Grupo Davines: A beleza da sustentabilidade

 

Empresa de génese familiar fundada sobre os pilares da seriedade e do respeito, foram estes valores que determinaram o percurso e a filosofia do Grupo Davines, assente num modelo de negócio responsável com um impacto positivo na sociedade a todos os níveis. A sua nova sede, Davines Villages, é a expressão máxima dos valores de beleza, sustentabilidade e bem-estar que norteiam todas as suas actividades.

Davide Bollati, filho do fundador e hoje presidente do Grupo, identificou a Beleza Sustentável como a aspiração ideal sobre a qual pretende construir o sucesso da empresa. Este conceito, que começou por se traduzir em iniciativas de protecção ambiental, passou a representar a linha directriz que sustenta actualmente todas as actividades empresariais. Transparência, beleza, respeito e sustentabilidade resumem a visão do Grupo Davines, que transformou, assim, os valores familiares num elemento-chave para definir a forma de estar dentro e fora da empresa, mas também para os converter em ingredientes intangíveis e fundamentais dos próprios produtos, que expressam o foco humanista do negócio.

 

SUSTENTABILIDADE É O MOTOR DO CRESCIMENTO

Os princípios de responsabilidade do Grupo Davines começam, desde logo, por ser introduzidos no seio da organização e o seu Código de Ética é revelador do grau de compromisso assumido por todos. O documento foi redigido pelos próprios colaboradores com o contributo do filósofo Alberto Peretti e, além de reunir os valores profissionais de conduta e ética no trabalho, mostra como pequenos gestos quotidianos podem melhorar o ambiente laboral.

No entanto, o nível de consciencialização alcançado faz com que o propósito da empresa seja muito mais amplo, ambicionando construir a prosperidade do seu futuro, com base na maximização do seu impacto positivo no planeta e em todas as entidades com que se relaciona.

Em 2016 a empresa obteve a certificação B Corporation, que premiou os seus resultados nas áreas social e ambiental em cinco domínios: gestão, pessoas, comunidade, meio-ambiente e clientes, permitindo ao Grupo integrar uma rede de empresas empenhadas em alterar o objectivo do crescimento económico: o lucro não é um fim em si mesmo, mas um meio para servir a sociedade.

De forma continuada, o Grupo Davines empreende acções que minimizam a sua pegada ambiental e um esforço semelhante é efectuado no campo da responsabilidade social. Através do seu programa de voluntariado.

Símbolo da vocação ética da empresa é também o programa I Sustain Beauty, que convida a comunidade internacional de profissionais de beleza a deixar uma marca positiva no planeta através de projectos relacionados com o meio ambiente, a sociedade e as artes.

 

DAVINES VILLAGE: A CASA DA BELEZA SUSTENTÁVEL

Recentemente, o Grupo Davines inaugurou a sua nova sede nos arredores de Parma e o seu conceito arquitectónico – da autoria do atelier MTLC de Matteo Thun y Luca Colombo – representa a concretização mais tangível do espírito que impulsiona cada actividade da empresa. Idealizada para transmitir uma mensagem de profundo cuidado com o meio-ambiente e as pessoas, Davines Village foi criada sobre os valores da transparência, leveza, sustentabilidade, comunidade e bem estar, conceitos que identificam todo o projecto e se expressam através da estrutura global do espaço, o predomínio do verde, a escolha dos materiais de origem natural, como o vidro e a madeira, bem como as soluções técnicas e construtivas sustentáveis. Construído num terreno com cerca de 77.000 m², a área edificada abrange apenas 20% da superfície total, integrando os espaços destinados a escritórios, formação, laboratório de Investigação & Desenvolvimento, fábrica, armazém e uma enorme estufa central em vidro, que é o coração de todo o complexo.

Os restantes 80% do terreno são consagrados a diferentes tipos dezonas verdes, desenhadas pelo reconhecido atelier de arquitectura paisagista Del Buono Gazerwitz. Denominador comum de todo o projecto, o verde frondoso e abundante está em constante diálogo com a arquitectura e dá vida a diversos jardins, um horto científico onde se cultivarão algumas das espécies vegetais presentes nas formulações cosméticas, além de espécies comestíveis que serão usadas no restaurante. Idealizado por Davide Bollati, o Kilómetro Verde é outro elemento marcante do complexo e consiste numa faixa de vegetação, que tem por função proteger a área contra as emissões tóxicas da auto- -estrada vizinha. A ideia fez sucesso e já foi adoptada pelas empresas vizinhas, que fizeram crescer esta barreira verde até 11 quilómetros de extensão.

A estrutura do Davines Village, desenvolvida a partir do conceito de “Casa”, é uma reinterpretação contemporânea dos arquétipos das habitações tradicionais típicas das zonas rurais italianas, recordando o modo como pequenas casas eram dispostas em redor dos pátios centrais, para realçar as raízes familiares da empresa e proporcionar uma sensação de acolhimento, intimidade e comunidade. Concebidas para garantir o máximo de transparência, permitem que cada posto de trabalho possa desfrutar da envolvente verde.

 

 

Conheça o representante da Davines em Portugal:

João Casado, Representante da Davines em Portugal

E o salão que confia nos produtos Davines:

Salão Zé Manel e Rui Miguel: a marca Davines