José Resende – De Campeão Nacional a Gestor de Sucesso

Cresceu entre escovas e tesouras, naquela que seria a sua maior escola: o salão da sua mãe. Desde cedo que se apaixonou pela arte dos cabelos e, de jovem prodígio a campeão nacional de corte, foi apenas um passo. Actualmente, José Resende é ID Artist de L’Oréal Professionnel e gestor do grupo José Resende Cabeleireiros & Spa.

 

Fale-nos do seu percurso enquanto cabeleireiro.
Comecei muito jovem, no salão da minha mãe. Inicialmente não queria seguir esta profissão pela exigência e tempo, mas acabei por me apaixonar pela arte! Para ter uma melhor percepção das minhas capacidades e entender qual o caminho que queria seguir, procurei novas experiências noutros salões. Fiz formação em Braga, Lisboa e Paris e ao longo da minha carreira, estive sempre rodeado de bons profissionais que me ajudaram a crescer, mas sem dúvida que a minha mãe foi o meu grande pilar.

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Em 2002, a vitória do Campeonato Nacional de Cabeleireiros e consequente participação como representante de Portugal no Campeonato Mundial de Cabeleireiros em Las Vegas, foi uma grande conquista, especialmente para um jovem cabeleireiro. Como foi representar Portugal num Campeonato do Mundo?
Acreditava nas minhas capacidades e sabia que aquele concurso seria uma óptima forma de me projectar e de desenvolver a minha perícia. A participação neste desafio foi fascinante e cansativa ao mesmo tempo. Durante todo o processo de preparação, tinha treinos todos os fins-de-semana em Lisboa. Mas sinto que valeu a pena, foi a concretização de um sonho e este processo fez de mim o profissional que sou hoje.

É proprietário e gestor do grupo José Resende Cabeleireiros & Spa, do qual fazem parte dois salões. Como se faz a gestão de dois espaços, em simultâneo?
É complicado, mas não é impossível. Procuro dividir o meu tempo e estar presente nos dois salões. Investi num bom software de gestão que me permite, por um lado, fazer um melhor acompanhamento das clientes, uma vez que disponho de uma ficha de cliente informatizada e por outro, que funciona como uma importante ferramenta de controlo de gestão do stock. No fundo, permite-me abranger duas áreas fundamentais na gestão do negócio.

Enquanto líder, que valores considera importantes passar à equipa?
Gosto de trabalhar em equipa e valorizo muito a honestidade. Depois, obviamente, procuro que na minha equipa haja muita dedicação e muito esforço. Recorro com frequência a formações externas e internas (ministradas por mim) para estabelecer patamares que motivem a equipa a crescer e a evoluir.

Que conceitos procura desenvolver nos seus espaços?
Considero que um atendimento personalizado e um bom diagnóstico são o segredo do sucesso! Dentro do salão, desenvolvi áreas específicas para cada serviço e apostei numa área de revenda com grande exposição. Além disso, procuro que os salões apresentem uma decoração actualizada por isso, com a chegada das novas estações ou em épocas festivas, “vestimos” os espaços a preceito. Já as renovações gerais acontecem, normalmente, de quatro em quatro anos.

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O que é para si determinante no conceito Salon Emotion, desenvolvido por L’Oréal Professionnel?
É um conceito muito bem estudado, que potencia a revenda dos produtos e a organização dos serviços. Os salões ficam com um look muito mais intuitivo e de fácil interpretação para o cliente.  A aplicação deste conceito envolveu algumas mudanças na organização dos salões, nomeadamente a criação de uma área de atendimento à entrada e o desenvolvimento de uma área de revenda com maior exposição. As calhas de lavagem, que se encontravam no centro do salão, foram deslocalizadas para uma zona com maior privacidade e foi criada uma área dedicada exclusivamente ao tratamento.

Como procura corresponder às expectativas dos seus clientes?
Os nossos clientes procuram essencialmente as transformações a nível de corte e coloração. Para isso, começamos por realizar um bom diagnóstico, para compreender as expectativas do cliente e entender o papel que desempenha na sociedade. Somos acima de tudo parceiros da imagem dos nossos clientes.

É ID Artist de L’Oréal Professionnel. Como nasceu a ligação a esta marca?
Quando criei o meu primeiro salão, em Riba de Ave, fui convidado a integrar a equipa L’Oréal Professionnel, à qual pertenço com muito orgulho há mais de
10 anos. Tem sido um crescimento constante e encontrei em L’Oréal Professionnel uma equipa que considero e respeito como família.

Quais as principais vantagens de estar associado a uma marca como L’Oréal Professionnel?
Sendo esta uma marca líder de mercado, fazer parte da mesma é revigorante. É sem dúvida um excelente parceiro de negócio. Esta relação permite-me ter contacto directo com outros profissionais da área, conhecer e partilhar a realidade do mercado de trabalho e estar em permanente actualização.

Como formador, quais as principais mensagens que procura passar a outros profissionais de cabelos?
O meu conselho é que nunca descorem as formações. A actualização constante é fundamental no contexto actual e a utilização dos meios digitais para esse efeito é uma mais-valia. Valorizo muito o diálogo com os formandos no sentido de os ajudar a ultrapassar as dificuldades do dia-a-dia e participar no seu crescimento.

Referiu, há uns anos, que “O cabeleireiro é como um amigo que nos aconselha e que tenta realçar em nós o mais belo”. Tendo em conta o contexto actual do mercado da beleza profissional, qual acredita que deve ser a atitude do cabeleireiro em relação à cliente do século XXI?
Acima de tudo, os profissionais devem estar atentos às necessidades do dia-a-dia de cada cliente.