A magia das extensões: como aplicar e cuidar

Desde tempos imemoriais, o cabelo é um símbolo de beleza e são muitas as mulheres que o desejam longo e volumoso. Uma forma eficaz de o obter é através das extensões: um serviço que já se afirmou e valoriza o salão. Descubra quais os métodos de aplicação de extensões mais procurados e os cuidados que deve recomendar à sua cliente.

A maioria das clientes que procuram o serviço de extensões desejam acrescentar mais densidade ao seu cabelo – mas esta não é a única razão. Pode ser porque querem um cabelo mais longo ou até adicionar madeixas de cor sem passar por um serviço de coloração.

Este é um serviço que tem vindo a ganhar espaço e expressão no salão e que depende da expertise do profissional. Melhor do que ninguém, o cabeleireiro sabe qual o método mais indicado para as necessidades de cada cliente. 

 

QUAL O MÉTODO IDEAL?

Um dos métodos mais procurados é o das extensões com queratina, que podem ser realizadas a quente ou a frio, dependendo do equipamento utilizado. No método a quente a queratina é derretida transformando-se numa espécie de ‘cola’ que une os fios naturais aos das extensões. No método a frio esta união dá-se através de uma máquina de ultra-sons. As mais-valias das extensões com queratina são a sua durabilidade (até seis meses) e ficarem quase invisíveis, mal se notando o ponto onde o cabelo natural e o das extensões se unem.

Outro método também muito procurado é o das extensões em banda. Aqui as extensões são unidas ao cabelo natural através de uma anilha de ferro ou de silicone. Embora o resultado também fique muito natural, exige uma manutenção regular (pelo menos uma vez por mês) e as uniões ficam mais visíveis do que no método da queratina.

Existem ainda outros métodos à disposição do profissional, como o nó italiano, onde as extensões são presas através de um elástico especial, ou a tissagem, que é muito utilizada em cabelos africanos.

Para clientes que procuram acrescentar ‘aquele’ extra ao look para uma ocasião especial, o profissional pode ainda recomendar métodos mais temporários, em que a extensão é presa com clipes fáceis de remover, ou mesmo postiços – por exemplo, o tic tac – como parte de um penteado mais elaborado.

Mas qual o método ideal? A resposta depende de vários factores como, por exemplo, a disponibilidade para fazer manutenção.  O material das extensões também é muito importante. As mais desejadas são, sem dúvida, as de cabelo humano que passam por um processo de tratamento que garante a sua qualidade.

 

Existem inúmeras marcas no mercado profissional como Great Lengths, Gold Fever, Myos, Ana Martins Academia De Extensões ou New Hair.

 

 

CUIDADOS ESPECIAIS COM AS EXTENSÕES 

Manter as extensões bonitas durante mais tempo exige cuidados especiais. Por isso é muito importante que o profissional dê dicas à sua cliente sobre a manutenção em casa e o que deve e não deve fazer às suas extensões.

Há alguns ‘mandamentos’ que é preciso ter sempre em mente:

  • Utilização regular de produtos nutritivos, como máscaras.
  • Dormir sempre com o cabelo apanhado numa trança, para não o embaraçar.
  • O profissional deve orientar a cliente sobre como pentear, lavar e até limpar o cabelo com a toalha – de preferência exemplificando no salão.
  • As escovas de extensão são hair tools que podem ser recomendadas, já que evitam que o cabelo natural forme nós com a extensão.