Sónia Barrelas abre salão

A carreira de Sónia Barrelas começou aos 17 anos… e já lá vão 23. Trabalhou em vários salões, nunca parou de evoluir e hoje tem o seu próprio salão. Foi no Barrelas Secrets que entrevistámos Adelaide Nunes, que é cliente e amiga da Sónia, que nos apresentou este espaço.

O branco é a cor predominante num espaço clean, moderno, com o seu quê de sofisticação. Acolhedor e nada pretensioso, aqui cada detalhe foi pensado para o conforto da cliente. “Separei a zona de corte e de pentear da zona onde faço os trabalhos técnicos. O objectivo é resguardar a cliente que está mais exposta quando estou a fazer-lhe uma coloração, por exemplo”, explica Sónia Barrelas enquanto nos vais mostrando o salão. “Tivemos a colaboração de um arquitecto na organização do espaço. Mas sabíamos bem o que queríamos e a decoração foi em grande parte pensada por nós, especialmente pelo meu marido, que é também meu sócio e muito criativo”, acrescenta.

Espaço Sónia Barrelas

O local, em Linda-a-Velha, também não foi escolhido ao acaso. “Trabalhei muitos anos em Algés, por isso tinha muitas clientes desta zona. Clientes que me seguiram quando trabalhei em salões em Almada, Cascais e Lisboa. Foi também como forma de agradecimento por todos os quilómetros que percorreram que decidi ficar por aqui”, conta com um sorriso.

Espaço Sónia Barrelas

Segundo Sónia, não há segredos para este nível de fidelização de clientes. O amor à profissão e a dedicação são meio caminho andado. “Gosto de levar um trabalho do princípio ao fim. E caso não seja possível, asseguro-me de que acompanho o processo e que no final a minha mão vai estar lá”, revela. A outra metade do caminho faz-se com formação contínua, domínio das técnicas e não só. Sónia também foi aprender sobre marketing, gestão de empresas e de equipas para ter uma visão mais global do salão, inclusive na vertente de negócio.

Para além dos serviços de cabeleireiro, também vai oferecer serviços de estética que incluem manicure, pédicure e tratamentos de rosto e corpo. Uma necessidade, sublinha Sónia, pois as clientes cada vez mais procuram salões com uma oferta global.

Espaço Sónia Barrelas

O Barrelas Secrets abriu há cerca de três meses, mas já é um sucesso, tendo conquistado novos clientes, inclusive entre o segmento masculino, já que o salão é misto. As campanhas fixas – entre segunda e quarta-feira – dão uma ajuda. “Como é um salão novo com uma decoração moderna algumas clientes podem pensar que os serviços são muito caros. As campanhas ajudam a desmistificar essa ideia e contribuem para uma primeira aproximação”, explica.

Sónia já tem planos para o futuro do Barrelas Secrets. Mas, por agora, está a viver este sonho concretizado. Nós só podemos desejar-lhe muito sucesso!

As escolhas de Sónia

Sónia Barrelas é muito exigente no que respeita aos produtos que seleciona para o salão.  Falou-nos de algumas das marcas que utiliza e daqueles que considera serem os pontos mais fortes de cada uma.

Kérastase: “Um salão tem que ter Kérastase. É uma marca com posicionamento que traz clientes para o salão.

Redken: “Identifico-me muito com o conceito da marca, gosto de fazer parte da tribo (risos). Trabalho sobretudo com os produtos de styling e alguns de tratamento.”

L’Oréal Professionnel: “Trabalho com esta marca sobretudo ao nível do styling.

Alfaparf Milano: “Utilizo os Pigments, que me foram recomendados pela Adelaide Nunes. Inclusive, uso no cabelo dela para intensificar os tons.”

z.one concept: “Gosto muito da linha No Inhibition, que é fabulosa na reconstrução do fio de cabelo. Utilizo o dispositivo 02 Element para o tratamento do couro cabelo e é fantástico.”

Inoar: “É a marca a que recorro para o serviço de alisamento. Respeita a integridade do cabelo e dá-me sempre garantia de resultados.”

GhD: “Tenho o kit completo das placas. Os diferentes tamanhos permitem-me trabalhar vários estilos, do liso às ondas. Esta versatilidade permite-me dar asas à criatividade.”

Steampod: “Gosto muito porque o vapor da água que está no reservatório ajuda a manter os fios de cabelo hidratados. As clientes estão rendidas, porque o resultado é muito, muito bom.”