A tendência natural chegou à indústria da beleza
Há uma onda verde a atravessar diferentes áreas e mercados e veio para ficar. A indústria dos cabelos e beleza está atenta a esta tendência e aposta em novas abordagens e produtos que privilegiam a ligação ao mundo natural.
Sofisticados e cosmopolitas, somos os reis e rainhas da selva urbana. O mundo digital é a nossa segunda casa e o smartphone já é parte de nós (quem já se esqueceu dele em casa sabe do que estamos a falar). Enquanto seres cada vez mais tecnológicos, desfrutamos das mais-valias deste admirável mundo novo.
Contudo, há também uma necessidade de nos desconectarmos… para nos conectarmos a uma outra parte de nós, mais profunda, antiga, diríamos até primitiva.
Não é por acaso que Greenery é a cor Pantone para 2017. A sua frescura – que resulta de uma mistura vibrante de verde musgo e amarelo – remete-nos para esta vontade de nos religarmos à natureza.
A tendência natural está em todo o lado. Na alimentação propõe-nos uma oferta cada vez mais diversificada de alimentos biológicos, muitas vezes aliada a estilos de vida que incluem a prática de desporto ao ar livre.
Entra nas nossas casas (e, porque não, nos nossos salões?), através de decorações que privilegiam materiais naturais, como a acolhedora madeira ou a alegria das plantas e flores. Desafia-nos a novas aventuras ou a momentos de introspecção e relaxamento graças uma oferta turística cada vez mais voltada para o contacto com a natureza. Os exemplos da presença da tendência natural são diversos, falando-nos de algo que vibra dentro de nós, de um regresso às origens que não pressupõe um conflito com o mundo tecnológico. Pelo contrário, tecnologia e natureza coexistem, cabendo-nos a nós saber aproveitar o melhor dos dois mundos.
É uma tendência viva, genuína, entusiasmante e, como tal, o universo da beleza e dos cabelos – para o qual ela não é uma completa novidade – não poderia ficar de fora.
MAS HÁ MERCADO PARA ESTA TENDÊNCIA?
Sim. E é muito importante que os cabeleireiros e profissionais de beleza se deixem levar por esta greenie wave, como lhe chamou Wella Professionals, e ficarem muito atentos às oportunidades que ela traz. Segundo um estudo apresentado pela marca, é muito provável que os consumidores privilegiem os produtos naturais, desde que essa escolha não comprometa os resultados finais. Aliás, a maioria afirma estar disposta a pagar mais por um produto green.
Atenta a esta tendência, também a L’Oréal Portugal apresentou o estudo “A relação dos portugueses com a naturalidade”, que auscultou 600 mulheres sobre naturalidade e 800 portugueses sobre sustentabilidade. Uma das conclusões é que há, de facto, uma valorização da cosmética natural por parte do consumidor.
OS NÚMEROS FALAM POR SI
A indústria natural está a crescer…
- +21,6% – crescimento da indústria natural vs o ano passado
- +26% – crescimento do segmento natural vs o ano passado
- 88% dos greenies estão dispostos a pagar mais por produtos naturais
Fonte: Wella Professionals
… o que cria novas oportunidades para a indústria da beleza!
- 7 em cada 10 clientes estariam dispostos a usar um produto ‘verde’
- + 90% dos clientes estariam dispostos a pagar mais por um produto ‘verde’
Fonte: Wella Professionals
- 15% dos inquiridos assume comprar frequentemente produtos de cosmética natural
- 44,3% dos inquiridos gostaria de o fazer de forma mais frequente
Fonte: “A relação dos portugueses com a naturalidade” de L’Oréal Portugal
AS PROPOSTAS DAS MARCAS
Entre novidades e produtos já com provas dadas no mercado, as marcas de cabelos e cosmética apostam em gamas que aliam a alta performance a fórmulas com ingredientes com origem predominantemente natural. Conheça algumas propostas naturais aqui.