Entrevista a Pauline Jannière, formadora internacional Phytomer
No âmbito da formação que realizou em Portugal a convite da Visage para celebrar os 50 anos da Phytomer, a Tom sobre Tom conversou com Pauline Jannière sobre o percurso da marca e a sua visão para o futuro e para a digitalização do setor.
O que faz da Phytomer uma marca diferenciadora?
Phytomer é diferente porque “transforma” o mar em produtos de cuidados para a pele. E o que fizemos há 50 anos atrás foi trazer o mar para a cidade, oferecendo os benefícios do mar a todos, independentemente do seu estilo de vida. Hoje, continuamos no mesmo local onde nascemos, em Saint-Malo, na Bretanha, a nossa terra natal. Dispomos de um centro de inovação e produção que está na vanguarda dos cosméticos naturais e que nos permite desde o cultivo de algas marinhas e plantas à beira-mar, desenvolver pesquisa nas áreas da biotecnologia marinha e da biologia da pele, até ao fabrico dos produtos.
O que mais contribuiu para o sucesso da marca neste percurso de 50 anos?
Sem dúvida, o facto de se tratar de uma marca profissional que se dirige exclusivamente a Institutos de Beleza e Spas. A Phytomer define-se pela paixão única pelo mar, pela abordagem pioneira de um tratamento holístico da pele que envolve corpo e mente, e pelos produtos de alta performance. Tudo isto permitiu à Phytomer estar hoje em 80 países, e em 10 mil spas e salões de beleza.
E que papel representa a pesquisa e a inovação na história da marca?
Dispomos dos laboratórios mais inovadores do mundo em skincare. É por isso que podemos entregar produtos com inovação, com novos ingredientes ativos, oferecendo o maior desempenho à pele.
Qual é a importância das profissionais de estética na filosofia da marca?
Na Phytomer, pretendemos criar tratamentos excecionais baseados no método manual único, que só o conhecimento e especialização dos profissionais pode garantir porque acreditamos que nada substitui a experiência, precisão e suavidade das mãos das esteticistas e terapeutas.
Quais considera serem os principais desafios para o futuro?
Mantermo-nos na vanguarda, continuar a inovar, mas com uma abordagem eco-friendly. Para o futuro, desejamos ser uma marca ecológica, sustentável e transparente para entregar uma beleza natural, autêntica e vibrante.
E a transformação digital? Como é que uma marca como a Phytomer se pode tornar mais digital?
É uma boa questão. Nós inovámos com a criação de uma loja virtual. Desenvolvemos um site muito específico onde o cliente escolhe um produto ou um spa no qual quer desfrutar das experiências que o universo Phytomer pode proporcionar. O site é um ótimo angariador de clientes porque permite uma dar a conhecer os spas e salões de beleza, assim como todos os nossos profissionais.
Pela experiência que viveu estes dias em Portugal durante as Formações, que mensagem gostaria de transmitir às profissionais portugueses?
Mantenham viva a paixão pelo que fazem e entreguem o vosso melhor. Porque quando gostamos do que fazemos, o cliente também o sente e entrega-se, e os resultados aparecem.