Noivas: maquilhagem e penteado pelas mãos de profissionais
Desengane-se quem considera que a maquilhagem e o penteado de noiva são iguais às propostas praticadas noutra ocasião qualquer. Da mesma forma que a noiva procura o local ideal para celebrar o casamento e escolhe o vestido de sonho, também a maquilhagem e o cabelo, pelas exigências que lhes estão associadas, deverão ser entregues a profissionais qualificados.
Vou casar, e agora? Este é o começo de uma aventura para uma noiva que projecta para esta data tão especial, um dia de sonho. Da escolha do vestido, ao local do evento e do catering, passando pela planificação da lista de convidados, nada pode ficar ao acaso e o penteado e a maquilhagem não são excepção. Para um dia que se quer perfeito e mágico, todos os detalhes contam.
A maquilhagem porque é de longa duração e deverá funcionar com várias iluminações diferentes consoante a hora do dia, quer seja em espaço interior, quer exterior.
E o cabelo porque se deverá manter igualmente impecável ao longo do dia, o que poderá implicar o acompanhamento do hairstylist. Por se tratar de um extra, a maioria das noivas não pede este serviço quer para cabelo quer para maquilhagem, pelo que tudo terá que ser previamente pensado e antecipado para que a noiva não tenha que se preocupar com sucessivos retoques ao longo das várias horas do evento.
Sara Costa, hairstylist e proprietária do espaço Sara Costa Beauty, confirma que ainda não é muito frequente o pedido deste serviço, no entanto, é algo que está a mudar. Quando solicitado, o serviço pode incluir cabelo e maquilhagem da mãe da noiva e das madrinhas ou damas de honor, além do acompanhamento à noiva nos diferentes momentos que implicam a mudança de visual, não só do vestido, mas também do penteado e da maquilhagem.
@saracostabeautyconsultant
Garantidos os pressupostos relacionados com a preparação antecipada, mais importante ainda, tanto maquilhagem como penteado deverão refletir o estilo da noiva. Cada noiva é única e todo o look tem que ser projectado em conjunto com o vestido, os acessórios, os sapatos e o esquema cromático escolhido para o “grande dia”. Este cuidado e detalhe requerem uma prova prévia onde o profissional e a noiva decidem o look a realizar para o dia do casamento e percebem que produtos funcionam melhor de acordo com o resultado final pretendido para que a noiva se sinta confiante.
De acordo com Marta Ramalho, maquilhadora profissional e certificada da Make Up School, “a maquilhagem não deve sucumbir às tendências que marcam o ano em que a noiva se casa, mas antes, deverá ser intemporal e valorizar a beleza da noiva porque serão essas as imagens que irão registar para sempre o dia tão desejado”.
Já nos cabelos, a escolha das noivas é na maioria das vezes influenciada pelas tendências do momento, como refere Sara Costa e as preferências atualmente são “um estilo mais solto, mais leve, onde o visual boho e as ondas dominam. É um estilo que parece que foi feito em casa, mas não foi. Há todo um trabalho e um embelezamento, até para garantir que o penteado se mantém impecável ao longo de todo o dia.” Os acessórios também estão em voga, “sobretudo as joias artesanais.
Conhecer e seguir as tendências é também uma exigência para os profissionais. Desde logo, conhecer bem a noiva, perceber quais são as suas expectativas e desejos de forma a propor o que mais a valoriza. No salão Sara Costa Beauty, este processo começa com uma consultoria de imagem, onde se estuda a sua morfologia do rosto e o tipo de corpo. Para decidir aquilo que melhor se adequa à noiva, é realizado um inquérito específico sobre os seus gostos e o estilo escolhido para o casamento, em termos de local, temática e ambiente, sendo que posteriormente, tendo em consideração essas informações, é preparado um book com algumas sugestões de penteados e maquilhagem. Marta Ramalho acrescenta: “por todas estas razões, a noiva deverá escolher um profissional qualificado e não alguém que “tenha jeito” para maquilhar”.
@fini.rico.mkp