Solange Silva: “Foco-me em mudar a vida das mulheres através da minha arte”

Há 21 anos, mudou-se de Minas Gerais (Brasil) para Portugal, movida pelo sonho de “fazer a diferença” na área da beleza e hoje é conhecida como a “Rainha dos Loiros”. É com o entusiasmo de quem gosta realmente do que faz que Solange Silva nos fala da sua dedicação, da importância da formação para evoluir e da relevância dos canais digitais na divulgação do seu salão e trabalho.

 

O que a levou a escolher a profissão de cabeleireira?

Foi acreditar que um cabelo bonito pode mudar a vida de uma mulher! Sempre quis aumentar a auto-estima das mulheres à minha volta e sempre quis dar poder às mulheres. Acredito que posso contribuir para a elevação dessa auto-estima, através das minhas mãos, da minha arte e do meu profissionalismo. Posso tocar não só no cabelo, mas na alma daqueles que procuram os meus serviços.

 

Que momentos marcantes destaca na sua carreira profissional?

Há tantos… Sou muito emotiva, choro por tudo e por nada (risos). Um dia uma aluna que vivia no Brasil partilhou comigo que estava deprimida, mas que mesmo assim queria vir assistir a uma formação minha. Deixou o Brasil e veio para cá, e no final da formação disse-me: “estou tão forte, pronta para ir tratar o cabelo das minhas clientes, cheia de vontade de recomeçar!”. Isso fez-me muito bem. Como outros testemunhos, que faço questão de ouvir. Uma delas era uma cliente com cancro que quis garantir que o seu cabelo fosse cortado por mim, porque sabia que estaria com uma pessoa que saberia como o fazer e o que dizer naquele momento “com palavras sábias”… Esta partilha tocou-me muito, sem dúvida!

 

Nasceu em Minas Gerais, Brasil. O que a motivou a vir para Portugal?

O que me trouxe para Portugal há 21 anos foi a minha vontade de querer evoluir, “sair do casulo” (risos), crescer, conhecer novos horizontes, novos costumes, e brilhar como pessoa e profissional.

 

Em que país se formou como cabeleireira e quais foram os primeiros passos?

Já tinha algumas bases no Brasil, mas posso dizer que me tornei cabeleireira aqui em Portugal. Tinha uma vida pessoal complicada na altura, vinha de outro país com uma filha de 10 anos, por isso, comecei a trabalhar para outros salões e assim que tive oportunidade comecei a investir em formação.

 

Que papel tem a formação na sua carreira? Como se mantém actualizada?

Penso que é impossível ter um crescimento profissional sem nos actualizarmos. A mudança é uma constante. Desde as tendências a novas técnicas e novas formas de fazer as coisas . Portanto, a formação tem um papel indispensável na minha carreira, estou constantemente a actualizar-me e participo em muitas formações todos os anos. Procurarei sempre inspiração e aprendizagem onde quer que seja, em Portugal ou fora.

 

Essa actualização constante inclui a sua equipa?

Sempre, seja através de mim, quando trago algo novo que aprendi, ou através das nossas marcas parceiras que facultam sempre uma atualização para toda a equipa, para que aprendam novas técnicas e a forma correta de usar os seus produtos.

 

Quem são as suas fontes de inspiração?

Sou sempre inspirada por profissionais que fizeram a diferença no campo da beleza e que estão a criar um legado memorável, como Rafael Bertolucci, Sam Villa, Celso Kamura e Marco Antonio de Biaggi. 

 

A formação tem um papel indispensável na minha carreira, estou constantemente a actualizar-me e participo em muitas formações todos os anos.

 

Que importância atribui a outras áreas como a gestão de redes sociais, gestão de equipas, contabilidade, marketing, etc.?

Na minha opinião, seja qual for o nicho a que escolhemos pertencer, temos de acompanhar a evolução do tempo e do mercado. Estamos numa era muito digital, dominada pela tecnologia, o que para mim é algo muito positivo e de grande importância para o desenvolvimento da minha carreira. Tendo em conta estes aspectos, não há dúvida de que, perante a necessidade de criar uma marca sólida e de referência, estas áreas são extremamente relevantes.

 

Para a Solange, “o cabelo pode mudar a vida de uma mulher.” É aqui que reside a verdadeira “missão” de um cabeleireiro?

Sem dúvida que sim. Foco-me em mudar a vida das mulheres através da minha arte.

