Miguel Teixeira: “Temos que marcar a diferença”

Miguel Teixeira | Forever and Ever Cabeleireiros

 

A paixão pelos cabelos começou há 15 anos. Hoje o hairstylist e formador Miguel Teixeira faz parte das equipas da L’Oréal Professionnel e da Haute Coiffure Française. Decidiu participar no #PORTUGALCOMTALENTO, um passatempo da Tom sobre Tom em parceria com a L’Oréal Professionnel, e ficou entre os cinco favoritos.

O que o levou a enveredar pela área de cabeleireiro?
Apaixonei-me pela profissão. Frequentei os três anos do curso e finalizei-o ao mesmo tempo que estava a trabalhar. Passei por vários salões em Lisboa na esperança de aprender com as marcas. Na altura era muito fácil arranjar trabalho, e eu dava-me ao luxo de escolher o que queria. Também fiz muitos editoriais de moda, trabalhei com o canal Hollywood, na Moda Lisboa, no Portugal Fashion, com modelos como Liliana Campos… mais tarde, integrei o Clube Artístico dos Cabeleireiros de Portugal como criativo. Em 2010, a minha mãe abriu este salão e fez-me o convite.

Que ferramentas são fundamentais para se propor um corte de cabelo adequado a cada tipo de cliente?
Considero-me um visagista. Olho para o rosto do cliente, e, tendo em conta as suas características: uma testa comprida ou curta, um rosto longo ou largo, o tom de pele, o seu dia-a-dia; se é um cliente casual ou mais clássico, tudo isso influencia o corte. 95% das vezes as clientes aceitam a sugestão e ficam satisfeitas com o resultado.

Qual o perfil do seu cliente?
Pessoas informadas, com poder de compra, que apostam muito na qualidade e que me procuram a mim e à minha equipa pelo serviço que prestamos. Para isso temos que estar sempre atualizados para marcar a diferença. Só desta forma conseguimos que as clientes acreditem em nós e se sintam confiantes para aceitarem as nossa sugestões.

O que é que os seus clientes mais valorizam num serviço de coloração?
O brilho, a intensidade do brilho e a durabilidade.

Qual o penteado perfeito para…
…um festival de verão? Tranças. Soltas e embutidas.
…um casamento? Soltos, presos ou semi-presos.
…uma festa sunset? Um estilo beachwaves, solto com volume.

Como olha para o mercado de beleza profissional?
Os meus colegas hairstylists estão a aderir cada vez mais à formação, pois percebem a sua importância na atualidade. Hoje temos uma tendência, amanhã já temos outra. As clientes são mais exigentes e se o cabeleireiro não acompanhar essa evolução acaba por ficar para trás.

Para além da Formação, que outros desafios se colocam aos profissionais?
É preciso ter a resposta na ponta da língua. Para isso, temos que estar sempre informados, de forma a tirar as dúvidas às nossas clientes. A L’Oréal Professionnel é o melhor sítio para nos informar. Para além disso, os clientes todos os meses querem mudar e temos que ter uma enorme criatividade e capacidade para os surpreender.

 

Recordamos o look que garantiu o segundo lugar ao Miguel Teixeira no passatempo #PORTUGALCOMTALENTO: