Anna Santos, vencedora do Style & Colour Trophy Portugal 2022
Vencedora da primeira edição do Style & Colour Trophy realizado em Portugal, Anna Santos, em entrevista exclusiva à Tom sobre Tom, fala-nos sobre a forma como viveu a sua participação no concurso, as expectativas para a etapa internacional e deixa uma mensagem de confiança a futuros participantes.
Perfil
Anna estudava economia quando descobriu que a sua verdadeira paixão era o mundo dos cabelos. Também queria ser mecânica, mas a criatividade que fazia parte do seu adn falou mais alto. Começou a trabalhar aos 16 anos para construir um percurso pautado pela busca incessante de formação para estar o mais atualizada possível sobre o que de melhor a profissão de cabeleireiro tem para oferecer. Hoje é pro influencer Kérastase, faz editoriais de moda e participa nos principais eventos de moda nacional como o Portugal Fashion e a Moda Lisboa. O digital já faz parte do seu dia-a-dia por acreditar tratar-se de uma ferramenta essencial para o crescimento profissional mas também para dar a conhecer o seu trabalho. Há 19 anos que tem um espaço em nome próprio, Anna Santos Cabeleireiros, em São João da Madeira, com uma equipa de 6 elementos, e com uma missão bem definida: evoluir todos os dias e proporcionar felicidade às suas clientes.
O que a motivou a participar no Style & Colour Trophy?
Desafiar-me a mim própria e a vontade de dar o meu melhor todos os dias, sabendo que o grau de exigência do Style & Colour Trophy seria bem ainda maior.
Como se preparou para o concurso?
Tendo como objectivo criar o “meu” look French Edito, primeiro pensei na selecção da modelo e depois procurei inspirações para aliar à técnica de #FrenchBalayage. Como sou apaixonada por loiros, essa foi a minha principal inspiração, mantendo sempre a tendência da naturalidade.
Quais foram os maiores desafios neste processo?
O dia da competição na presença do júri. Foi uma experiência única, mas muito desafiante, porque “os nervos ficam à flor da pele”. Contudo é determinante não deixar que isso nos impeça de dar o nosso melhor.
Que produtos “must have” considerou determinantes para a realização do seu look de French Balayage?
A gama Metal Detox, sem dúvida! É uma ferramenta fundamental e imprescindível para eliminar qualquer risco de quebra no cabelo após o serviço de coloração e descoloração o que nos dá total garantia dos resultados de cor que pretendemos. E, claro, não posso deixar de referir a gama de descoloração Blond Studio que me dá total confiança. Neste trabalho, utilizei o Blond Studio 8 Bonder Inside, que é aquele com mais me identifico.
“Quer a competição em si, quer a partilha entre colegas são muito gratificantes e fazem-nos crescer muito, não só profissional, mas também pessoalmente.”
Se voltasse a participar o que faria de diferente?
Decorrido este tempo atá poderia mudar algo na técnica, no corte ou até na cor para criar mais impacto. Mas, por mais planeado que esteja um trabalho, também sou muito influenciada pela inspiração do momento….
O que retirou de mais positivo desta participação?
Que vale a pena desafiarmo-nos. Esta vitória é a prova disso mesmo e não podia ter mais orgulho nesta conquista.
Qual é a sua opinião sobre a existência deste tipo de concursos para profissionais de cabeleireiro?
Acho espectacular, porque quer a competição em si, quer a partilha entre colegas são muito gratificantes e fazem-nos crescer muito, não só profissional, mas também pessoalmente.
“Esta vitória fez-me acreditar ainda mais no meu trabalho.”
O que representou para si ter ganho o primeiro prémio da primeira edição de Style & Colour Trophy em Portugal?
Não tenho palavras para descrever a sensação única e de orgulho que sinto. O reconhecimento do nosso trabalho é muito gratificante e saber que estou a representar Portugal torna tudo ainda mais especial.
O que mudou depois de ter conseguido este reconhecimento do seu trabalho? E o que espera vir a alcançar com esta vitória?
Para mim foi mais uma prova de que a nossa profissão é a mais bela do mundo. Esta vitória fez-me acreditar ainda mais no meu trabalho e inspirar-me a mim mesma diariamente. O meu negócio a nível digital também cresceu muito com esta participação. Para o futuro, espero continuar a ter mais desafios de trabalhos de moda e estou a pensar criar a minha própria coleção.
Quais são as suas expectativas para a etapa internacional?
Muito ansiosa e a torcer para passar à última fase, desta vez internacionalmente. A nível mundial serão selecionados 9 finalistas e poder ser a representante no nosso país deixa-me muito expectante. Seria, na verdade, um sonho!
Qual o conselho ou a mensagem que gostaria de deixar a futuros participantes?
Desafia-te! Eleva o teu grau de criatividade e vive uma experiência única. O “risco” de sair da zona de conforto é altamente compensado pelo reconhecimento que temos quer entre profissionais, quer junto dos clientes. A ampliação que tive nas redes sociais, quer através da marca L’Oréal Professionnel, quer das próprias clientes pela partilha que fizeram, foi algo inédito. Cheguei a ter clientes que vieram de propósito ao salão só para verem o troféu e darem os parabéns. Ter o prazer de ouvir palavras como: “ é um privilégio vir a um salão dirigido por uma profissional que conquistou um prémio desta dimensão” é algo inesquecível. Por tudo isto, não posso deixar de partilhar este prémio também com todos aqueles que me acompanham, quer a minha equipa, quer os meus clientes, quer a minha família que me apoia incondicionalmente nesta aventura de querer ir mais além!