Nova academia L’Oréal – O futuro começa hoje
L’Oréal Portugal abriu as portas da sua inovadora Academia em Lisboa: a primeira no mundo com um ecossistema digital integrado. Um espaço de formação e inspiração que oferece uma experiência inédita e tem como objectivo dotar os profissionais de Beleza de todas as ferramentas necessárias para responderem aos desafios da era digital.
Com uma presença sólida de 55 anos em Portugal, a L’Oréal Portugal tem vindo a acompanhar as constantes mudanças do sector da Beleza, as expectativas das consumidoras e as necessidades dos profissionais. No compromisso de inovação contínua assumido com o sector, a educação tem sido uma prioridade e há mais de 25 anos que as suas Academias, em Lisboa e no Porto, dão formação a cabeleireiros de todos o país. Só em 2016 foram 8.500 formandos.
Em 2017 a Divisão de Produtos Profissionais L’Oréal vai mais longe, com um projecto pioneiro que impulsiona os profissionais de Beleza, e os seus espaços, para a era digital e para o conceito de Beleza Profissional Global. A nova Academia não só explora o potencial das ferramentas de comunicação digital, como também incentiva a criação de uma oferta mais diversificada, incluindo, por exemplo, serviços de estética no salão.
Segundo Inês Caldeira, CEO da L’Oréal Portugal, esta nova Academia “estimula o sector a reinventar-se, transformando os salões e institutos de beleza em locais de experiência e emoção, e os seus profissionais a tirar o melhor partido da comunicação digital para captar e reforçar laços com a consumidora.” Uma consumidora que, como afirma a CEO, “está a um clique de milhões de bytes de informação” a que pode aceder cada vez mais facilmente graças aos avanços da tecnologia mobile. “As empresas que não souberem inovar e acompanhar estas mudanças não vão conseguir manter-se competitivas e sustentáveis”, conclui.
Com um investimento de 1,2 milhões de euros, a nova Academia L’Oréal é, nas palavras de Gonçalo Nascimento, Director da Divisão de Produtos Profissionais L’Oréal, “o que acreditamos ser a montra do futuro da Beleza em Portugal”.
Tecnologia e emoção
Com 700 metros quadradros de área total, divididos por dois andares, a Academia apresenta muitas novidades. A primeira são as quatro salas de formação, equipadas para proporcionar formações em live streaming – ou on demand, caso a formação tenha sido gravada –, permitindo a qualquer profissional, independentemente do local onde se encontra, o acesso aos conteúdos ministrados por uma equipa de 51 educadores.
Outra novidade é a sala Carita e Décleor: com um ambiente spa, reflecte a aposta na Beleza Global. A Academia inclui ainda uma sala de reuniões.
Todos estes espaços estão devidamente interligados pelo ecossistema digital, constituído pelos mais modernos dispositivos e por um software personalizado, para proporcionar uma experiência em que tecnologia, inspiração e emoção caminham de mãos dadas.
E-Academy: Uma app que permite a cada visitante criar o seu perfil, funcionando como registo de entrada sempre que vem a uma nova formação na Academia. A app está ligada a uma plataforma de e-learning onde é possível consultar as formações frequentadas e a respectiva documentação. O e-learning permite ainda aceder a formações online em registo live stream.
Touch Me: Uma mesa interactiva que pode ser utilizada por quatro pessoas em simultâneo, com diferentes objectivos de navegação/pesquisa. Esta plataforma – que está online e pode ser consultada em qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo – tem como missão chegar aos consumidores, sendo uma referência de conteúdo diário sobre tendências do mundo da Beleza Profissional. Para os profissionais, tem uma área reservada que lhes permite aceder à zona de Educação, consultar as últimas formações, fazer novas inscrições e gerir todo o seu plano formativo.
Galeria Interactiva: Apresenta os produtos e serviços das marcas que integram a Divisão de Produtos Profissionais da L’Oréal. A partir da leitura dos códigos de barras nas embalagens, os ecrãs mostram a função e eficácia de cada produto, assim como acções promocionais a decorrer. O objectivo é reforçar a área de shopping, promovendo o diálogo entre os profissionais e a consumidora.
Experiência Virtual 3D: Com o objectivo de imaginar como será o salão do futuro, foi criado o espaço ‘Salon Emotion’. Uma experiência imersiva de 360º que permite aos profissionais verem como o seu espaço se pode transformar num salão/instituto de beleza moderno, com áreas bem definidas e apelativas, desde a montra ao checkout.
App Style My Hair: Lançada em Portugal em 2016, é parte integrante de um painel táctil que permite visualizar a mudança de visual antes de esta acontecer.
A nova Academia L’Oréal é um projecto pioneiro, mas mantém a sua missão: Educar, Inspirar e Fidelizar os profissionais e a consumidora, através e produtos inovadores e técnicas personalizadas. No entanto, agora também olha para um futuro – que quer que seja cada vez mais presente –, aliando razão e emoção, tecnologia e inspiração.