Talento a concurso

Numa indústria exigente e em constante mutação ser capaz de inovar, estar a par das tendências e ser exímio nem sempre é fácil e está apenas ao nível dos melhores hairstylists do mundo. Por isso, hoje mais do que nunca, os concursos têm sido valorizados e incentivados pelas marcas do sector, para que, da paixão pela beleza, surja a arte irrepreensível e sem precedentes, num mercado que, mais do que cortes de cabelo e colorações, oferece experiências únicas.

 

Existem hoje diversos concursos que põem à prova o trabalho dos hairstylists e que premeiam, de forma bastante aliciante, o que de melhor se está a fazer no mercado, porque oferecer um serviço de qualidade ao cliente que, cada vez mais, ambiciona a perfeição implica muito talento e engenho. Mas, mais do que isso, implica dedicação, atenção e a necessidade de o profissional de beleza estar muito bem (in)formado.

 

Davines | World Style Contest

 

Win-Win Situation

Estes eventos assumem-me como um  excelente exercício para os hairstylists, já que a troca de experiências, o contacto com experts e a liberdade de criação nas diversas categorias a concurso fomentam a originalidade. O resultado? Trabalhos únicos e inspiradores.

No fundo, o que se pede aos concorrentes é que pensem fora de caixa e que encarnem verdadeiros artistas. Que sejam capazes de aliar as técnicas de corte e de coloração, para um acabamento de génio, com estilo, precisão e elegância. Que sejam capazes de harmonizar todos os elementos do look, para que o resultado seja sublime. Afinal de contas é exatamente aqui que os profissionais podem mostrar o seu valor, divulgando o seu talento, sendo este o principal objectivo da participação nestes eventos de beleza. E os requisitos, esses são a criatividade, a excelência e o know-how.

Para além dos óbvios ganhos que a participação nestes concursos acarreta, no que ao âmbito profissional diz respeito, o hairstylist ainda se habilita a conquistar honras capazes de mudar vidas e a ser reconhecido pelos nomes maiores da indústria. Prémios monetários, publicações em revistas da especialidade, cursos, formações e troféus dão o mote e são, muitas vezes, o incentivo para a inscrição.

Ganhar notoriedade e credibilidade, atualizar os conhecimentos e as técnicas, conhecer produtos de qualidade superior, contactar com convidados internacionais de destaque no panorama, dar o próximo passo, colaborar em briefings artísticos, explorar a indústria da moda e ficar a par das novas tendências é o que se pretende com estes certames. Assim, mesmo quem não vence, também nunca sai a perder, por isso o número de participantes tem vindo a aumentar, o que demonstra a eficácia deste género de eventos de beleza, a que, gradualmente, mais marcas fazem questão de se associar.

 

Revlon Professional | Style Masters

 

Valor Nacional

Como consequência da crescente quantidade de profissionais que querem partilhar  o seu talento, as competições são cada vez mais e com maior dimensão, pelo desafio e escala internacional que envolvem.

O Style Masters Contest por exemplo, é um dos mais importantes certames internacionais de hairstyling, que tem assinatura Revlon Professional e que premeia os profissionais que melhor cumprirem a filosofia do concurso – 1 cut– 3 looks – dentro das várias categorias – Global Style Master Award; Best Stage Performance Award; Young Talent Award. Este ano, o evento contou com a cor como upgrade, originando uma nova categoria – Most Beautiful Color Award.

Este concurso destina-se a hairstylists originais, que utilizem produtos Revlon Professional e que sejam capazes de transportar para a fotografia todo o poder dos visuais. Cada país elege um vencedor que se poderá tornar um finalista internacional e desta forma habilitar-se a conquistar o tão desejado troféu internacional no . Style Masters Show, um dos eventos que mais profissionais congrega.

 

Diogo Mendes  foi o nosso Country Winner 2018, depois de uma sessão fotográfica irreverente, onde demonstrou técnica, versatilidade e inovação, conseguindo sobressair-se perante a restante competição portuguesa.

O Style Masters International Awards 2018, que completou a sua décima edição no passado dia 4 de Junho, na cosmopolita cidade de Barcelona, recebeu mais de 4.000 hairdressers conceituados, oriundos de mais de 60 países, bem como os nove finalistas a concurso, que demonstraram todo o seu know-how em palco.

O prémio mais desejado da edição deste ano, no valor de 10.000€ – Global Winner 2018 – rumou a Espanha, pelas mãos de María Montes Campal.

