Sónia Araújo – Até onde a vitória num concurso nos pode levar?

É já este fim-de-semana (4 a 6 Novembro) a Final Internacional do Wella Trend Vision Award com Susana Correia e Paula Baptista a representarem Portugal, em Barcelona. Um concurso que pode mesmo mudar vidas! Que o diga Sónia Araújo, a grande vencedora nacional na categoria Color Vision que, neste último ano, viu a sua vida mudar radicalmente após a vitória no Wella Trend Vision Award 2015.

 

TVA2015-200712

 

O que a levou a participar no Wella Trend Vision Award? Como se preparou para este concurso?
Participei pelo desafio em si, pela possibilidade de criar, de levar a inspiração ao seu auge. O processo de preparação não foi muito exaustivo porque já tinha definido qual a tendência que queria interpretar. Seguiu-se a escolha da modelo que melhor se enquadrava com a minha visão e todo o processo técnico foi realizado no próprio dia em que fiz a sessão fotográfica para enviar para concurso. Não gosto muito de premeditar quando crio. Deixei fluir a inspiração do momento, aliado ao projecto que já tinha idealizado.

 

Que balanço faz da sua participação?
Claramente positivo! Uma experiência sem igual, na qual aprendi imenso. Foi a realização de um sonho que nunca deixei de acreditar. Inesquecível!

 

Que oportunidades profissionais surgiram a partir daí?
Pouco tempo depois da minha participação no International Trend Vision Award surgiu a oportunidade da minha vida. Se recuasse um ano, pensaria que era quase impossível! Candidatei-me a uma vaga para educador/técnico da Wella Professionals. Fui chamada a prestar provas juntamente com outros profissionais pré-seleccionados e alguns dias depois, recebi uma chamada internacional a dizer que tinha sido eu a escolhida para a função. Fiquei em êxtase! Mudei radicalmente a minha vida profissional em apenas um mês. Deixei o meu salão de cabeleireiro, onde trabalhei nos últimos sete anos, e passei a integrei na equipa de educação da Wella Professionals.

 

De que forma a sua experiência internacional tem sido uma mais-valia no seu papel enquanto formadora?
Este tipo de experiências são altamente enriquecedoras, tanto ao nível pessoal como profissional. Todos os conhecimentos que adquiro transmito-os como formadora. Quanto maior for o conjunto de competências técnicas/profissionais, sociais e pedagógicas maior é a capacidade e qualidade de instrução e partilha.

 

TVA2015-202056

 

Na sua perspectiva, qual a importância de participar em concursos de âmbito internacional?
É fundamental para testar os limites profissionais e pessoais. É uma oportunidade de poder mostrar não só o talento criativo, mas também rigor técnico e levá-lo além-fronteiras. Sentir a adrenalina de representar o nosso país internacionalmente é algo que não se faz todos os dias, é um verdadeiro privilégio!

 

Acompanhe no Facebook da Tom sobre Tom a Final Internacional do Wella Trend Vision Award. Vamos apoiar as hairstylists portuguesas Paula Baptista (Color Vision) e Susana Correia (Creative Vision) nesta fase final.

Boa sorte!