Sabe como nasce uma colecção?
Há muito que o cabelo e a moda são faces da mesma moeda. Da passerelle para o salão, as tendências inspiram e ganham vida em visuais artísticos que fazem o cliente sonhar. O grande desafio é transformar essas propostas em visuais comerciais, adaptados ao estilo de vida de cada cliente, sem nunca descurar o lado fashion que uma tendência assume.
Conhecer o processo criativo de uma colecção é o melhor meio para transformar uma tendência numa ferramenta poderosa no salão. Compreender a sua base de inspiração e acompanhar o processo desde o nascimento da ideia até à proposta de visual, permite ao profissional fazer uma interpretação acertada dessa mesma tendência e encontrar a partir desta, a melhor proposta para cada cliente. Por isso, a revista Tom sobre Tom conversou com Sónia Millard (Facto Hair) para compreender o processo criativo da colecção SAVAGE.
SAVAGE de Facto Hair
Irreverente e ultraluxuosa, SAVAGE traduz na perfeição o espírito rock’n’roll que caracteriza a equipa Facto Hair. Com cortes muito marcados e jogos de luzes que remetem para os materiais selvagens, a nova colecção de Antony e Sónia Millard é altamente personalizada e traz novidades ao mundo da coloração.
Ponto de partida: personalização
“SAVAGE é a interpretação de Couture Color levada ao extremo. Cada proposta foi desenvolvida individualmente e pensada para uma modelo específica, de acordo com o seu tom de pele, cor de olhos, tom do cabelo e atitude. A base da coloração foi escolhida tendo em conta essa pesquisa corporal e posteriormente foi adicionada sobre a coloração um tom vibrante que é o foco de SAVAGE. Esta colecção permite uma grande variedade de looks: pode ir de um efeito muito natural a um mais vanguardista. A única variável é a intensidade da coloração.”
Puzzle de ideias
“Começámos a trabalhar esta colecção três meses antes da apresentação. Pesquisámos muito na internet, redes sociais e revistas internacionais para termos uma percepção mais clara das tendências que estão a dominar o mercado da moda, da música e do cinema. E a partir daí, fizemos a nossa interpretação, que foi materializada numa fusão de cortes clássicos – executadas ao mínimo detalhe – com tons vibrantes que conferem aos looks o estilo rockeiro presente no nosso ADN.”
SAVAGE no seu salão
As fórmulas de coloração desta colecção são complexas! Siga as instruções técnicas e não tenha medo de arriscar.
Novos tons
“Durante o processo de criação, sentimos necessidade de utilizar um tom que acalmasse a vivacidade cromática que esta colecção transmite. Como o tom que pretendíamos não estava disponível no portefólio de cores de Wella Professionals, o Peter André, o nosso Master Color Expert, fez várias experiências até conseguir atingir o tom que idealizávamos: um cinza-fumado mate (Golden Ice).”
A construção do look total
“Os cortes foram feitos pelos nossos Creative Top Stylists porque, apesar de se tratarem de cortes clássicos, exigem muita experiência e técnica. Em relação ao guarda-roupa, costumávamos trabalhar com stylists exteriores à equipa, mas sentíamos que, muitas vezes, não conseguiam estabelecer uma ligação directa entre cabelos e roupa. Como eu tenho experiência na área da moda, nesta colecção o styling foi da minha autoria. Privilegiámos as purpurinas, glitters e lantejoulas no guarda-roupa e elegemos as peças cujo brilho e tonalidade melhor combinavam com o cabelo. Depois, definimos os traços gerais da maquilhagem e nas provas com as modelos, definimos a interpretação final com a maquilhadora Antónia Rosa. A fotografia foi a última fase do processo e ficou a cargo de Kenton Thatcher.”
A quem se destina
“Pessoas atentas à moda, sem medo de arriscar. Geralmente, pessoas com alguma projecção social, que se situam entre os 25 e os 35 anos.”