E porque os homens se preocupam cada vez mais com a sua imagem, também neste evento foi galardoado o melhor Hairstylist for Men, através do American Crew All-Star Challenge, uma competição que tem crescido a olhos vistos e que premeia quem tomar as melhores decisões no que ao corte, penteado, modelo e fotografia diz respeito.

 

Hugo Correia, do espaço H3M, que concorre a esta categoria desde que Portugal entrou na competição, sagrou-se Country Winner 2018, pelo segundo ano consecutivo. O que motiva este profissional a “participar sempre” como nos referiu em entrevista o ano passado, é a vontade de levar a marca “Portugal”  além fronteiras.

Bons exemplos de concursos neste sector não faltam e há também o World Style Contest Davines, uma competição global, onde os hairstylists Davines são chamados a mostrar a sua visão e expressão artística, nas categorias de melhor corte, melhor cor, melhor look geral e prémio social. Na primeira fase do concurso, os participantes enviaram uma fotografia de um visual em que foi avaliado a cor, o corte, o estilo e o look como um todo. Daqui saíram os finalistas que, em Itália, justificaram o seu lugar para uma audiência oriunda de mais de 40 países. A grande final internacional 2017/2018 foi inserida na World Wide Hair Tour 2018 – WWHT 18 – em Parma, num evento histórico para a marca, já que se aproveitou a ocasião para se conhecer a Davines Village, um empreendimento que terá laboratórios de investigação e desenvolvimento, escritórios e áreas dedicadas a formação.  

 

Mas antes da grande final, Portugal recebeu a edição Regional do  World Style Contest Lisboa 2017, para se apurar o grande vencedor a marcar presença no WWHT 18. A concurso estiveram os finalistas de Espanha, França e Portugal, mas quem levou a melhor foi Yohann Peres, que arrecadou o troféu para Portugal.   O seu percurso e experiência em muito contou certamente para esta conquista, mas foi   a aventura de ser desafiado por um Concurso internacional que o levou a participar, como nos refere no testemunho que nos deu.

 

Alfaparf | Next Color Genhairation

 

A cor, pela expressão que tem no mercado da beleza profissional, tem sido um dos  temas para o qual os profissionais têm sido mais  desafiados a mostrar a sua mestria. Prova disso é o Next Color GenHairation promovido pela Alfa Parf Milano que procura novos talentos e um novo hairstylist internacional. Dirigido aos salões com selo “Officina Del Colore”, o Concurso desafia cada participante a explicar em detalhe a combinação de cores e as técnicas utilizadas, sendo que a fórmula utilizada foi  mantida em sigilo durante toda a duração da competição. A revelação  do Grande vencedor foi  feita  no âmbito do show Time After Time que se realizou no passado mês de Maio em Valência. Dos prémios arrecadados pelo Vencedor, destaque para a possibilidade de participar  juntamente com a equipa ALFAPARF MILANO de marketing, no processo de escolha do nome da cor apresentada e que será produzido em regime de exclusividade.

A aproximar-se da final nacional, aconteceu no dia 23 de Setembro, o Wella Professional TrendVision Award 2018. Depois de escolhidas uma das duas categorias – Visão de Coloração ou Visão Criativa – o objectivo é que os concorrentes consigam ser capazes de levar a cabo uma extreme makeover, para alcançarem o tão desejado Troféu Ouro que inclui, entre outros prémios, a possibilidade de representar Portugal no International Trend Vision Award que este ano é em Lisboa, e uma Viagem Formação Wella International, em 2019.        

Já são também conhecidos os cinco finalistas selecionados para subir ao palco da quarta edição do Elgon Inspiring Days 2018, no dia 30 de Setembro, em Milão, onde marcarão presença centenas de cabeleireiros de todo o mundo. Depois do Kit de produtos da marca Elgon oferecido aos 50 finalistas, o passaporte para o evento internacional assume-se como o grande prémio a concurso, só mesmo ao nível dos melhores. O Elgon Days Contest é um concurso que alia a fotografia ao hairstylist. Como? Os apaixonados pela profissão são desafiados a mostrar, numa imagem, toda a paixão pela arte que os caracteriza, suscitando emoções fortes ao júri composto por especialistas do sector.

 

Elgon Days Contest

 

O verdadeiro prémio

Estes concursos mudam vidas e estimulam a ambição de quem não se contenta apenas com a profissão e quer antes uma carreira de sucesso, por isso ninguém sai perdedor destas competições que, mais do que vencedores, pretendem formar pessoas e profissionais talentosos, com coragem de enfrentar uma indústria cada vez mais exigente.

Davines | World Style Contest