“We Care for More Than Hair” – o Compromisso de L’Oréal DPP com a Inovação e o futuro da beleza
A Divisão de Produtos Profissionais de L’Oréal Divisão de Produtos Profissionais reafirmou o seu compromisso com o futuro da beleza e do planeta no recente Press Day, durante o qual partilhou as conquistas que marcaram o ano e apresentou a sua visão estratégica e as novidades que o mercado pode esperar para 2025. Sob o lema “We Care for More Than Hair”, o evento destacou o papel da sustentabilidade e inovação tecnológica na construção de um setor de beleza mais sustentável e digitalizado.
Um encontro que contou com intervenções de Gonçalo Nascimento (General Manager da Divisão DPP L’Oréal), André Calado (Marketing Activation Manager), Joana Simões (Pr Advocacy & Comunity Manager Kérastase e Shu Uemura), Joana Oliveira (Pr Advocacy & Comunity Manager Redken e L’Oréal Professionnel) e Cidália Ferreira (Responsável de Educação Kérastase e Shu Uemura)
“Beleza Que Faz Avançar o Mundo”
Foi com esta mensagem que Gonçalo Nascimento abriu o evento tendo destacado a missão da Divisão de Produtos Profissionais de L’Oréal de capacitar os salões como agentes de mudança:
Sustentabilidade: Cuidar do Planeta também começa no Salão
Fazer dos salões e dos profissionais agentes de mudança foi o propósito que esteve na origem do lançamento do programa Hairstylists for the Future em 2023 e que já impactou mais de 12.000 salões em 31 países, no âmbito de 3 grandes eixos de atuação:
- Poupança de Água: A tecnologia L’Oréal Water Saver permitiu poupar 25 milhões de litros de água em salões portugueses entre janeiro de 2023 e novembro de 2024, o equivalente a 9 piscinas olímpicas.
- Reciclagem de Cabelo: Parcerias com start-ups como a Clic Recycle evitaram 5625 kg de emissões de CO₂, ao recolher e transformar 1250 kg de cabelo em Portugal e Espanha, contribuindo para a limpeza de águas de rios e oceanos e regeneração agrícola.
- Energia Renovável: Graças à colaboração com a portuguesa Goldenergy, mais de 300 salões em Portugal utilizam energia proveniente de fontes 100% renováveis, reduzindo ainda mais o impacto ambiental.
As embalagens no formato refill são também uma aposta tanto de LOréal Professionnel como Kérastase que permite reduzir a utilização de plástico e promover hábitos de consumo mais sustentáveis.
Tecnologia e Beleza: os novos aliados
A digitalização e a inovação tecnológica dominaram o discurso, com destaque para duas ferramentas que estão a dar que falar:
- K-Scan de Kérastase: Uma solução de diagnóstico capilar que utiliza inteligência artificial (IA) para oferecer análises detalhadas e recomendações personalizadas, melhorando a experiência do cliente nos salões.
- AirLight Pro de L’Oréal Professionnel: com lançamento previsto para janeiro de 2025, trata-se de um secador inovador, desenvolvido em parceria com a startup Zuvi, que utiliza tecnologia infravermelha para reduzir o consumo de energia em 14%, preservando a saúde do cabelo.
O cuidado do cabelo impulsionado pelas marcas
De acordo com dados disponíveis em Portugal, há um interesse crescente dos consumidores na categoria de haircare que na perspectiva da Divisão DPP da L’Oréal há aqui uma oportunidade clara para ativação e incrementação de serviços nos salões, tendo aqui as marcas Kérastase,shu uemrura Redken e L’Oréal Professionnel um papel determinante pela capacidade de resposta personalizada às necessidades específicas dos diferentes tipos de cabelos.
Neste evento foi feita uma retrospectiva do ano que termina, e apresentadas algumas das novidades mais relevantes que se esperam para 2025:
- Kérastase: Joana Simões destacou a reformulação da linha Genesis, dirigida para a prevenção da queda capilar, e da gama Première, que reforça a aposta na reparação. Para 2025, a marca celebrará 60 anos, o que gerou uma enorme expectativa pelos projetos e iniciativas que se esperam para assinalar uma data tão marcante numa marca profissional que claramente se tornou uma brand love para as consumidoras portuguesas.
- Redken: A linha Acid Color, que promete inovação em coloração capilar, estará no centro das atenções em 2025, com um portefólio orientado para resultados de alto desempenho e cuidados personalizados.
- L’Oréal Professionnel: o secador AirLight Pro será certamente a estrela da marca no próximo ano mas foi também deixado a promessa de uma novidade em cuidado com a aposta na Vitamino Color Spectrum.
Geração X e Geração Z: opostos que “atraem”
O que têm estas 2 gerações em comum? À sua maneira, ambas representam oportunidades de negócio para o salão.
No caso da geração z, representam os serviços tendência , que segundo André Calado, são uma oportunidade única de transformação para o sector. A importância de embaixadoras globais como a cantora Sabrina Carpenter (actualmente embaixadora Redken para a gama de coloração SHADES EQ) e a actriz Sydney Sweeney (embaixadora global Kérastase) reforça a ligação com estes públicos e gerações mais novas , através de campanhas alinhadas com valores de sustentabilidade, inovação e muito trendy.
Na geração X , há um dado muito interessante que revela que 47% das mulheres que deixam de fazer coloração têm mais de 55 anos. Para as mulheres que desejam assumir a beleza natural do cabelo grisalho L’Oréal Professionnel dispõe de uma gama completa desde cor a cuidado, pensada exclusivamente para estes cabelos “prata”. Mas uma vez mais aqui será fundamental recorrer a um profissional para um diagnóstico correto e a personalização do serviço á medida” dos desejos e necessidades desta geração exigente.