Software de gestão: uma ferramenta indispensável no salão
Num mercado tão competitivo como aquele em que vivemos, um software de gestão no salão é o auxiliar perfeito para o ajudar a analisar e tomar as decisões certas para o seu negócio.
Um software de gestão representa hoje uma ferramenta de apoio indispensável à tomada de decisão, que lhe vai permitir estar sempre um passo à frente na gestão do seu negócio. Com a sua utilização pode reduzir até 66%* do tempo gasto em processos operacionais, libertando-lhe tempo imprescindível para análise de dados que lhe vão proporcionar uma tomada de decisões estratégicas e assertivas para o sucesso sustentável do seu salão.
Gestão administrativa mais simples e eficaz
Os salões de cabeleireiros e institutos de beleza estão incluídos nos sectores de actividade que permitem deduzir em sede de IRS 15% do IVA das despesas suportadas, pelo que é obrigatório ter no salão um sistema de facturação que cumpra as exigências legais da Autoridade Tributária.
Com um software de gestão, para além de cumprir este requisito legal, tem acesso a um conjunto de dados estatísticos que lhe permitem avaliar a evolução do seu negócio e ajustar a sua estratégia à realidade do seu salão.
Fáceis de usar e com ferramentas que se adaptam às necessidades do profissional e do salão, o software de gestão permite-lhe decidir em que áreas do negócio deve apostar, já que lhe disponibiliza todos os dados mensuráveis referentes às várias áreas de actividade do salão (cabelo estética, manicure/pedicure, etc..), permitindo estabelecer uma relação entre os gastos efectuados e as receitas obtidas. Através da utilização de um software de gestão, terá acesso, por exemplo, a relatórios dos produtos comprados, vendidos e consumidos; informação relativa ao tipo de serviço mais consumido no salão; os dias e horários onde há um com maior fluxo de clientes, informação relativa ao valor facturado e facilita ainda a gestão das comissões de cada funcionário.
Com base nesta informação, é possível formar estatísticas e estabelecer comparações com períodos homólogos e avaliar automaticamente se o seu nível de facturação total/por áreas, aumentou ou diminuiu. Através da análise detalhada dos consumos, consegue desenhar, com maior assertividade, campanhas promocionais de acordo com a realidade do salão – por exemplo, criar packs de serviços, promoções cruzadas de produtos, dias temáticos, happy hours, etc..
Maior foco no cliente: as funcionalidades que são um plus
Conhecer profundamente o perfil do cliente e definir estratégias de marketing orientadas para o consumidor (CRM), são hoje critérios indispensáveis para a uma gestão de sucesso do salão.
Um software de gestão permite-lhe criar numa ficha de cliente informatizada e ter acesso a informações importantes como nome, endereço, meios de contacto e aniversário, bem como o historial dos produtos e serviços consumidos pelo seu cliente.
A recolha e análise destes dados são uma ferramenta poderosa que deve ser aproveitada para desenvolver propostas de valor e acções de fidelização orientadas para as necessidades especificas de cada consumidor.
Com recurso a estes softwares e com base nos dados inseridos na ficha de cliente, pode comunicar, de forma instantânea, com seus clientes através de SMS, Email ou redes sociais, para divulgar novas promoções ou enviar mensagens de aniversário automáticas. No final, pode ainda avaliar os resultados das campanhas de marketing que implementou.
Outra das funcionalidades muito úteis que, por norma, um software de gestão inclui é a agenda electrónica, que lhe permite uma consulta rápida dos tempos de espera e ainda a impressão de guias internas para controlo dos serviços realizados no salão, garantindo uma maior interacção entre as marcações de cada cliente e a facturação.
(*) De acordo com o estudo Advantage Sign Supply apresentado pela NetSuites.