Slash Creative Hair Studio – Da arte ao digital
É um salão? Ou uma galeria de arte? Será um estúdio de fotografia? Slash é um espaço lisboeta pensado para ser inesperado, ‘fora da caixa’. Um salão com um conceito diferenciador que mistura tudo isto. E vai ainda mais além, reunindo os tradicionais serviços de cabeleireiro, menus de penteados e novas tecnologias.
Esta história começa quando Olga Ferreira-Hilário, directora criativa do salão, regressa a Portugal após uma carreira de mais de uma década em Inglaterra. Enquanto estuda o mercado português, percebe que há um nicho à espera de ser preenchido. De imediato, põe mãos à obra e assim nasce o Slash.
“A ideia foi criar um espaço único em Portugal, que oferecesse uma experiência que fosse além dos serviços de cabeleireiro. O Slash é, acima de tudo, um salão. Mas é também um espaço multiusos que proporciona a oportunidade de estar em contacto com realidades novas e viver experiências inesperadas”, conta Ana Ferreira-Hilário, relações públicas e responsável pela comunicação do salão.
Assim, Slash é também um estúdio de fotografia, uma galeria de arte, um espaço onde se realizam workshops.
“Aqui já foram filmados videoclips, já organizámos workshops de tricot e já se fizeram tatuagens. Já aconteceu um pouco de tudo e há sempre coisas novas para descobrir e experimentar”, salienta.
Recentemente também iniciou um projecto de adopção de cães, que faz parte desta diversidade de opções que este salão multifacetado oferece. “Os clientes adoram poder interagir com os animais. É muito terapêutico para todos nós.”
ESPAÇO DE ARTE
Quem entra pela primeira vez no número 87 A da Rua D. Estefânia, em Lisboa, é surpreendido pelo ambiente minimalista, que tem qualquer coisa de tela em branco que aguarda que a arte aconteça. O espaço, onde também predominam o preto e o azul, tem pormenores que não passam despercebidos, como a ilustração da artista urbana Tamara Alves. “A Tamara é uma grande amiga nossa. Por isso pedimos-lhe uma ilustração que transmitisse a ideia de movimento, algo muito presente na configuração do próprio salão”, revela Ana Ferreira-Hilário.
Um pormenor que chama a atenção é o candeeiro repleto de tesouras que decora a sala de espera.
Uma peça criada pela própria Ana Ferreira Hilário, que se inspirou na instalação de uma artista plástica que encheu um tecto de tesouras. “Achámos a ideia muito gira… Mas tesouras no tecto pareceu-nos um conceito um pouco perigoso (risos). Por decidimos adaptar”, recorda.
Também na sala de espera sobressaem os cadeirões angulares, equipados com uma mesa, onde o cliente pode trabalhar com privacidade ou desfrutar de um momento de descontraCção enquanto aguarda, por exemplo, a finalização de uma coloração.
O espaço foi pensado para favorecer a interacção. Por isso os clientes não ficam virados para um espelho na parede. “E também por essa razão as paredes exteriores e interiores das casas de banho são feitas de ardósia, onde os clientes podem deixar as suas mensagens”, refere.
INSPIRAÇÃO DIGITAL
Outra surpresa para quem chega pela primeira vez é o momento em que recebe um tablet.
Enquanto as mãos dos hairstylists trabalham incansavelmente, é possível ler as mais variadas revistas – há publicações nacionais e internacionais à disposição –, responder a emails e até, com um simples toque no aparelho, escolher a música ambiente. Mas e se os vários clientes quiserem ouvir músicas diferentes? “Perguntam-nos sempre isso. Até é possível interromper uma música a meio, mas ninguém faz isso. Basta acrescentar à playlist a música que se quer ouvir em seguida”, explica a relações públicas. No tablet os clientes podem escolher um dos penteados dos menus disponíveis no salão ou pesquisar algumas ideias no Pinterest do Slash. “E também podem tirar uma selfie e publicar no nosso Instagram”, acrescenta Ana Ferreira-Hilário.
SERVIÇOS EXPRESS PARA TODOS OS GOSTOS
Para as clientes que querem o look perfeito para uma reunião ou ocasião especial, mas não querem perder demasiado tempo, o Slash tem duas propostas de menus de penteados de 30 minutos, criados por Olga Ferreira-Hilário. O Slash Menu Blow Dry propõe oito penteados, cada um com o nome de uma cidade, como Lisbon, Los Angeles ou Paris. Já o Menu Urban Warrior tem quatro propostas de tranças com nomes de guerreiras nórdicas. Também é possível adicionar maquilhagem a este serviço – através de marcação prévia –, assegurada pela equipa liderada por Lola Carvalho, a maquilhadora pessoal da artista plástica Joana Vasconcelos.