Louros Sedutores

Não sabemos se, de facto, “Os Homens Preferem as Louras” como diz o nome do filme, mas de uma coisa temos a certeza: quente ou frio,sun kissed ou platinado, o louro é uma das tendências fortes deste Verão. O desafio? Alcançar o tom perfito e mantê-lo bonito num cabelo saudável. Através de uma combinação de produtos com fórmulas cada vez mais avançadas e domínio da técnica esta é uma missão possível.

São muitas as divas louras que povoam o nosso imaginário. As primeiras, e as mais icónicas, foram estrelas fulgurantes da sétima arte. Belezas imortais como Marilyn Monroe, Brigitte Bardot, Grace Kelly ou Catherine Deneuve. Hoje novas celebridades continuam a fazer-nos suspirar por um certo je ne sais quoi associado ao louro que não sabemos definir, mas que é irresistível: Charlize Theron, Amanda Seyfried, Gwyneth Paltrow, Heidi Klum, Scarlett Johansson… Sem esquecer as portuguesas, como Cristina Ferreira – que recentemente regressou ao louro – Raquel Strada, Sofia Arruda, Diana Chaves ou Clara de Sousa.

Há quem afirme que todas as mulheres deveriam ser louras pelo menos uma vez na vida. Não confirmamos nem desmentimos… Mas uma coisa não podemos negar: o louro nunca deixou de ser tendência… e este Verão regressou em força!

Investimento de confiança

Segundo o estudo “Beleza Profissional” realizado pela Divisão de Produtos Profissionais de L’Oréal Portugal, os serviços de coloração registaram um aumento de 48% em 2009 para 62% em 2016. Boas notícias, já que a coloração é um dos serviços que mais fideliza: quando a cliente se apaixona pelo trabalho do cabeleireiro a quem confiou a cor do seu cabelo dificilmente troca de salão.

Isto é especialmente válido para os louros. Num país de cabelos mediterrânicos – e, logo, de bases escuras – escolher ser loura exige mais do que atitude: exige um investimento de tempo, dinheiro e confiança no profissional que vai realizar o serviço.

Alcançar o louro perfeito é, sem dúvida, um trabalho de mestre, que implica o domínio perfeito de técnicas e produtos específicos. E é vital que a cliente reconheça essa expertise e confie nas suas recomendações sobre a regularidade de visitas ao salão e a necessidade de utilizar produtos apropriados para a manutenção em casa. Porque um louro sem manutenção rapidamente se transforma naquele cabelo manchado e danificado que ninguém deseja – para além de dificultar muito o seu trabalho na próxima visita ao salão.

Felizmente, a cliente está cada vez mais consciente da importância de cuidar bem do seu louro e do seu cabelo em geral. No entanto, é essencial sensibilizá-la para a manutenção em casa através de produtos apropriados. Uma forma eficaz de o fazer é testando no próprio salão, para que ela possa ver e sentir os resultados: brilho, suavidade, vitalidade. Se possível, ofereça uma amostra, que é algo sempre apreciado.

A inovação não pára

Por todas estas razões – personalização do serviço, expertise, manutenção regular, revenda – escolher ser loura exige mais do que atitude: exige um investimento de tempo, dinheiro e confiança no profissional que vai realizar o serviço.

As marcas reconhecem este potencial e estão permanentemente a lançar novos produtos com fórmulas tecnologicamente avançadas, desenvolvendo gamas de coloração e de haircare muitas vezes associadas a novas técnicas e serviços. Oferecem também propostas formativas para que os cabeleireiros dominem todas as ferramentas que disponibilizam.

Mas embora a formação contínua seja fundamental, há também que estar atento às tendências que ganham vida nas passerelles e nos cabelos das celebridades – e que as clientes levam nos seus smartphones para o salão como fontes de inspiração. A união de conhecimento e domínio da técnica vai determinar o sucesso dos seus louros.

O ‘salva-vidas’ dos louros

Uma das inovações dos últimos tempos, e que está a fazer furor, é a tecnologia Plex. É a nova melhor amiga dos serviços técnicos em geral e da coloração/descoloração em particular. Verdadeira ‘salva-vidas’ dos louros, garante a integridade da cor e a saúde do cabelo mesmo quando passa por descolorações intensas. E torna mais alcançável o que antes era muito difícil de atingir na maioria dos cabelos das portuguesas: os louros-tendência muito claros ou o mítico platinado.

7 dicas de [L]OURO

Quando falamos de louros, o que deve ter em mente no momento do diagnóstico? E que técnicas estão a ser utilizadas pelos grandes hairstylists? Deixamos-lhe algumas sugestões para alcançar o louro ideal para cada cliente.

1. ATENDIMENTO PERSONALIZADO

Seja qual for o serviço, é imprescindível descobrir quem é a cliente que entra no seu salão: o que procura, o estado do seu cabelo e o que ele permite fazer. Feito este diagnóstico, o passo seguinte é escolher as técnicas e os produtos ideais e…

2. SENSIBILIDADE E BOM-SENSO

…ainda não. É essencial fazer uma boa gestão entre expectativa e realidade. A sua cliente não tem disponibilidade para ir muitas vezes ao salão e sonha com um louro platinado? Numa situação como esta devem trabalhar em conjunto para encontrarem uma solução que seja viável e deixe a cliente feliz. Por exemplo, mostre-lhe uma celebridade que tem um louro mais escuro que lhe ficaria bem. Também podem fazer uma pesquisa na internet: utilizem o Google ou novas plataformas como o Pinterest.

3. A FÓRMULA DA PERFEIÇÃO

Embora não se aplique apenas aos louros, não poderíamos deixar de falar nas fórmulas desenvolvidas por Wella Professionals para a coloração perfeita, que têm em conta o tom da cor dos olhos, da tez e do cabelo. O estudo divulgado pela marca revela que a introdução de um único elemento de cor frio ou quente no cabelo em contraste com as outras duas características faciais aumenta o grau de percepção de beleza. Assim: quente (cor da tez) + quente (cor dos olhos) + cabelo frio ou frio (cor da tez) + frio (cor dos olhos) + cabelo quente = coloração perfeita.

4. CUIDADO COM O MONOCROMÁTICO

Em alguns casos utilizar um só tom pode deixar o look um pouco pesado. Brincar com os tons através da aplicação de madeixas vai suavizar o resultado final. As babylights são uma boa opção para um aspecto natural.

5. ILUMINAR É O SEGREDO

As madeixas podem ser localizadas de forma a criar pontos de luz que valorizam o rosto. Por exemplo, pode recorrer à técnica hair strobing – que se baseia numa técnica de maquilhagem – para definir os contornos do rosto.

6. BORN THIS WAY!

Uma dica de Romeu Filipe –  hairstylist responsável pelos louros de algumas celebridades brasileiras – é, nas madeixas frontais, aplicar o produto acompanhando o nascimento dos novos fios na região da testa. Recomenda também ter em atenção a forma como a cliente divide o cabelo – se usa risco ao lado ou ao meio – e direccionar as madeixas nesse sentido. O resultado é um efeito ‘naturalmente loura’.

Fonte: “Guia de Coloração 2016” de Cabelos & Cia. revistacabelos.uol.com.br

7. A TÉCNICA DO CARTÃO DE CRÉDITO

Platinum card technique é uma técnica desenvolvida por Paul Mitchell® em que se coloca o cabelo entre pratas dobradas à largura aproximada de um cartão de crédito. Segundo a marca, permite obter louros uniformes e bonitos de uma forma mais rápida.