Hair Fashion Tour

Duas marcas. Duas visões. Um único objectivo: desenvolver o mercado de beleza profissional.  

 

O mercado está a mudar e as marcas do sector de beleza profissional apostam em novas experiências e formas de abordar os seus clientes. Duas marcas do universo L’Oréal – L’Oréal Professionnel e Redken – unem-se e partilham o palco no evento Hair Fashion Tour onde foram apresentadas as últimas tendências através de shows inspirados nas cidades de Paris e Nova Iorque.

“Apesar de cada marca ter o seu espaço e a sua abordagem, a missão é única: ser o Motor da Transformação do Mercado Profissional, aproximando a consumidora dos espaços de beleza. É o que nos guia no dia-a-dia e é isso o que queremos partilhar com os profissionais deste país”, afirma Gonçalo Nascimento, director da Divisão de Produtos Profissionais do Grupo L’Oréal.

 

 

A partilha de ideias, conceitos e inspirações de duas marcas com abordagens distintas enriquece o evento. “No fundo, o que interessa são as pessoas que estão a assistir, portanto se as marcas se unirem toda a gente ganha: ganham os profissionais, as marcas, a indústria do cabeleireiro… e acabamos por atingir todo o universo de clientes dos salões de cabeleireiros”, afirma o Redken Artist Alex Vasconcelos, realçando a importância do sentido de partilha entre hairstylists.

Mas esta não é a primeira vez que vemos no mesmo palco vários universos do Grupo L’Oréal, já o tínhamos observado em 2017, na Alfândega do Porto, na apresentação do conceito Salon Emotion, conceito transversal às várias marcas que promove o upgrade comportamental e físico dos salões e cujo programa está a ser intensificado. Porquê? Porque, nos dias de hoje, os consumidores têm fácil acesso à informação, estando “a mais valia das lojas físicas (salões e espaços de beleza) na experiência e no gesto profissional”, afirma Gonçalo Nascimento. O colorista L’Oréal Professionnel My Sacha, presente no evento, vai mais longe e afirma que o salão deveria ser um espaço de confidências como se estivesse a receber o cliente “em casa, porque as pessoas hoje em dia procuram uma experiência mais próxima com o hairstylist.”

A rápida evolução dos produtos, tendências e tecnologias, tornam a educação permanente fundamental para satisfazer as exigências dos clientes. Foi por isso que L’Oréal Professionnel sentiu a necessidade de criar, em 2019, Access, um ecossistema digital de educação, lançado em Portugal neste evento.

 

 

 

Fomos saber como é que os protagonistas de Hair Fashion Tour viveram esta experiência em palco e nos bastidores:

 

Alex Vasconcelos, Redken Artist

“A mensagem que pretendíamos passar neste show era: no freedom no art, ou seja, se nós não conseguirmos ser livres dos nossos medos e preconceitos, não vamos conseguir criar. Inspirámo-nos no festival Burning Man, onde as próprias pessoas fazem parte da performance, e onde expusemos microtendências às quais demos o nosso cunho pessoal. Apresentámos três modelos masculinos com cores irreverentes e looks futuristas, e, para além disso, através da desconstrução das formas apresentámos um lado mais orgânico e natural.”

 

Sandra Coelho, Coordenadora/ID Artist L’Oréal Professionnel

“O show teve como principal objectivo criar um momento diferenciador e inesperado. No quadro 1, o mote foi a criação de um penteado tendência. No quadro 2, a inspiração foi a tendência actual de L’Oréal Professionnel La French através do Hair Bronzing. No quadro 3, a cor e a assimetria levaram a cabo uma criação 100% nacional pelas mãos dos ID Artists.”

