A tendência natural chegou à indústria da beleza

Há uma onda verde a atravessar diferentes áreas e mercados e veio para ficar. A indústria dos cabelos e beleza está atenta a esta tendência e aposta em novas abordagens e produtos que privilegiam a ligação ao mundo natural.

Sofisticados e cosmopolitas, somos os reis e rainhas da selva urbana. O mundo digital é a nossa segunda casa e o smartphone já é parte de nós (quem já se esqueceu dele em casa sabe do que estamos a falar). Enquanto seres cada vez mais tecnológicos, desfrutamos das mais-valias deste admirável mundo novo.

Contudo, há também uma necessidade de nos desconectarmos… para nos conectarmos a uma outra parte de nós, mais profunda, antiga, diríamos até primitiva.

Não é por acaso que Greenery é a cor Pantone para 2017. A sua frescura – que resulta de uma mistura vibrante de verde musgo e amarelo – remete-nos para esta vontade de nos religarmos à natureza.

A tendência natural está em todo o lado. Na alimentação propõe-nos uma oferta cada vez mais diversificada de alimentos biológicos, muitas vezes aliada a estilos de vida que incluem a prática de desporto ao ar livre.

Entra nas nossas casas (e, porque não, nos nossos salões?), através de decorações que privilegiam materiais naturais, como a acolhedora madeira ou a alegria das plantas e flores. Desafia-nos a novas aventuras ou a momentos de introspecção e relaxamento graças uma oferta turística cada vez mais voltada para o contacto com a natureza. Os exemplos da presença da tendência natural são diversos, falando-nos de algo que vibra dentro de nós, de um regresso às origens que não pressupõe um conflito com o mundo tecnológico. Pelo contrário, tecnologia e natureza coexistem, cabendo-nos a nós saber aproveitar o melhor dos dois mundos.

É uma tendência viva, genuína, entusiasmante e, como tal, o universo da beleza e dos cabelos – para o qual ela não é uma completa novidade – não poderia ficar de fora.

 

© Instagram: @davinesmyofficial

 

MAS HÁ MERCADO PARA ESTA TENDÊNCIA?

Sim. E é muito importante que os cabeleireiros e profissionais de beleza se deixem levar por esta greenie wave, como lhe chamou Wella Professionals, e ficarem muito atentos às oportunidades que ela traz. Segundo um estudo apresentado pela marca, é muito provável que os consumidores privilegiem os produtos naturais, desde que essa escolha não comprometa os resultados finais. Aliás, a maioria afirma estar disposta a pagar mais por um produto green.

Atenta a esta tendência, também a L’Oréal Portugal apresentou o estudo “A relação dos portugueses com a naturalidade”, que auscultou 600 mulheres sobre naturalidade e 800 portugueses sobre sustentabilidade. Uma das conclusões é que há, de facto, uma valorização da cosmética natural por parte do consumidor.

 

OS NÚMEROS FALAM POR SI

A indústria natural está a crescer…

  • +21,6% – crescimento da indústria natural vs o ano passado
  • +26% – crescimento do segmento natural vs o ano passado
  • 88% dos greenies estão dispostos a pagar mais por produtos naturais

Fonte: Wella Professionals

 

… o que cria novas oportunidades para a indústria da beleza!

  • 7 em cada 10 clientes estariam dispostos a usar um produto ‘verde’
  • + 90% dos clientes estariam dispostos a pagar mais por um produto ‘verde’

Fonte: Wella Professionals

  • 15% dos inquiridos assume comprar frequentemente produtos de cosmética natural
  • 44,3% dos inquiridos gostaria de o fazer de forma mais frequente

Fonte: “A relação dos portugueses com a naturalidade” de L’Oréal Portugal

 

AS PROPOSTAS DAS MARCAS

Entre novidades e produtos já com provas dadas no mercado, as marcas de cabelos e cosmética apostam em gamas que aliam a alta performance a fórmulas com ingredientes com origem predominantemente natural. Conheça algumas propostas naturais aqui.

Precious Nature, de Alfaparf Milano