Miguel Viana: “Estou a renascer. A voltar à essência.”
Fotografias realizadas no salão do Porto
Numa altura em que é comum as pessoas partilharem todos os seus passos, Miguel Viana fez do segredo “a alma do negócio” e 23 anos depois de ter aberto um salão na Foz do Douro, trouxe até ao coração de Lisboa um conceito intimista e sofisticado que reflecte a sua forma de ser e de estar.
Fale-nos do conceito do seu espaço Privé e do que motivou a sua vinda para Lisboa.
Vir para Lisboa era um sonho que eu adiei durante anos. E achei que agora fazia todo o sentido. Sempre gostei de trabalhar em salão e nesta fase estou com muita vontade de receber e de acompanhar as pessoas. De as sentir e de as compreender. Este entusiasmo foi determinante. Relativamente ao conceito, este é um espaço que reflecte a minha personalidade, toda a minha sensibilidade, o meu sentido estético e que pretende proporcionar, desde logo uma experiência de descoberta do próprio espaço, onde recebo as clientes de uma forma íntima e próxima. Quero dar-lhes o melhor porque é dessa forma que eu gosto de ser recebido e esta reflexão sobre o outro acaba por desencadear este conceito, que faz lembrar um pouco as “maison de hautte couture” de antigamente.
Porque é que sentiu a necessidade de o manter secreto, numa altura em que tudo é público?
Tenho um pouco a mania da diferença (risos), porque sempre fui e porque sei que há pessoas no mundo como eu, que vão apreciar estar num local discreto, onde possam ter este lado mais privado, mais intimista. A minha primeira preocupação sempre foi abrir, começar a trabalhar e perceber o que ainda não está bem, porque só com o dia-a-dia é que vamos reconhecendo as “falhas” e afinando pormenores. Por outro lado, acho que as coisas devem ser divulgadas e festejadas quando elas têm alguma história e já deram provas de qualidade. A tudo isto, junta-se a minha forma de ver as coisas. Adoro preservar os meus momentos apenas para mim e queria dar essa oportunidade aos meus clientes.
Apesar de estar envolto em algum secretismo, o que nos pode revelar sobre o espaço?
O espaço vai sendo descoberto. A cliente é recebido numa sala muito semelhante ao escritório de uma casa. Daí, é encaminhada para uma sala, que a surpreende por ser completamente diferente daquilo a que está habituada. Os biombos que a compõe abrem-se, pondo a descoberto uma espécie de toucador, revestido com espelhos em tons de dourado, que envolvem a cliente num círculo, permitindo-lhe uma visão de 360º sobre o trabalho que está a ser realizado, exponenciando toda a relação intimista que se estabelece entre nós os dois. No fundo, é como um “esconderijo secreto”, onde o próprio mobiliário de salão está escondido e envolvido no mesmo glamour. É nesta sala que efectuo o corte a seco, uma assinatura muito minha e o styling. Na sala de cor que se precede, o destaque recai no deslumbrante espelho e nas duas poltronas, já que é por detrás de um novo biombo que se encontram todos os produtos e acessórios e onde o apoio articulado de lavagem permanece, até ser necessária a sua utilização. A viagem passa também pela sala de lavagem e tratamento, que proporciona uma atmosfera mágica. Desta sala fazem parte as calhas de lavagem que a marca italiana Maletti teve a amabilidade de personalizar, seguindo as minhas indicações, música ambiente e controle de intensidade de luz para que a minha cliente usufrua dos tratamentos de uma forma inesquecível. A pensar na cliente que pretenda ir daqui directamente para um evento, preparei este espaço com uma casa-de-banho, onde pode tomar um duche, e uma sala onde, posteriormente, se pode vestir e desfrutar de um serviço de maquilhagem sob marcação. No fundo, é como se fosse a minha casa, pela decoração, pelos materiais nobres, pelo próprio conceito, que consegui materializar com a ajuda do Miguel Costa Cabral que já me tinha ajudado no projecto de decoração do salão na Foz. Eu partilhei com ele um pouco da minha ideia e ele surpreendeu-me com o resultado.
Leia a entrevista na íntegra na revista Tom sobre Tom!
Reveja o salão de Miguel Viana no Porto aqui:
Conheça o salão de Miguel Viana, onde o luxo e o conforto se unem