e Espanha?

Acho que não há muitas diferenças. Tanto em Portugal como em Espanha, há pessoas muito inspiradoras. Sim, há clientes [espanholas] que são muito “atrevidas” (risos), mas no geral acho que somos muito parecidos: com vontade de viver e com uma inclinação para a beleza muito notável.

 

O que é que nos pode revelar em termos de novos produtos?

Continuamos a inovar no mercado de coloração com a marca Wella, porque se não inovarmos, os profissionais não podem inovar. Em relação a novidades, foram lançadas novas placas térmicas da GHD, que estão quase a chegar ao mercado português (confidencia), e a OPI também traz bastante inovação.

 

E a nível de formação, qual é o projecto mais recente do Grupo Coty?

Lançámos em Janeiro um conceito inovador em Portugal. Chama-se Wella Academy e proporciona cursos avançados práticos que explicam a técnica de cabeleireiro e não os produtos das nossas marcas: cursos de técnica de corte masculinos e femininos e de cor (como cortar, como fazer um degrade, etc.), unindo os profissionais com os experts de cabeleireiro. Já formámos muitos profissionais e estamos a ter um óptimo feedback! Esta é a nossa paixão, é por isto que nos levantamos todos os dias. Queremos que os profissionais cresçam e tenham sucesso.