Manuel Novo: “O mais desafiante é fazer com que a nossa cliente se sinta confiante e segura”

A paixão começou cedo, mas já o levou muito longe. Com apenas 23 anos, Manuel Novo já penteou personalidades como Kate Middleton e actualmente é o hairstylist responsável pelas mudanças de look de Maria Cerqueira Gomes. Conheça a história deste profissional de talento reconhecido nacional e internacionalmente.

 

O que fez despertar a paixão pela arte dos cabelos?

Quando fui convidado para ser modelo num salão, gostei mais do nervosismo do backstage do que de desfilar! E foi aí que nasceu a paixão pelos cabelos. Comecei a trabalhar num salão no concelho de Alenquer e, mais tarde, tirei a formação de cabeleireiro.

 

Como surgiu a oportunidade de trabalhar num dos “melhores salões da cidade” de Londres, o ‘Neville Hair and Beauty’?

Fui de férias a Londres, apaixonei-me pela cidade e tentei ficar lá para evoluir na minha carreira. A oportunidade surgiu de uma forma espontânea.

 

Que diferenças encontrou entre este salão e os salões em Portugal onde trabalhou?

As diferenças são enormes, desde a nossa valorização enquanto profissional à organização e arquitectura dos salões, muito simples e de fácil leitura. Em Londres, as clientes respeitam os hairstylists tanto quanto os médicos.

 

Tornou-se hairstylist privado da designer de moda Tamara Ralph e esta apresentou-o à duquesa de Cambridge. Não podemos deixar de lhe fazer a pergunta que toda a gente lhe tem feito: Como foi ser o hairstylist de Kate Middleton?

Foi um orgulho enorme, mas uma responsabilidade também. Adorei a experiência, foi óptimo. 

 

 

Com apenas 23 anos, já penteou inúmeras personalidades. Qual a qualidade que os seus clientes mais elogiam em si?

A qualidade ou defeito, será mesmo a honestidade. Digo o bom e o mau, mas sempre no bom sentido. Por exemplo, se a cliente quiser fazer uma mudança que não lhe fica bem, não a executo, porque sei que não irá gostar do resultado final.

 

O que o fez regressar a Portugal?

Regressei a Portugal depois de ter cumprido os meus objectivos em Londres. Já tinha ponderado sair de Londres e rumar a outro país quando surgiu o desafio da L’Oréal Portugal e decidi aceitar.

 

É o responsável pelas mudanças de look de Maria Cerqueira Gomes, a embaixadora L’Oréal Professionnel de 2019. O que é mais desafiante num processo de mudança de visual?

O mais desafiante é fazer com que a nossa cliente se sinta confiante e segura na mudança que estamos a sugerir.

 

A coloração INOA será a sua principal aliada. O que torna INOA tão diferenciadora? Onde é que este serviço de coloração mais evoluiu nestes 10 anos?

Ao longo destes 10 anos, INOA tem vindo a surpreender muito todos os profissionais, reinventando-se sempre para melhor ao nível da sua cosmeticidade, performance, respeito pelo fio capilar, suavidade e brilho obtido.

 

Porquê a escolha do tom bronze?

Porque é actualmente uma das grandes tendências, mas, acima de tudo, porque valoriza a beleza de Maria Cerqueira Gomes. As tendências são adaptáveis a todas as clientes, mas nem sempre se pode utilizar completamente uma tendência. É uma questão de apresentar apontamentos dessa tendência e conseguir um look trendy ao mesmo tempo.

 

Qual a técnica que utilizou no primeiro look da apresentadora? E porquê?

A técnica utilizada na primeira transformação foi foilliage. Como queríamos obter um aclaramento suave, utilizei esta técnica pois permite ter um aclaramento natural e em degradé sem um grande contraste de cor.

 

Fale-nos das tendências parisienses que Maria Cerqueira irá protagonizar.

As tendências parisienses baseiam-se muito em looks naturais. Uma típica mulher francesa que aparenta ter tudo mas, se analisarmos bem, é uma mulher muito simples. Esta é a grande tendência de 2019.

 

O que podemos esperar para as próximas mudanças de visual?

Nas próximas mudanças da Maria, o que podemos esperar é glamour, mas natural ao mesmo tempo. É tudo e é nada.