 

Nuno Dias, Director de Educação L’Oréal Professionnel

“Foi uma experiência incrível, conseguimos criar um evento único no panorama nacional ao nível de inspiração e de espectáculo, e conseguimos transmitir em pleno o ADN de cada uma das marcas. Queríamos transmitir a força das marcas da divisão quando trabalhadas em conjunto, onde a componente inspiracional e o trabalho de equipa estivesse em evidência, num formato ‘Edutainment’ onde os clientes teriam acesso a um evento ao nível dos melhores eventos internacionais, realizado por equipas e hairstylists locais.”

 

Sam Villa, Global Artistic Ambassador Redken

“As marcas apoiam as marcas e os artistas apoiam os artistas, não interessa que marcas escolhem desde que sejam profissionais. Quis fazer um show diferente onde transmito a influência do cabelo e como a Redken afectou a minha vida. Temos que nos unir e divertirmo-nos a fazer aquilo que adoramos fazer. Neste show, vemos o que os outros profissionais estão a fazer e respeito isso porque tenho uma atitude diferente. Aprendi muitas coisas em Portugal, partilhámos ideias e isso é muito importante. A mensagem que tentámos passar é ‘abracem o que fazem’.”

 

My Sacha, Colorista L’Oréal Professionnel

“Criei a técnica de balayage francesa com a L’Oréal Professionnel há cerca de quatro anos e meio. Um pilar muito forte desta técnica é o visagismo e é muito inspirada na maquilhagem, podemos brincar com a moldura do rosto, criar contrastes e iluminar. Em relação às tendências parisienses presentes no show, a primeira foi romantic, a segunda foi luxury e a terceira foi party night. A romântica deu destaque às tranças e às texturas leves com efeitos mate, enquanto o luxo idolatra a arquitectura através do uso de imensa joalheria e acessórios, e para a noite de festa criámos efeitos néon através de maquilhagens para cabelo. O show realizou-se hoje e amanhã é a masterclass e esta interligação é muito interessante. Adoro eventos com uma vertente educativa. Adoro as pessoas, adoro o meu trabalho, adoro mudar e partilhar.”

 

Laetitia Guenaou, Embaixadora Internacional L’Oréal Professionnel

“Este evento foi uma experiência muito enriquecedora, porque há pessoas que gostam do lado chic da L’Oréal, muito parisiense e depois há quem goste de coisas mais ousadas apresentadas pela Redken. Tentamos passar duas mensagens: a tendência de uma mulher mais natural e parisiense, mas ao mesmo tempo chic, mas também que o hairstylist não pode parar de sonhar, porque o cliente muda muito e é importante mostrar-lhe as diferentes visões e culturas. O cabeleireiro é um eterno aprendiz, neste ofício estamos sempre a aprender e eu tenho apenas um pequeno contributo para isso.”

 

 


Access: O futuro começa hoje

Criado pela DPP do Grupo L’Oréal, Access elimina a distância e as barreiras à educação ao disponibilizar uma vasta oferta de tutoriais, vídeos inspiracionais e cursos fast-knowledge personalizados em formato e-learning com o objectivo de profissionalizar e alavancar a profissão. A plataforma permite ainda interagir entre utilizadores, bem como com alguns dos hairstylists mais icónicos da indústria, possibilitando a aprendizagem e a partilha de conhecimento, expertise e criatividade. “Hoje acreditamos que a mudança não garante necessariamente progresso, mas o progresso requer implacavelmente uma mudança”, refere Natacha Pinho, responsável pelo Access em Portugal, acrescentando que pretende atingir a meta de 3,700 utilizadores até ao final do ano de 2019.

O primeiro e único ponto de encontro digital para todos os cabeleireiros no mundo inteiro será “um pilar na forma como qualquer profissional, sendo ou não cliente, poderá desenvolver e formar-se nos mais diversos temas. Access vai para além da aprendizagem, queremos que seja uma plataforma de comunidade, entre profissionais que partilham o mesmo objectivo: aproximar a beleza profissional dos consumidores”, afirma Gonçalo Nascimento. No mês de Maio, juntam-se a esta plataforma as marcas Redken e Kérastase.