Sharing beauty with all: Grupo L’Oréal

Assume a sustentabilidade como fonte de inovação e está a tornar o seu modelo de negócio mais ecológico, responsável e inclusivo ao longo de toda a sua cadeia de valor. É este o compromisso do programa global do grupo L’Oréal, que estabelece objectivos bem claros para ter um impacto positivo no meio ambiente e na sociedade.

Conciliar o crescimento do negócio com a melhoria das condições de vida das comunidades mais desfavorecidas onde atua, ao mesmo tempo que reduz o impacto ambiental das suas operações. É esta a premissa do “Sharing Beauty With All”, o programa de sustentabilidade prosseguido globalmente pelo Grupo L’Oréal e que assume 4 compromissos estratégicos para 2020:

  • INOVAR de modo sustentável. 100% dos produtos apresentarão um impacto ambiental ou social positivo.
  • PRODUZIR de modo sustentável. Reduzir a pegada ambiental em 60%.
  • CONSUMIR de modo sustentável, sensibilizando o consumidor para os impactos ambientais e sociais do seu consumo.
  • PARTILHAR o crescimento, beneficiando colaboradores, fornecedores e as comunidades.

Determinada a consolidar-se como um exemplo para a indústria e para a sociedade, a L’Oréal está a gerir os seus objectivos de sustentabilidade com a mesma ambição com que conduz o seu negócio. Os resultados estão à vista. O Grupo reduziu em 56% as emissões de dióxido de carbono, em 45% a água consumida e em 31% o desperdício, além de ter melhorado o perfil ambiental ou social de 74% dos produtos novos ou renovados. Criar mais de 100 mil postos de trabalho até 2020, no âmbito do seu programa de inclusão social, é outro dos seus compromissos.

As marcas e os produtos da L’Oréal são igualmente testemunhas desta transição, visível na crescente utilização de matérias-primas renováveis e de origem sustentável (mais de 50%), ou na optimização das embalagens, responsáveis pela diminuição de 4.200 toneladas de matérias-primas desde 2008.

Nesta estratégia que posiciona a L’Oréal na liderança de um novo paradigma empresarial, Portugal não é exceção. Numa altura em que 58% dos portugueses revela ter um comportamento sustentável no seu dia-dia, segundo um estudo da empresa no nosso país, a sua conduta responsável é evidente em projectos tão diversos como os programas de responsabilidade social desenvolvidos com mais de 100 mil portugueses, a diminuição da pegada ambiental que resulta da transformação da sua sede num “edifício sustentável”, ou o projeto “Embeleza o teu Futuro”, que potenciou a sustentabilidade financeira de 42 jovens desempregados ou em condição socioeconómica vulnerável.

 

Descubra as novas gamas da L’Oréal:

Botanéa, da L’Oréal: O melhor da natureza e da investigação

Source Essencielle, da L’Oréal: Natural e ecológico