 

É reconhecida como a “Rainha dos Loiros”. Como é que nasceu o fascínio pela coloração e este desejo de criar cores de assinatura como a “Loiro Diva”?

Sempre vi o cabelo loiro como um desafio. É uma cor desejada pela maioria das mulheres e criar um belo cabelo loiro, que seja saudável ao mesmo tempo, requer muito estudo e muita prática, para o domínio da técnica. Tudo o que considero difícil fascina-me.

 

Como se chega a este nível? Que técnicas são decisivas e que papel desempenha a formação e, sobretudo, a constante actualização aqui, mais uma vez?

O sucesso nunca vem sem investigação, conhecimento e prática… sem isso não conseguimos atingir o nível que é considerado importante para cada profissão. Por isso, sim, pesquisei muito, informei-me e pratiquei com muitos profissionais para chegar onde cheguei. Espero continuar a crescer cada vez mais.

 

Fale-nos da importância do visagismo e da colometria enquanto competências de um cabeleireiro.

Ambos ajudam o profissional a estudar as características das pessoas para identificar formas de valorizar a sua beleza natural, como o formato do rosto, tom de pele e traços da face que são importantes para conferir um resultado harmonioso.

 

E que critérios definem a escolha da(s) marca(s) com quem trabalha?

Normalmente escolho trabalhar com marcas que acrescentem valor ao meu trabalho e que vão ao encontro das minhas necessidades enquanto profissional. A minha experiência com as marcas do Grupo L’Oréal permite-me juntar o melhor dos dois mundos: a arte feita com amor e a qualidade. Sinto que com Redken, L’Oréal Professionnel e Kérastase tenho uma vasta opção de escolha para me ajudar a entregar à cliente um resultado de excelência.

 

O que sente que mudou na exigência dos seus clientes em relação à qualidade do serviço profissional no salão? E acha que algo mudou também nas marcas profissionais que procuram?

Após a pandemia, sinto que as clientes entram no salão mais exigentes e querem  qualidade aliada a um trabalho actualizado. As marcas que escolhi para trabalhar vêm ao encontro de tudo aquilo em que acredito ser importante para superar todas as expectativas das minhas clientes. Praticidade, qualidade e resultados únicos. 

 

Porque considera importante a relação entre marcas reconhecidas no mercado e profissionais de confiança?

O mercado já não aceita profissionais despreparados. Acredito que a aliança entre  profissionais qualificados e a uma marca como L’Oréal Professionnel, Kérastase e Redken, que investem para terem produtos que dão respostas rápidas a todos os desafios que nós profissionais encontramos todos os dias, e ter marcas que fortalecem e passam confiança para o profissional e para a cliente é muito importante.  Há três  anos  que sinto esta diferença na minha vida. Aliás,  mudou minha vida. “O segredo”: qualificação profissional e trabalhar com marcas que acreditam em si.  

 

Como divulga o seu salão e o seu trabalho?

Através das redes sociais, principalmente no Instagram. Temos também um site bastante completo onde as clientes podem saber com mais pormenor todos serviços que oferecemos nos nossos espaços e ficarem a conhecer também um pouco mais sobre mim.

 

Qual é o papel do canal digital na sua estratégia de comunicação?

Sem dúvida que o canal digital é um dos fatores mais importantes de qualquer negócio, pois projecta-nos para novos clientes, futuros parceiros e dá-nos a conhecer internacionalmente. Acaba por ser um currículo ilustrativo através do qual demonstramos toda a nossa carreira e evolução profissional. É por isso que afirmo que me ajuda muito a expandir a minha arte.

 

Inaugurou recentemente um salão de beleza. Que outras ambições e desafios tem no seu horizonte?

Tenho a ambição de continuar a elevar o meu trabalho a nível internacional e essa ideia por si já acarreta muitos desafios.

 

Perfil: Solange Silva nasceu em Machado (Minas Gerais), no Brasil, e o sonho de fazer a diferença na área da beleza em Portugal trouxe-a para Lisboa em 2001. Passou por algumas das academias internacionais mais conceituadas como Toni & Guy, Vidal Sasson, entre outras e especializou-se em estilismo de cabelos, formadora e educadora na área do Hair Styling, colometria e visagismo. A sua paixão por Loiros Perfeitos inspirou-a a criar a técnica de assinatura Loiro Diva, da qual também dá formação.