#BelezaDigital

Hoje é assumido que o digital é o principal motor de pesquisa dos vários espaços de beleza, o cartão de visita de qualquer negócio. As redes sociais tornam-se uma ferramenta fundamental na definição de uma estratégia de marketing pelo potencial que representam na conquista de novos clientes.

Num mundo global onde a oferta é cada vez maior e mais diversificada, a presença no digital é essencial e imperativa em qualquer negócio. Numa área muito influenciada pela moda e regida pelas últimas tendências, esta plataforma multifacetada constitui uma mais valia para os profissionais do setor de beleza profissional.

De catálogos digitais a aplicações, as marcas disponibilizam online inúmeros conteúdos de apoio ao profissional. As redes sociais desempenham um papel vital enquanto meio de comunicação extremamente eficaz, revolucionando a forma como se dirigem e contactam com os seus consumidores.

 

Aposte no online para prosperar offline

A presença do profissional de beleza no digital passou de excepção a regra, facto que se deve à elevada competitividade do mercado. A relevância online afirma-se, deste modo, determinante para a relevância offline, no salão. Na hora da escolha, é o que importa. E, nos dias que correm, se a sua marca, o seu espaço e os seus serviços não estão disponíveis no digital, é como se não existissem. Nós damos-lhe uma ajuda! Já espreitou o nosso diretório?

O consumidor de hoje vive online e as redes sociais apresentam-se como uma ótima ferramenta de criação de valor, pois permitem uma partilha diária que a aproxima dos profissionais e dos espaços em que trabalham. Desta forma, a forte presença online, permite não só a divulgação dos trabalhos do profissional como a possibilidade de recrutar novos clientes que se identificam com os trabalhos publicados.

 

 

No livro “El peluquero del futuro” de Rossano Ferreti, hairstylist e embaixador Wella, publicado no ano de 1994, a viagem do cliente começa no atendimento, normalmente realizado através do telefone quando a visita era agendada no espaço de beleza. Hoje em dia, a viagem inicia-se na plataforma de pesquisa Google. Logo, as suas redes sociais ou website necessitam de representar quem é enquanto profissional e quais os serviços que oferece. No fundo, “você escolhe o seu tipo de cliente”, afirma Rossano.

Nesta “revolução” digital em que vivemos, os profissionais de beleza sentem, por isso, necessidade de adquirir cada vez mais técnicas comerciais e ferramentas digitais para promoverem o seu negócio.

 

 

 

O novo perfil de consumo 4.0

Mais conhecedor e exigente que nunca, o consumidor 4.0 apresenta um poder imenso no mundo digital, podendo dinamizar o seu espaço ou destruí-lo através de um simples comentário ou review negativa. É, assim, necessária uma adaptação a esta realidade para que possa ir de encontro aos seus desejos e exigências.

A oferta de formações focadas no digital é cada vez maior, tal como a importância que os profissionais dão a este tipo de aprendizagem adaptada aos tempos modernos. As perguntas constantes e a tentativa de captar toda a informação (normalmente através do telemóvel) são exemplos da sua dedicação e participação ativa.

Utilizado pelas marcas enquanto ferramenta de apoio nas áreas comercial, marketing e educação, o digital permite “ajudar os profissionais a promoverem o seu trabalho e o seu negócio”, afirma Cristina Diogo, Diretora de Educação do Grupo Coty, sendo, por isso, criadas inúmeras propostas para o auxiliar no seu quotidiano.

 

 

Sempre que surge um novo produto, linha ou gama, a novidade chega, em primeira mão, ao digital sob a forma de uma hashtag. O símbolo # ao qual se segue o nome ou slogan que representa o produto ou marca, consegue atingir um enorme alcance, criando uma maior proximidade do profissional à marca, bem como uma fácil actualização em relação às mais recentes inovações do mercado. #simplysmarter (Indola), #askforwella (Wella) e #coloristheanswer (OPI) são exemplos de algumas das hashtags promovidas. Já se cruzou com alguma delas?

As experiências virtuais surgem sob a forma de aplicações com o objetivo de auxiliar na melhoria da experiência do cliente. L’Oréal Professionnel, Redken e Schwarzkopf Professional disponibilizam aplicações gratuitas que permitem não só uma fácil personalização de acordo com os traços físicos do cliente, como ainda informações técnicas de forma a que o profissional execute o melhor serviço utilizando os seus produtos.

 

 

 

 

O poder dos influencers

Em parceria com a OXY Academy, a L’Oréal Professionnel desenvolveu o projeto Academia de Influenciadores, provando, assim, a importância da educação e do upskill digital de colaboradores e clientes – de workshops de escrita para blogues a fotografia com telemóvel -, bem como a relevância de influencers na comunicação com o consumidor final.

A nail artist Miho Kawijiri e o hairstylist Romeu Felipe são influencers de destaque no setor da beleza. Ambos iniciaram a carreira na sua área de residência, e, através da aposta na rede social Instagram, tornaram-se autênticos sucessos online. Hoje em dia, têm milhares de seguidores e realizam autênticas voltas ao mundo para dar a conhecer as suas novas técnicas e, no caso de Romeu, para realizar formações que atingem a lotação máxima.

 

 

E você? Do que está à espera para brilhar no mundo digital? A decisão está nas suas mãos!