Vem aí o Style Masters Show: Miquel García Cotado conta-nos tudo
Nos dias 3 e 4 de junho, os olhos vão estar postos em Barcelona, a cidade que acolhe o Style Masters Show, o tão esperado concurso que celebra o talento dos cabeleireiros de todo o mundo. A poucos dias de mais uma edição, Miquel García Cotado, Revlon Global Creative & Artistic Director, levanta a ponta do véu sobre este #ALIFECHANGINGEVENT.
O que é que um evento como o Style Masters Show representa na estratégia da Revlon Professional?
Um espaço para celebrar o nosso compromisso com a profissão e um lugar para premiar o talento dos nossos clientes no mundo profissional dos cabelos.
Como é o processo de preparação de um evento desta dimensão?
A preparação de um evento como o Style Masters Show não pode ser medida em tempo. O evento é pensado e preparado durante todo o ano e, inclusivamente, podemos trabalhar com ideias que já se tinha em mente há 2 anos. A nível interno, a equipa é constituída por 3 pessoas, mas quando começamos a produção, o número sobe para mais de 100 uma vez que existem diferentes papéis, desde a organização logística, gestão de negócios à direção criativa / artística.
Como é feita a seleção do país que acolhe o evento?
É cada vez mais difícil porque não há muitas cidades que atendam aos requisitos pretendidos. É necessário que o país disponha, por exemplo, de locais com dimensões suficientes para um evento da natureza de Style Masters; boas ligações aéreas com todo o mundo; capacidade hoteleira de 4 e 5 * adequada e ainda é tido em conta o interesse cultural da cidade escolhida. Além disso, embora em menor escala, capacidade logística de produção da cidade escolhida também é considerada.
Que novidades traz a edição 2018? Sabemos que há um novo prémio: “The Most Beautiful Color Award”…
A edição de 2018 vai ser uma encenação tecnológica nunca antes vista no setor ou em qualquer lugar do mundo nessa escala. Somos uma marca eminentemente de coloração, está no nosso ADN desde a fundação da empresa e em todas as Divisões e canais em que atuamos. Estamos muito felizes em ter aberto a categoria “The Most Beautiful Color Award” e, assim, aproveitar a criatividade dos participantes também nessa área.
O que é que os cabeleireiros podem esperar desta edição do Style Masters Show?
Paixão, criatividade, efeitos nunca antes vistos e uma mensagem de compromisso com o cabeleireiro. Vai ser o melhor evento do mundo para profissionais de cabeleireiro.
O Style Masters Show 2018 vai ser uma encenação tecnológica nunca antes vista no setor.
O concurso American Crew All-Star Challenge, dedicado ao segmento masculino, também tem a sua final neste mesmo evento. Que dimensão tem atingido o concurso com o crescimento do mercado masculino?
É muito bom que a marca American Crew, líder no segmento masculino, também abrigue neste mesmo evento a final do seu concurso que é, claramente o mais prestigiado do mundo no sector.
Quais as potencialidades que estão associadas ao mercado masculino, quer em termos de negócio, quer em termos profissionais?
É, sem dúvida, uma nova oportunidade de negócio. O segmento masculino representa 30% da faturação mundial e continua a crescer… esse valor resume tudo!
Que balanço faz dos trabalhos finalistas desta edição?
Acho que os participantes se adaptaram rapidamente ao mundo da coloração, o que é uma ótima notícia e mostra o excelente nível artístico de que goza esta profissão.
Os 9 finalistas internacionais do Style Masters Awards 2018
Qual a importância de participar em eventos como o Style Masters Show e o All Star Challenge? Que oportunidades poderão surgir a partir daqui?
É um evento que pode mudar a vida de qualquer profissional. Traz reconhecimento por parte de outros profissionais do setor, além de incluir um prémio com um valor financeiro considerável. Mas acho que o mais importante é a difusão global que advém desta vitória. Qualquer profissional pode repensar o seu futuro graças às oportunidades que o concurso abre.
Que conselhos gostaria de dar a profissionais que estão a pensar concorrer numa próxima edição?
- Trabalhar um bom conceito de coleção previamente: criar um moodboard com todas as ideias e trabalhar harmonizando as diferentes partes.
- Escolher um modelo profissional: uma cara bonita não é suficiente!
- Escolher um fotógrafo que saiba iluminar porque na fotografia a luz é tudo.
Miquel García Cotado – One Man Show
Artista multidisciplinar, Miquel García Cotado tem vasta experiência como maquilhador, cabeleireiro, estilista e fotógrafo, tendo trabalhado com grandes marcas internacionais e em grandes eventos do mundo da moda. É, desde há 10 anos, Creative Director do departamento de Art & Education da Revlon. É ele o homem que está por detrás da imagem corporativa da marca, coleções, feiras e eventos de imagem, sendo também responsável pelos programas de formação e educação profissional da Revlon em todo o mundo.