Miho Kawajiri: “Tenho novas ideias a toda a hora”

Mei, a nail artist japonesa que assina a nova Colecção Primavera-Verão 2019 da OPI – Tokyo, visitou Lisboa para a final do International TrendVision Award, da Wella. A Tom sobre Tom foi conhecer a sua história e saber como conquistou mais de 130 mil seguidores na sua conta de Instagram @nailsbymei.

 

Nasceu em Tokyo mas é em Nova Iorque que atinge o estrelato. Como surgiu esta oportunidade?

Já trabalhava como nail artist há quase quinze anos em Tokyo e quando visitei Nova Iorque disseram-me: “Uau, onde fez as suas unhas?”. Apesar de eu não saber falar inglês, decidi mudar-me em 2012. Como já tinha um extenso portfólio, um espaço de nail art apostou em mim. Há cerca de três anos, tornei-me freelancer e muitas pessoas viram o meu trabalho através do Instagram. Desde então, o meu negócio não parou de crescer!

 

O Instagram é, então, a sua principal ferramenta de trabalho?

Sim, publico a manicura que faço aos meus clientes no Instagram e recebo mensagens de pessoas de todos os cantos do mundo: “Vou a Nova Iorque, podia fazer as minhas unhas?”, o que me deixa muito feliz.

 

Onde encontra inspiração para as suas criações?

Em tudo. Estou sempre a viajar. Inspiro-me nos edifícios que vejo, nas pessoas e nas várias culturas que conheço, mas também em vários filmes e cartoons. Tenho novas ideias a toda a hora.

 

O mundo da moda é também uma inspiração?

Definitivamente, a moda e a arte são uma grande inspiração para mim, principalmente a moda vintage e as roupas de designer. Combino as roupas que uso com a minha manicura diariamente, e, nos editoriais de moda onde participo, existe uma coordenação constante entre moda, cabelo e unhas.

 

E na cidade de Lisboa, o que já a inspirou?

Portugal é um país muito bonito. Os edifícios têm combinações de cor muito diferentes e apelativas. Os azulejos, com cores como o azul, branco, rosa, amarelo e verde, são também muito inspiradores. Reparo em todos os detalhes e já tenho imensas ideias.

 

Esteve recentemente em Barcelona, onde a nail art não é tão popular como em Nova Iorque ou no Japão. Quais as suas propostas para este país?

Adoro Espanha. Fui a Barcelona abrir uma pop-up shop na Soho House e apercebi-me que toda a gente adora arte. Criei designs inspirados em Picasso, Dali e Gaudí que foram um grande sucesso.

 

Na Coleção Tokyo que desenhou para a OPI para a Primavera-Verão 2019 faz um regresso ao seu país de origem. O que nos pode adiantar sobre esta colecção?

Inspirei-me nos cartoons, arquitetura e moda japonesa, o match perfeito para esta colecção luminosa e com inúmeras cores contrastantes que permite criar designs muito dinâmicos.

 

Com que frequência muda a sua manicura?

Tenho a mesma manicura no máximo durante duas semanas. Aborreço-me muito facilmente, por isso é que não tenho nenhuma tatuagem. A nail art tem essa vantagem, posso mudar constantemente.

 

Qual foi o pedido mais excêntrico que já recebeu?

“Vou casar. Pode desenhar o rosto do meu noivo?” Foi muito engraçado e desafiante. Tive que fazer um ótimo trabalho para agradar ao futuro marido da minha cliente.

 

Veja alguns dos designs criativos de unhas no perfil de Instagram @nailsbymei.