Objectivo para 2019: Formar

E porque só a educação pode distinguir os melhores, e as ofertas de formação são cada vez mais diversificadas, neste post damos-lhe a conhecer a versão integral dos testemunhos das marcas de beleza profissional que colaboraram na edição nº 76 da revista Tom sobre Tom, no âmbito da importância da formação. Aqui são também reveladas algumas das novidades que vão marcar a oferta formativa em 2019.

 

Wella Master Color 2018 – Porto

Coty Professional | A prática leva à perfeição

O departamento de educação é composto por dezoito colaboradores: quatro educadores, três freelancers e onze top stylists. Em relação aos espaços dedicados à formação, o grupo Coty Professional apresenta dois estúdios, um em Lisboa e outro no Porto, e, de forma a dar apoio a todas as regiões do país, detém parcerias com a Associação Nacional do Corpo e do Cabelo (ANCC) de Leiria e com as escolas ABC. O principal foco da marca é ajudar os profissionais a promover o seu trabalho e negócio através da oferta de formatos práticos. Para 2019 têm, por isso, reservado o projecto Wella Academy, “um programa de vários cursos avançados com as melhores equipas nacionais e internacionais da Wella”, afirma Cristina Diogo, Diretora de Educação Coty Professional.

 

 

InEvent 2018 – Desfile de Manuel Mon e Maria Montes

 

Intercosmo | O e-learning é o futuro

Entre formadores, responsáveis comerciais e departamento de marketing, existem quinze colaboradores directamente envolvidos na área de formação da Intercosmo. De formações iniciais a formações mais criativas e exigentes, as áreas técnica e artística estão inerentes a todos os cursos, mas a área de business merece especial destaque no que respeita à gestão de negócio, à presença online e ao planeamento, dado que “os profissionais enfrentam hoje desafios que vão muito para além da parte técnica do seu ofício”, afirma Severina Gomes, Responsável de Educação da Intercosmo.

Os formatos de destaque serão maioritariamente os workshops, mas a formação personalizada (taylor made), ponto forte da marca, vai continuar a estar presente, bem como a organização anual de um show. Em formato e-learning, disponibilizam ainda vídeos demonstrativos, catálogos digitais e diversos documentos de apoio ao negócio, bem como uma aplicação que ajuda o profissional no seu quotidiano.

 

 

 

LVM | A inovação é o grande desafio

Formado por seis elementos internos e quatro freelancers, o departamento de formação da LVM é constituído por um responsável de educação e dois coordenadores de marcas. O grupo dispõe de dois centros técnicos, um na Maia e outro em Sacavém, mas o grande desafio está agora ligado à necessidade de inovação e à dinâmica na passagem dos conteúdos: “Com o desenvolvimento de canais mais digitais, somos obrigados a desenvolver quase individualmente as capacidades de cada profissional”, afirma Carla Carvalho, responsável de educação da LVM. Assim, 2019 será um momento de viragem dos conteúdos formativos, através de métodos de ensino mais próximos do profissional e totalmente orientados para o seu desenvolvimento, assim como projectos mais artísticos. Actualmente, é dado um maior destaque às áreas técnicas (corte e styling) e artísticas, através do formato workshop e de formações taylor made, perfeitas para colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Toda a oferta formativa de nível básico encontra-se disponível online.

 

 


 

Grupo Revlon| Objectivo: Elevar o profissional

A equipa de educação do Grupo Revlon em Portugal é composta por Brand Education Experts, Cabeleireiros Freelancers e All Star, num total de sete profissionais. Pontualmente, recorre ainda a convidados internacionais da marca. O grupo detém um centro técnico na Avenida da Liberdade, em Lisboa, mas dá suporte a todas as regiões e ilhas no território nacional de forma presencial. A oferta é variada – Look & Learn, Hands on, Product Knowledge, How to get the look, Beauty Trends, etc. -, mas o intuito é lançar um curso de Business & Digital, fundamentado no conceito de Brand Awareness. “O principal objectivo é elevar tecnicamente o serviço do hairstylist para que este ofereça aos seus clientes experiências e serviços exclusivos”, assegura Angela Venegas, Revlon Iberia. A Revlon Professional apoia-se, por isso, numa técnica única criada pela marca, o 360º Method, enquanto a marca American Crew se baseia no Master of Men’s Grooming.

 

 

 

Intercosmos | A personalização dos conteúdos

A educação é um dos pilares da oferta Intercosmos, o principal vetor da sua proposta de valor no que diz respeito ao pós-venda. A equipa de training, composta por três técnicas – Luísa Machado, Margarida Luís e Ana Baguiço, assegura diariamente a implementação das directrizes técnicas das marcas do universo Intercosmos entre as quais se encontram Indola e Biomed. A proposta de educação divide-se em três grandes áreas: one on one, workshops e formações online, sendo que estas últimas ocupam um espaço cada vez mais relevante no mix de oferta de educação, principalmente através da marca Indola. A aposta é no apoio educativo mais personalizado, sendo o in-salon training cada vez mais o enfoque. Em 2019, a oferta de educação irá abranger três pilares fundamentais: técnica (coloração, cuidado e corte), tendência e business. Em complemento a estes formatos, é ainda prestada assistência personalizada todos os dias úteis em horário laboral via telefone ou videochamada.

 

Conheça o caminho para o sucesso na edição 76 da revista Tom sobre Tom e descubra a importância da formação para alcançar a excelência.