Manuela Mesquita: “O meu maior desafio é manter a equipa motivada”
A formação é parte integrante do percurso profissional de Manuela Mesquita e das suas colaboradoras, porque o mercado está cheio de novas oportunidades, mas também cada vez mais exigente. Saiba como Manuela Mesquita diferencia o seu espaço.
Perfil
Com um percurso profissional de mais de 25 anos, participou em várias formações de academias internacionais como Nova Iorque, Londres, Paris, Barcelona, Madrid, e esteve lado a lado com profissionais nacionais e internacionais com os quais aprendeu muito. “Quero dizer-vos que estou muito agradecida a todos, sem excepção!”, partilha.
Fale-nos do seu espaço. Como o define e como é constituída a sua equipa?
Abri o meu primeiro espaço há 20 anos (em 1999). Actualmente, tenho o Manuela Mesquita Cabeleireiro e Spa, um espaço unissexo intemporal localizado em Vila Nova de Famalicão que combina o aconchego de um ambiente familiar com a funcionalidade de um estúdio de moda. Conto com sete colaboradores com diversas funções, entre elas: recepcionista, cabeleireiro, manicure/pedicure, maquilhador, terapeuta de spa e estética.
Como está organizado e quais os serviços que disponibiliza?
Está organizado de acordo com o conceito de Salão Emotion, onde existe uma estrutura com vários parâmetros distintos para garantir o melhor atendimento ao cliente. Disponibilizo todos os serviços de cabeleireiro e estética, bem como massagens, terapias energéticas e hipnoterapia.
Qual o perfil da sua cliente?
Uma cliente moderna e exigente!
Como olha para o mercado de beleza profissional?
Vejo um mercado em constante evolução e cheio de novas oportunidades, mas cada vez mais exigente tanto para o profissional como por parte de quem nos procura.
Qual o papel da formação no seu percurso e no das suas colaboradoras? E qual o seu maior desafio enquanto profissional de beleza?
A formação desempenha um papel de extrema importância uma vez que a evolução do profissional não passa apenas pela parte técnica, mas também pelo desenvolvimento pessoal e humano. O meu maior desafio é, por isso, manter a minha equipa motivada.
Qual a importância da presença online de um negócio no sector da beleza?
Nos dias de hoje, considero a presença online imprescindível uma vez que o cliente é um cliente “digital”. Deste modo, promovo o meu espaço através das redes sociais, mas, na minha opinião, o passa a palavra entre clientes também é muito importante.
Qual a influência do digital nos serviços que disponibiliza?
O digital possibilita que cada serviço ou produto atinja novos clientes que não conhecem o nosso espaço. É uma grande ajuda na dinamização do nosso espaço, produtos e serviços o que, por sua vez, traz novas marcações. Há dois anos, decidi criar um website quando, em parceria com a Poça Consulting, projectámos os nossos objetivos e metas a atingir.